Siga-nos nas redes

País

Portugal e Espanha anunciam armazenamento conjunto de energia perante um Inverno incerto

Publicado

em

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou hoje um “projeto muito importante” entre Portugal e Espanha para armazenamento conjunto de energia na Península Ibérica, que permitirá ultrapassar situações como a crise energética e a seca e apostar no lítio.

“Antes da reunião a três, tivemos uma reunião de trabalho com o governo da Espanha e, para completar o mercado ibérico, para além de reforçarmos interconexões e a ligação elétrica […] vamos também desenvolver um outro projeto muito importante, que tem a ver com o armazenamento conjunto de energia”, declarou António Costa.

emissão em direto da famatv

Falando à chegada ao Conselho Europeu, em Bruxelas, e no final da uma reunião esta manhã com o chefe de Governo espanhol, Pedro Sánchez, o chefe de executivo português apontou que “o grande desafio na transição energética é como armazenar energia produzida”.

“Há várias formas de o fazer e a forma tradicional como fazemos é através da reutilização da água da barragem [….], mas há novas formas”, referiu António Costa, exemplificando que “os próprios gases, como o hidrogénio, são outra forma também de armazenamento de energia”.

A ideia seria então colocar em prática entre Portugal e Espanha “um projeto para se poder desenvolver baterias de grande capacidade que, no futuro, tenham condições para também armazenar essa energia”.

“Isso ajudava a valorizar, na própria Península Ibérica, um recurso natural da própria conhecida ibérica, que é o lítio, de forma a termos baterias que possam servir para ajudar a armazenar em grande escala energia para responder a situações de crise como que estamos agora a viver”, já que, com a seca, “temos menor capacidade de produção de eletricidade hídrica”, adiantou António Costa.

Na prática, ter este tipo de reservas na Península Ibérica permitiria que, em situações como crise ou seca, não se fossem gastos recursos na produção energética, recorrendo assim ao armazenamento.

No mês passado, a Comissão Europeia anunciou inclusive que a UE vai criar reservas estratégicas para evitar ruturas no abastecimento de matérias-primas fundamentais para a indústria, como terras-raras e lítio, cuja oferta é controlada pela China.

A China, que detém quase o monopólio em terras-raras e ímanes permanentes, aumentou os preços 50-90% no ano passado, ao mesmo tempo que países como Estados Unidos, Japão e Coreia do Sul estão a apostar fortemente neste setor.

Atualmente, a China controla a indústria transformadora mundial, já que quase 90% das terras-raras e 60% do lítio são ali transformados.

As terras-raras são um grupo de 17 elementos químicos que podem ser utilizados em ecrãs de televisão e computadores, baterias de telemóveis e carros elétricos e turbinas eólicas.

Em Portugal, uma Avaliação Ambiental Estratégica, promovida pela Direção-Geral de Energia e Geologia, reduziu, em fevereiro, de oito para seis as áreas com potencial de existência de lítio, havendo contestação popular à exploração do minério.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Desportohá 8 minutos

Famalicense Ana Marinho vence Corrida da Mulher no Porto

A atleta famalicense Ana Marinho venceu a Corrida da Mulher, que aconteceu este domingo, 19 de maio, no Porto. A...

Famalicãohá 1 hora

ADFA celebra meio século em Famalicão a prestar apoio a mais de 350 associados

A Associação de Deficientes das Forças Armadas de Famalicão celebrou este domingo, 19 de maio, 50 anos.A nível nacional a...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: Hino da Família ao vivo fecha a Semana da Família e da Interculturalidade

As comemorações da Semana da Família e da Interculturalidade de Vila Nova de Famalicão terminam este domingo e, durante o...

Famalicãohá 4 horas

Famalicense Inês Martins entre as 20 finalistas do concurso de mordoma do cartaz da Romaria d’Agonia de Viana do Castelo

A jovem Inês Martins, membro do Grupo Infantil e Juvenil de Gavião, Vila Nova de Famalicão, participou no concurso de...

Desportohá 4 horas

Famalicão: GD Joane sagra-se campeão e está de regresso aos nacionais de futebol

O GD Joane é o campeão 2023/2024 da Pró Nacional da AF Braga. Para além do título de campeão, o...

Desportohá 5 horas

Já estão as inscrições abertas para o XIII Grande Prémio de Atletismo Bernardino Machado

Já se encontram abertas as inscrições para a 13.ª edição do Grande Prémio de Atletismo Bernardino Machado, uma prova organizada...

Famalicãohá 5 horas

Clarão nos céus de Portugal será possível queda de meteorito. Proteção Civil admite novas buscas esta manhã

Um intenso clarão de luz irrompeu este sábado à noite por todo o país, pouco depois das 23h45, deixando todos...

Famalicãohá 22 horas

A chuva vai manter-se até quarta-feira

O tempo cinzento vai manter-se até quarta feira. Para este domingo, o IPMA afirma ainda que estão previstos períodos de...

Famalicãohá 23 horas

Nova estrutura no cemitério de Lousado

A junta de freguesia de Lousado anunciou a construção de um ossário. Esta estrutura com 45 gavetões para cinzas e...

Famalicãohá 24 horas

Lagoa celebra as festas em honra do Divino Espirito Santo

A freguesia de Lagoa, no concelho de Famalicão, celebra este fim de semana a Festa em Honra do Divino Espírito...

Arquivo

Mais Vistos