Estão marcadas para esta quinta-feira várias manifestações e ações de protesto, face à subida do preço dos combustíveis, que tem causado uma grande onda de insatisfação, que se organiza agora nas redes sociais.
Para Lisboa, às 08:00, esteve marcado um protesto na Ponte 25 de Abril, em Lisboa, consistindo num “buzinão”, convocado pela Associação Democrática Utentes Ponte 25 de Abril.
De tarde o Porto e Lisboa estarão unidos contra a subida do preço dos combustíveis com concentração na Avenida dos Aliados e Rotunda do Saldanha, marcada para as 18:30.
A par destes protestos está também a iniciativa do grupo “Greve aos Combustíveis” que apela aos portugueses insatisfeitos com a situação para que não abasteçam no próximo dia 28 e 29 de outubro, tentando desta forma “abalar” as vendas das gasolineiras e chamar atenção para este problema.
O Governo vai apresentar até ao final da semana um conjunto de medidas para enfrentar a crise dos combustíveis, anunciou hoje o primeiro-ministro, acrescentando que o executivo está a trabalhar com a ANTRAM e a ANTROP.
Questionado à saída de um debate na Assembleia da República sobre a reunião do Conselho Europeu, na quinta e sexta-feira, em Bruxelas (Bélgica), sobre a crise dos combustíveis, António Costa disse que, “com toda a probabilidade, até ao final da semana o Governo anunciará o conjunto de medidas” para responder a este problema.
Costa disse que há a consciência “de que esta crise é uma crise transitória, mas que vai durar ao longo dos próximos meses e é nesse sentido” que o executivo está a trabalhar com a Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias (ANTRAM) e com a Associação Nacional de Transportes de Passageiros (ANTROP) para encontrar soluções.
Foto: Philippe Cruz / DR