Siga-nos nas redes

País

Infeções e internamentos aumentam em Portugal

Publicado

em

A incidência das infeções e os internamentos por covid-19 estão a aumentar em Portugal, mas com um impacto reduzido nos serviços de saúde e na mortalidade, indica o relatório semanal sobre a evolução da pandemia.

“O aumento do número de internamentos nos grupos etários acima dos 60 anos, e nos cuidados intensivos entre os 40 e os 59 anos, ainda que abaixo do limiar crítico definido, são a favor de uma tendência crescente da incidência nas últimas semanas”, refere o documento da Direção-Geral da Saúde (DGS) e do Instituto Ricardo Jorge (INSA).

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



Segundo os dados hoje divulgados, registou-se uma crescente ocupação hospitalar por covid-19, com 465 internados na segunda-feira, o que representa um aumento de 11% em relação ao mesmo dia da semana anterior.

Quanto aos cuidados intensivos, os 32 doentes nessas unidades correspondiam a 12,5% do limiar definido como crítico de 255 camas ocupadas nessas unidades, mas com uma tendência crescente.

De acordo com o relatório, na segunda-feira, a mortalidade específica por covid-19 estava nos 8,2 óbitos a 14 dias por um milhão de habitantes, indicando uma estabilização deste indicador, que está abaixo do limiar de 20 mortes definido pelo Centro Europeu de Controlo de Doenças (ECDC).

“Apesar deste aumento nos internamentos, mantém-se o reduzido impacto da covid-19 nos serviços de saúde e na mortalidade, traduzido numa mortalidade geral de acordo com o esperado para a época do ano”, sublinham a DGS e o INSA.

Essas duas entidades alertam que a interpretação dos indicadores agora divulgados “deve ter em conta a cessação do estado de alerta” em Portugal continental, que teve influência nas “medidas de prevenção e controlo implementadas e consequente impacto nos dados recolhidos para vigilância”.

Apesar de o índice de transmissibilidade (Rt) do coronavírus apresentar valores inferiores ao limiar de 1, o documento admite que a transmissão do SARS-COV-2 “esteja a aumentar”, tendo em conta a subida deste indicador, que está agora nos 0,85.

“O decréscimo do Rt observado no início do mês foi resultado das alterações da resposta à covid-19 implementadas no início de outubro e não traduziram uma real diminuição do risco de transmissão”, recordam a DGS e o INSA.

A linhagem BA.5 da variante Ómicron continua a ser dominante em Portugal, mas o relatório alerta que se verifica um “aumento de circulação de sublinhagens com potencial impacto epidemiológico, em linha com o que se observa nos restantes países europeus”.

Após o “acentuado decréscimo no número de testes realizados no início do mês”, verificou-se na última semana um ligeiro aumento desses despistes do vírus, que passaram de 72.133 para 74.748.

“Nas próximas semanas, à medida que houver uma estabilização na recolha dos dados usados na vigilância, será possível estimar com maior precisão o valor de cada um dos indicadores”, conclui o documento, que continua a recomendar a vacinação de reforço e as medidas de proteção individual.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Regiãohá 7 horas

Homem de 20 anos detido pela PSP por suspeita de tráfico de droga em Santo Tirso

A Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve um homem de 20 anos no domingo, em Santo Tirso, no distrito do...

Famalicãohá 9 horas

Famalicão aguarda regresso da chuva esta terça-feira

Famalicão espera o regresso da chuva, esta terça-feira, previsões que deverão ocupar quase a totalidade das 24 horas do dia....

Desportohá 9 horas

Famalicão: Equipa de basquetebol do FAC vence SC Marinhense por 79-72

No último sábado, a equipa sénior de basquetebol do Famalicense Atlético Clube enfrentou o SC Marinhense no Estádio Municipal de...

Famalicãohá 10 horas

Guimarães: Homem perde a vida após atropelamento na A7

Um homem perdeu a vida, na tarde desta segunda-feira, na sequência de um atropelamento, provocado por um veículo ligeiro, ao...

Desportohá 11 horas

Famalicão: Edgar Reis conquista 2.º lugar e Daniel Silva o 3.º no Raid TT da Ferraria

Durante o ultimo sábado e domingo na região de Abrantes, Ponte de Sôr e Gavião, os pilotos Edgar Reis e...

Desportohá 12 horas

Famalicão: Esmeriz destacado na frente da 2.ª divisão da AFSA

Em mais um fim de semana de competição para a Associação de Futebol de Salão Amador de Famalicão, destaca-se a...

Desportohá 12 horas

Famalicão: Riba d’Ave deslocou-se a casa do Sporting na última jornada do Campeonato Nacional

O Riba d’Ave Hóquei Clube disputou, no último sábado, o jogo que encerrou a sua participação desta época na principal...

Desportohá 13 horas

Famalicão: FC Landim inaugurou obras de beneficiação no seu 81.º aniversário

O núcleo do Futebol Clube de Landim inaugurou, este domingo as obras de beneficiação do seu complexo desportivo, um momento...

Desportohá 13 horas

Famalicão: Irmãs Gonçalves vencem 2ª Jornada Nacional de Seniores

Sónia e Adriana Gonçalves, a dupla de irmãs atletas da equipa de badminton do Famalicense Atlético Clube somaram mais uma...

Barceloshá 16 horas

Homem de 20 anos detido por tráfico de estupefacientes em estabelecimento de diversão noturna em Barcelos

No dia 25 de abril, o Posto Territorial da GNR de Barcelos, através do Comando Territorial de Braga, deteve um...

Arquivo

Mais Vistos