Siga-nos nas redes

Economia

Novo Banco renasce como “novobanco” e admite compra de bancos mais pequenos

Publicado

em

O presidente do Novo Banco, António Ramalho, disse esta segunda-feira que a nova imagem representa o “renascimento” da instituição financeira, que está numa “rota de lucro” e que avaliará a compra de bancos mais pequenos, terminada a reestruturação. A marca anunciou também uma mudança de posicionamento, mudando a marca para “novobanco”.

“Olharemos para todas as hipóteses de crescimento, sobretudo na segunda linha de bancos”, afirmou Ramalho, dizendo que eventuais aquisições podem ser feitas a partir do momento em que o banco conclua o processo de reestruturação.

O processo de reestruturação termina no fim deste ano mas ainda deverá demorar alguns meses até Bruxelas finalizar formalmente.

Sobre os resultados do banco, Ramalho não quis adiantar dados, sendo que as contas do terceiro trimestre serão conhecidas esta semana, mas referiu que os do primeiro semestre demonstraram já a “rota de lucro e rendibilidade em que o banco está”.

Já questionado sobre se o banco continuará a receber dinheiro do Estado em 2022 para se recapitalizar (através do Mecanismo de Capital Contingente, criado em 2017 na venda de 75% do banco à Lone Star), apesar de na proposta do Orçamento do Estado não constar qualquer valor inscrito, António Ramalho não quis falar do tema.

O presidente executivo do Novo Banco disse apenas que o banco tem diferendos na Justiça arbitral com o Fundo de Resolução (o novo banco considera que há valores que o Fundo deveria pagar mas com que este não concorda) e que só falará no final do processo judicial.

Sobre a redução de trabalhadores, Ramalho não quis adiantar objetivos concretos, referindo apenas que o banco está “num processo de redução continuada mas com serenidade”, em diálogo com sindicatos e comissão de trabalhadores.

Na apresentação da nova imagem de marca do Novo Banco, num balcão remodelado da Avenida da República, em Lisboa, Ramalho repetiu muitas vezes a palavra “renascimento”, considerando que a nova imagem marca uma nova fase da vida do banco.

O banco viveu um período de 7 anos, 3,5 anos a resolver [o legado do BES] e 3,5 anos a restaurar. Agora é o renascimento”, disse.

O presidente do Novo Banco disse que a nova imagem é a voz dos colaboradores, pois contou com as suas ideias: “Foram os colaboradores os heróis incógnitos que preservaram a instituição e a trouxeram até aqui”.

A renovação da nova imagem do banco será progressiva, estando prevista a renovação de 50 balcões até final da semana e 100 até final do ano. Os restantes balcões serão remodelados ao longo de 2022, segundo o banco.

O Novo Banco vai também mudar os serviços centrais de Lisboa da Avenida da Liberdade e da Rua Castilho para o Tagus Park, em Oeiras, em 2022.

António Ramalho disse que quando isso for feito os edifícios serão vendidos. “Faremos o que temos feito com o passado, desfazermo-nos”, afirmou.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Desportohá 1 hora

Hóquei: Riba d’ Ave segue em frente na Taça de Portugal

O Riba d’ Ave Hóquei Clube fechou da melhor forma o ano de 2024, já que deu, este sábado, sequência...

Famalicãohá 3 horas

Meteorologia. Natal com sol e temperaturas baixas

Estamos a três dias do Natal e as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) apontam para...

Desportohá 4 horas

FC Famalicão perde em casa contra o Farense

O Famalicão perdeu, este sábado, em casa, contra o Farense. No final, o resultado fixou-se em 1-2, em jogo da...

Desportohá 19 horas

Veja os Golos! FC Famalicão 1-2 SC Farense

O FC Famalicão perdeu esta tarde em casa frente ao SC Farense por duas bolas a uma em jogo a...

Famalicãohá 21 horas

Compras de Natal: Comércio tradicional de Famalicão aberto até às 23h59 neste sábado

Este sábado, dia 21 de dezembro, o Comércio Tradicional de Famalicão convida todos a aproveitarem a magia das compras natalícias....

Famalicãohá 22 horas

Alterações na recolha de resíduos durante o período de Natal e Ano Novo em Vila Nova de Famalicão

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão informa que a recolha de resíduos sólidos urbanos sofrerá alterações durante o...

Desportohá 1 dia

10.ª Jornada da Liga BPI: FC Famalicão defronta Damaiense antes da pausa natalícia

A 10.ª jornada da Liga BPI, o principal campeonato nacional de futebol feminino, arrancou esta sexta-feira e promete emoções fortes...

Famalicãohá 1 dia

Homenagem póstuma aos dirigentes do Liberdade F.C.

Este sábado, dia 21 de dezembro, o Auditório da União de Freguesias de Vila Nova de Famalicão e Calendário, localizado...

Famalicãohá 1 dia

Praça Mercado de Famalicão celebra o Natal com doçaria e grandes chefs

A Praça-Mercado de Famalicão será o ponto de encontro para os amantes da doçaria natalícia nesta edição das celebrações de...

Famalicãohá 1 dia

Joane transforma-se em “Vila de Natal” com magia e tradição

A Vila de Joane continua a viver a magia natalícia com a programação especial de “Joane Vila de Natal”, organizada...

Arquivo

Mais Vistos