Site icon Fama Rádio e Televisão

Famílias podem receber até 3.900 euros para melhorar eficiência energéticas das suas casas

O novo aviso do programa Vouchers de Eficiência Energética, um programa do Fundo Ambiental que visa distribuir subsídios para investimento privado em soluções de eficiência energética, triplicará o valor disponível para cada beneficiário, informa o jornal ECO.

Por outras palavras, cada família elegível poderá receber até três vouchers no valor de 1.300 euros para três tipos de intervenção, com vista a melhorar as condições de eficiência energética nas suas casas. As candidaturas abrem a 20 de novembro e decorrem até às 17h59 do dia 31 de outubro de 2024, ou antes, se a dotação for esgotada, como estipulado no regulamento em consulta.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



“Conseguimos resolver os principais obstáculos do primeiro aviso”, afirmou , durante uma sessão dedicada ao tema.

De acordo com a Secretária de Estado da Energia e do Clima, Ana Fontoura, do o primeiro aviso ficou aquém dos objetivos esperados, o que foi a principal razão que levou a uma revisão profunda deste incentivo.

De acordo com a Secretária de Estado, o primeiro aviso, que teve início a 5 de agosto de 2021, tinha uma dotação de 160 milhões de euros e previa a atribuição de 100 mil vouchers. No total, foram apresentadas 23 mil candidaturas, das quais foram atribuídos 16 mil vouchers. No entanto, apenas 9.600 vouchers foram utilizados, principalmente [para substituir] janelas, bombas de calor e sistemas fotovoltaicos, explicou Ana Fontoura.

Embora a responsável pela Energia destaque que o valor é um bom resultad”, permitindo”a 9.600 famílias viverem em melhores condições em termos de conforto térmico, ficou aquém da ambição inicial.

Assim, no próximo aviso, aqueles que solicitarem apoio, considerado pelo Governo como um instrumento central de combate à pobreza energética em famílias economicamente vulneráveis, poderão receber até três apoios no valor de 1.300 euros para melhorar a eficiência energética das suas habitações. As intervenções permitidas incluem a substituição de janelas por modelos mais eficientes, reforço da isolamento térmico, instalação de equipamentos de arrefecimento e aquecimento e painéis fotovoltaicos.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Exit mobile version