O primeiro avião KC-390, dos cinco comprados por Portugal à empresa brasileira Embraer, chegou, este domingo, à base aérea de Beja, onde vai ficar sediado, informou a Força Aérea Portuguesa.
Em comunicado na sua página na Internet, a Força Aérea adiantou que a aeronave chegou hoje pela manhã, “escoltada por dois F-16M”, à Base Aérea N.º 11 (BA11), em Beja.
Antes da entrega do avião à Força Aérea, será agora feita “a integração dos equipamentos NATO e certificados pela Autoridade Aeronáutica Nacional”, ainda segundo a mesma informação, também partilhada nas redes sociais com imagens vídeo da chegada da nova aeronave.
Em julho, o ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, revelou que a base aérea de Beja vai ser a “sede” dos cinco aviões KC-390.
“Beja é uma cidade que vai beneficiar bastante do investimento da Força Aérea” Portuguesa (FAP) “durante os próximos anos”, destacou o ministro, durante uma visita à BA11.
Portugal acordou em 2019 a compra à Embraer de cinco KC-390 Millenium, que irão substituir os Hérculos C-130, por um valor de 827 milhões de euros.