Siga-nos nas redes

País

Depressão Ciarán chega esta quinta-feira com mais chuva forte e vento

Publicado

em

 A depressão Ciarán, que se desloca no Atlântico em direção a leste, deverá afetar Portugal continental e a Madeira a partir de quinta-feira, com vento e precipitação forte, principalmente no Norte e Centro, informou hoje o IPMA.

De acordo com um comunicado do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a depressão Ciarán, designação atribuída pelo Serviço Meteorológico do Reino Unido, desloca-se ao longo do Atlântico em direção a leste, e às 00:00 de quinta-feira, “deverá estar centrada a oeste-sudoeste das Ilhas Britânicas”, com impacto nestas ilhas, “em particular ao nível do vento”.

“A depressão Ciarán propriamente dita não afetará Portugal continental, embora estejam previstos efeitos colaterais, devido a um sistema frontal que lhe está associado, e que irá atravessar o território continental durante a madrugada e manhã de dia 02” de novembro, lê-se na nota.

Assim, a partir do final da tarde de quarta-feira e durante quinta-feira “prevê-se um aumento da intensidade do vento, que soprará de sudoeste forte no litoral, em especial no litoral oeste, e nas terras altas, com rajadas da ordem de 70/80 kms[quilómetros])/hora e 90/100 kms/h, respetivamente”.

“Prevê-se ainda precipitação por vezes forte, em especial nas regiões Norte e Centro, onde deverá ser persistente”, acrescenta o IPMA.

Adicionalmente, o instituto prevê que “haverá um aumento muito relevante da agitação marítima no dia 02 na costa ocidental, onde as ondas deverão ser de noroeste e atingir cinco a sete metros de altura significativa, e com uma probabilidade elevada de ultrapassar os sete metros, nomeadamente a norte do Cabo Raso”.

“Este episódio dever-se-á prolongar até dia 06 de novembro”, estima o IPMA.

A superfície frontal fria deste sistema frontal deverá atravessar o arquipélago da Madeira durante o final de quinta-feira e madrugada de sexta-feira, “embora sem severidade”, é referido na nota.

“O mais significativo será o aumento da agitação marítima, que será de noroeste com quatro a cinco metros de altura significativa a partir do final de dia 02, podendo atingir cinco a seis metros no dia 5”, aponta o IPMA, aconselhando, devido a esta situação meteorológica, “o acompanhamento das previsões meteorológicas e dos avisos” nos próximos dias.

Sete distritos do continente vão estar na quinta-feira sob aviso laranja devido à previsão de agitação marítima forte, indicou já hoje o IPMA.

Os distritos do Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga vão estar sob aviso laranja entre as 03:00 e as 06:00 de quinta-feira por causa da agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com cinco a sete metros, podendo atingir altura máxima de 14 metros.

Estes sete distritos vão estar sob aviso amarelo devido à agitação marítima até 00:00 de terça-feira e entre as 21:00 de quarta-feira e as 03:00 de quinta-feira.

O IPMA colocou também sob aviso amarelo os distritos do Porto, Viana do Castelo, Aveiro e Braga devido à previsão de aguaceiros por vezes fortes, pontualmente de granizo e acompanhados de trovoada entre entre as 21:00 de terça-feira e as 03:00 de quarta-feira.

Também os distritos de Viseu e Vila Real vão estar sob aviso amarelo por causa da chuva forte entre as 00:00 e as 03:00 de quarta-feira.

O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe “situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Paíshá 7 horas

Em 2024 a PSP registou 79 mortes em acidentes rodoviários mais oito do que em 2023

Em 2024, ocorreram na área da intervenção da PSP, os centros urbanos, 58.434 acidentes, mais 801 do que no ano...

Mundohá 11 horas

Vaticano: Novas regras para a entrada de homossexuais nos seminários

A Conferência Episcopal Italiana aprovou novas diretrizes que permitem a entrada de homens homossexuais nos seminários, desde que mantenham o...

Paíshá 11 horas

Consulado da Venezuela em Lisboa foi atacado

O Consulado Geral da Venezuela em Lisboa sofreu no sábado à noite um ataque com um engenho explosivo, que não...

Paíshá 12 horas

Nutricionistas vão propor ao Governo isenção de IVA para alimentos essenciais

A Ordem dos Nutricionistas (ON) anunciou hoje que vai apresentar ao Governo uma proposta para isentar alimentos essenciais do IVA,...

Mundohá 13 horas

Incêndios em Los Angeles: Não há portugueses entre os desaparecidos

O cônsul de Portugal em São Francisco disse hoje à Lusa que não há cidadãos portugueses identificados entre os desaparecidos...

Paíshá 13 horas

Coimbra integra a lista dos 52 locais a visitar em 2025 do The New York Times

A cidade de Coimbra integra a lista de “52 sítios para ir em 2025” escolhidos pelo jornal norte-americano The New...

Desportohá 1 dia

Hóquei: Riba d’Ave e FAC disputam hoje os 16 avos de final da Taça de Portugal

O Riba d’Ave Hóquei Clube (RAHC) e o Famalicense Atlético Clube (FAC) disputam este sábado os jogos de 16 avos...

Famalicãohá 1 dia

Câmara de Famalicão mantém acesso condicionado à Rua José Azevedo Menezes

A Câmara de Famalicão vai manter condicionado o acesso automóvel à Rua José Azevedo Menezes, ao fim de semana. Em...

Famalicãohá 2 dias

Famalicão: sol regressa no domingo e vai manter-se na próxima semana

A partir de amanhã, domingo, a chuva vai dar lugar a dias mais soalheiros. Segundo o Instituto Português do Mar...

Famalicãohá 2 dias

Associação de Pais de Pedome oferece mesa de ping pong ao 1º ciclo

A Associação de Pais de Pedome ofereceu à escola uma mesa de ping pong e diversos jogos didáticos direcionados aos...

Arquivo

Mais Vistos