Siga-nos nas redes

Economia

Novo Banco renasce como “novobanco” e admite compra de bancos mais pequenos

Publicado

em

O presidente do Novo Banco, António Ramalho, disse esta segunda-feira que a nova imagem representa o “renascimento” da instituição financeira, que está numa “rota de lucro” e que avaliará a compra de bancos mais pequenos, terminada a reestruturação. A marca anunciou também uma mudança de posicionamento, mudando a marca para “novobanco”.

“Olharemos para todas as hipóteses de crescimento, sobretudo na segunda linha de bancos”, afirmou Ramalho, dizendo que eventuais aquisições podem ser feitas a partir do momento em que o banco conclua o processo de reestruturação.

O processo de reestruturação termina no fim deste ano mas ainda deverá demorar alguns meses até Bruxelas finalizar formalmente.

Sobre os resultados do banco, Ramalho não quis adiantar dados, sendo que as contas do terceiro trimestre serão conhecidas esta semana, mas referiu que os do primeiro semestre demonstraram já a “rota de lucro e rendibilidade em que o banco está”.

Já questionado sobre se o banco continuará a receber dinheiro do Estado em 2022 para se recapitalizar (através do Mecanismo de Capital Contingente, criado em 2017 na venda de 75% do banco à Lone Star), apesar de na proposta do Orçamento do Estado não constar qualquer valor inscrito, António Ramalho não quis falar do tema.

O presidente executivo do Novo Banco disse apenas que o banco tem diferendos na Justiça arbitral com o Fundo de Resolução (o novo banco considera que há valores que o Fundo deveria pagar mas com que este não concorda) e que só falará no final do processo judicial.

Sobre a redução de trabalhadores, Ramalho não quis adiantar objetivos concretos, referindo apenas que o banco está “num processo de redução continuada mas com serenidade”, em diálogo com sindicatos e comissão de trabalhadores.

Na apresentação da nova imagem de marca do Novo Banco, num balcão remodelado da Avenida da República, em Lisboa, Ramalho repetiu muitas vezes a palavra “renascimento”, considerando que a nova imagem marca uma nova fase da vida do banco.

O banco viveu um período de 7 anos, 3,5 anos a resolver [o legado do BES] e 3,5 anos a restaurar. Agora é o renascimento”, disse.

O presidente do Novo Banco disse que a nova imagem é a voz dos colaboradores, pois contou com as suas ideias: “Foram os colaboradores os heróis incógnitos que preservaram a instituição e a trouxeram até aqui”.

A renovação da nova imagem do banco será progressiva, estando prevista a renovação de 50 balcões até final da semana e 100 até final do ano. Os restantes balcões serão remodelados ao longo de 2022, segundo o banco.

O Novo Banco vai também mudar os serviços centrais de Lisboa da Avenida da Liberdade e da Rua Castilho para o Tagus Park, em Oeiras, em 2022.

António Ramalho disse que quando isso for feito os edifícios serão vendidos. “Faremos o que temos feito com o passado, desfazermo-nos”, afirmou.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 6 horas

Famalicão espera dia nublado mas sem chuva esta sexta-feira

Famalicão espera, esta sexta-feira, um dia sem previsões de chuva para o período diurno, apesar de céus nublados, de acordo...

Famalicãohá 8 horas

Famalicão: Homem gravemente ferido após queda em acidente de trabalho no Louro

Uma pessoa ficou ferida, ao final da tarde desta quinta-feira, na sequência de um acidente de trabalho nas instalações da...

Famalicãohá 8 horas

Famalicão: Região do Minho espera chegada da tempestade Bert este domingo

O concelho de Famalicão será uma das zonas afetadas pela tempestade Bert, que atinge a região do Minho, a partir...

Desportohá 9 horas

FC Famalicão: Zaydou vive momento “incrível” após estreia pela sua seleção nacional

Uma experiência “incrível”, é assim que Zaydou Youssouf descreve a sua estreia, de grande sucesso, na Seleção Nacional de Comores,...

Famalicãohá 10 horas

Famalicão: Novo “Parque Eva Rosa” de Riba de Ave já tem o seu terreno assegurado

A Junta de Freguesia de Riba de Ave anunciou, esta quinta-feira, que foi aprovada a aquisição do terreno nas margens...

Bragahá 10 horas

Suspeito de 17 anos detido em Fafe após roubo de telemóvel -GNR

O Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana de Braga, através do Posto Territorial de Fafe, constituiu como arguido um jovem...

Famalicãohá 11 horas

Famalicão: Reabilitação do centro de saúde da cidade lançada a concurso por 3 milhões de euros

A Câmara de Famalicão lançou, esta quinta-feira, a concurso, a obra de requalificação do centro de saúde da cidade. A...

Famalicãohá 11 horas

Famalicão: Resinorte convida para oficina de construção de objetos de Natal no seu centro em Esmeriz

A Resinorte, entidade dedicada à valorização e tratamento de resíduos sólidos, leva a cabo, nesta Semana Europeia da Prevenção de...

Famalicãohá 12 horas

Famalicão: CDU lamenta afastamento da ACIF na organização do Natal 2024

Uma delegação da CDU reuniu com a direção da Associação Comercial e Industrial de Famalicão (ACIF), na quinta-feira da semana...

Paíshá 13 horas

Trabalhadores do INEM querem deixar de fazer transporte de utentes entre hospitais

A Comissão de Trabalhadores do INEM defendeu hoje que a refundação do instituto deve passar por deixar de fazer transporte...

Arquivo

Mais Vistos