Siga-nos nas redes

País

Receitas de medicamentos para doentes crónicos passam a ser renovadas automaticamente

Publicado

em

O Ministro da Saúde anunciou que, em 2023, as farmácias poderão distribuir medicamentos prescritos nos hospitais para o tratamento de algumas doenças e renovar automaticamente os medicamentos para doentes crónicos prescritos pelo Serviço Nacional de Saúde.

O ministro falou destas duas medidas incluídas na proposta do Orçamento de Estado para 2023 (OE2023) na conferência anual da Plataforma Saúde em Diálogo, com o tema Saúde: Novos Caminhos, um Propósito Comum”.

De acordo com a proposta de orçamento, aprovada em geral no Parlamento, o Governo promoverá “a implementação de sistemas de acesso de proximidade, em farmácias-oficina, aos medicamentos prescritos nos hospitais para o tratamento das patologias a seleccionar”.

Manuel Pizarro observou que 150.000 pessoas têm de viajar “mês após mês” para o hospital, algumas tendo de percorrer centenas de quilómetros, para “apenas recolher a última receita do seu médico” para terem medicamentos essenciais.

“Penso que somos capazes de fazer melhor do que isto, de simplificar isto, sem qualquer risco de reduzir a qualidade e controlo da prescrição” e com “maior comodidade” para as pessoas, utilizando recursos já existentes na comunidade, que têm “profissionais muito qualificados”.

Outra medida incluída no OE2023 é o desenvolvimento de “um mecanismo de renovação automática da prescrição para doentes crónicos, numa interacção SNS/oficina de farmácias”.

Segundo o funcionário, esta medida terá um “enorme impacto na vida de centenas de milhares de pessoas com doenças crónicas”, que muitas vezes têm de sobrecarregar os serviços de saúde locais e profissionais apenas para renovar medicamentos para doenças crónicas.

Mas, observou, esta medida deve ser analisada “com grande cuidado do ponto de vista técnico”, com médicos, farmacêuticos, enfermeiros, “porque um medicamento para uma doença crónica pode não ser uma receita crónica”.

Questionado à margem da conferência sobre a falta de alguns medicamentos, Manuel Pizarro esclareceu que “a esmagadora maioria dos medicamentos não tem quaisquer problemas de abastecimento”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 48 minutos

Distrital do PSD anuncia Mário Passos como candidato à Câmara de Famalicão

A Comissão Política Distrital de Braga do PSD anunciou, este sábado à noite, em nota publicada na sua página de...

Famalicãohá 1 hora

Famalicão: escola de Pedome selecionada para prémio escolar europeu de sustentabilidade

A Escola Básica (EB) Terras do Ave, em Pedome, Famalicão  foi selecionada para participar no “European Sustainable Schools Awards Summit”,...

Mundohá 3 horas

Apesar do estado de saúde crítico, Papa Francisco confiante na sua hospitalização e tratamento

O Papa Francisco, hospitalizado com pneumonia e cujo estado de saúde continua crítico, garantiu este domingo que continua confiante na...

Famalicãohá 6 horas

Famalicão: Museu de Arte Sacra inaugura exposição com imagens de Maria

“Maria, Peregrina da Esperança” é o título da nova exposição do Museu de Arte Sacra da Capela da Lapa, em...

Famalicãohá 7 horas

Famalicão: Associação de Pais de Outiz e Cavalões promove feirinha de doces

A Associação de Pais de Outiz e Cavalões vai promover uma feirinha de doces no  próximo dia 2 de março...

Famalicãohá 7 horas

Aprovada candidatura de 5 milhões de euros para aumentar qualificações dos famalicenses 

Diversas entidades parceiras da Rede Local de Educação e Formação de Famalicão viram aprovada uma candidatura, no valor de 5...

Famalicãohá 8 horas

Famalicão: Salas de Estudo da Estação Rodoviária com horário alargado ao domingo

As Salas de Estudo da Estação Rodoviária de Famalicão adotaram um horário mais alargado, para corresponder às necessidades dos estudantes...

Paíshá 1 dia

O Estado vai pagar 2500 bolsas a estudantes de licenciatura e de mestrado de Educação Básica.

O despacho a oficializar a medida foi assinado pelo ministro da Educação, Fernando Alexandre e pelo ministro das Finanças, Miranda...

Paíshá 1 dia

Em cinco anos a GNR registou 6.000 queixas de clonagem de cartões

Cerca de 6.000 pessoas queixaram-se à GNR, nos últimos cinco anos, de que o seu cartão multibanco ou de crédito...

Paíshá 1 dia

Alerta: Tempo de ecrã excessivo pode aumentar risco de miopia em 20%

Passar uma hora extra por dia em frente aos ecrãs está associado, após a primeira hora, a uma probabilidade 21%...

Arquivo

Mais Vistos