Connect with us

País

Greve vai trazer perturbações à circulação de comboios entre 24 de outubro e 03 de novembro

Published

on

A CP – Comboios de Portugal alertou hoje para perturbações entre 24 de outubro e 03 de novembro, com particular incidência em 31 de outubro, devido a uma greve convocada pelo Sindicato Ferroviário da Revisão Comercial Itinerante (SFRCI).

Numa nota publicada no seu ‘site’, a operadora ferroviária informou que, “por motivo de greve convocada pelo sindicato SFRCI entre os dias 24 de outubro e 03 de novembro de 2024”, a empresa antecipa perturbações na operação.

Assim, nos dias 28, 29 e 30 de outubro, em que haverá uma greve parcial, a CP prevê perturbações nos serviços Regional/InterRegional, Urbanos de Coimbra e Urbanos do Porto.

Já no dia 31 de outubro, em que paralisação será total, durante 24 horas, “preveem-se fortes perturbações em todos os serviços (Alfa Pendular, Intercidades, Regional/InterRegional, Urbanos e Internacional Celta)”, incluindo “algumas perturbações no dia seguinte”.

“Nos restantes dias poderão ocorrer perturbações pontuais”, nomeadamente nos serviços Urbanos de Lisboa e Intercidades entre o Algarve e Lisboa.

“Caso venham a ser definidos serviços mínimos, esta informação será atualizada”, indicou.

Contactado pela Lusa, o sindicato confirmou a paralisação, indicando que as greves serão parciais, de duas horas no início de cada turno, sendo que no dia 31 de outubro a paralisação será de 24 horas.

Segundo fonte do SFRCI, que representa os trabalhadores das bilheteiras e revisores da CP, estas greves são motivadas por aquilo que diz ser o “incumprimento do acordo” que assinaram em julho do ano passado com a operadora.

O protesto “tem a ver com a remuneração”, sendo que, segundo o sindicato, o acordo prevê passar um “prémio de subsídio de transporte e disponibilidade para o salário base”, algo que traria vantagens aos trabalhadores. O sindicato quer um maior equilíbrio face às remunerações dos maquinistas.

“O acordo foi celebrado no passado, foi validado pela tutela do ano passado, está no Orçamento do Estado deste ano”, assegurou, indicando que a “empresa tem o dinheiro, mas não produz a aplicação do acordo”, prevista a partir de 01 de dezembro de 2023.

“É a primeira vez que nos acontece, acordos assinados com as administrações não serem cumpridos”, criticou, lamentando que tenham de voltar “a um conflito laboral que estava encerrado”.

No ano passado, a CP foi afetada por várias greves convocadas pelos sindicatos da empresa, situação que foi resolvida com um acordo assinado com as estruturas.

No aviso hoje publicado, a operadora disse aos clientes que “já tenham bilhetes adquiridos para viajar em comboios dos serviços Alfa Pendular, Intercidades, Internacional, InterRegional e Regional” que “permitirá o reembolso, no valor total do bilhete adquirido, ou a sua troca gratuita para outro comboio da mesma categoria e na mesma classe”.

Este processo poderá ser realizado no ‘site’ da transportadora ou nas bilheteiras.

“Passado este prazo, e até 10 dias após terminada a greve, pode ser pedido o reembolso através do preenchimento do formulário de contacto ‘online’ “Reembolso por Atraso ou Supressão”, com o envio da digitalização do original do bilhete”, concluiu.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Advertisement Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Guimarães5 horas ago

Detido por tentar atropelar 5 pessoas em Guimarães incluindo 3 inspetores da PJ

Um homem, de 59 anos, foi detido por cinco crimes de homicídio tentado, por tentar atropelar na via pública três...

País6 horas ago

Governo atribui 6,80 euros por cada colmeia afetada pelos incêndios

O Governo criou um apoio extraordinário de 6,80 euros por cada colmeia afetada pelos incêndios de 15 a 19 de...

Famalicão7 horas ago

Famalicão: Colisão entre mota e ligeiro faz um ferido em Landim

Uma pessoa ficou ferida, ao início da tarde desta segunda-feira, na sequência de uma colisão rodoviária envolvendo um veículo de...

Famalicão8 horas ago

Famalicão espera dia nublado mas sem chuva esta terça-feira

Famalicão espera, esta segunda-feira, um dia sem chuva, embora com céus bastante nublados ao longo de todo o período diurno,...

Barcelos9 horas ago

Homem gravemente ferido após queda de 6 metros num acidente de trabalho em Barcelos

Um homem com cerca de 35 anos ficou gravemente ferido, na tarde desta segunda-feira, na sequência de uma queda em...

Famalicão9 horas ago

Governo apoia agricultores de Famalicão afetados pelos incêndios

O Governo atualizou a lista de freguesias com explorações agrícolas afetadas pelos incêndios, no âmbito de um apoio total de...

Famalicão10 horas ago

Famalicão: Dois detidos com faca e taco de basebol após cenário de agressões este sábado

Dois homens, com 21 e 31 anos, foram detidos pela Polícia de Segurança Pública, este sábado, na cidade de Vila...

Famalicão10 horas ago

Famalicão: Gavião inaugurou novo relvado sintético e iluminação do seu Parque Polidesportivo

Realizou-se, este sábado, a inauguração do novo piso de relva sintética e sistema de iluminação com projetores LED do Parque...

Famalicão13 horas ago

Famalicão: Partido Socialista celebrou Magusto com centenas de militantes e simpatizantes

O Partido Socialista de Famalicão celebrou, nas ruas da cidade, este fim de semana, o seu Magusto, um momento que...

Famalicão14 horas ago

Famalicão: Coroas de Natal mais bonitas vão a concurso em Riba de Ave

A Junta de Freguesia de Riba de Ave promove, nesta quadra festiva, um concurso para criação de coroas natalícias, num...

Arquivo

Mais Vistos