País
Produtores estão a vender a castanha a 3 e 4 euros o quilo. Em 2021 custava entre 1,5 e 2,5 euros
O preço das castanhas, um dos produtos mais populares da época de outono, está a atingir os 3 e 4 euros por quilo junto dos produtores que agora vendem a sua colheita, nomeadamente na zona da Terra Fria, que inclui os concelhos de Bragança e de Vinhais, avança o JN.
Isto acontece devido a uma quebra acentuada da produção, estimada em 50%, e que terá sido provocada pela seca severa, que se acentuou nos meses do verão.
Apesar de o produto ser de boa qualidade, como garantem os produtores, os preços por quilo distanciam-se consideravelmente dos 1,5 e 2,5 euros praticados há um ano atrás.
Apesar do preço mais elevado, Abel Pereira, presidente da Arborea – Associação Agroflorestal da Terra Fria, com sede em Vinhais, não acredita que todos os produtores saiam compensados, afirmando que “só compensa nos casos em que as perdas sejam entre 30% e 35%, mais do que isso é um ano mau. Não conseguimos um preço superior porque o mercado não consegue aguentar face à crise económica. Há um teto máximo e mais do que isso os preços não conseguem subir”, explicou.
-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão: este sábado há Mercadinho de Natal e corrida de S. Silvestre em Vermoim
-
Famalicãohá 6 dias
Famalicão sob Aviso Amarelo esta quarta e quinta-feira devido à previsão de chuva forte e trovoada
-
Regiãohá 4 dias
GNR constitui um arguido por recetação de um veículo roubado, em Vila do Conde
-
Desportohá 17 horas
FC Famalicão perde em casa contra o Farense