Siga-nos nas redes

País

Mau Tempo: Depressão “Babet” traz chuva e vento forte esta terça-feira

Publicado

em

O estado do tempo no continente vai estar condicionado por “sucessivos sistemas frontais associados a depressões que se deslocam no Atlântico Norte em direção à Europa”, esta terça-feira, por influência da depressão Babet, informou hoje o IPMA.

De acordo com um comunicado do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o tempo em Portugal continental “vai ser condicionado pela aproximação e passagem de sucessivos sistemas frontais associados a depressões”, que “transportam na sua circulação uma massa de ar com características tropicais, destacando-se o elevado conteúdo em vapor de água”.

Na terça-feira, “a passagem de uma superfície frontal fria associada à depressão Babet (nomeada pelo Serviço Meteorológico do Reino Unido) dará origem a precipitação, por vezes forte e persistente e vento do quadrante sul, com rajadas fortes no litoral e nas terras altas”, lê-se na nota, lembrando o IPMA que “para este episódio foram já emitidos avisos meteorológicos”.

“Espera-se um novo episódio de agravamento das condições meteorológicas, no dia 19, com precipitação, por vezes forte e persistente e vento do quadrante sul, com rajadas fortes no litoral e nas terras altas, para o qual se emitirão novos avisos meteorológicos”, acrescenta o IPMA.

O instituto prevê que, no final da semana, a precipitação acumulada em cinco dias, entre hoje e sexta-feira inclusive, “deverá atingir valores muito significativos, com a generalidade das regiões Norte e Centro a poderem superar valores acumulados na ordem de 100 mm e com algumas zonas montanhosas do litoral Norte a poderem mesmo superar 200 mm”.

A temperatura do ar “tem tendência a diminuir, em especial a partir do dia 19”, prevendo-se também “o aumento da agitação marítima na costa de Portugal continental e nas zonas marítimas de responsabilidade nacional” a partir de terça-feira, “que se tornará forte e, como tal, a originar avisos referentes a agitação marítima”.

Segundo o IPMA, as previsões serão atualizadas até às 18:00 de terça-feira.

Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto e Vila Real vão estar sob aviso laranja na terça e quarta-feira devido à previsão de períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes, segundo o IPMA.

O aviso laranja para estes quatro distritos vai estar em vigor entre as 15:00 de terça-feira e as 00:00 de quarta-feira.

Os distritos de Viana do Castelo, Braga e Vila Real já estiveram sob aviso amarelo até às 18:00 de hoje por causa da chuva, passando depois na terça-feira a laranja.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera emitiu também aviso laranja para toda a costa portuguesa devido à agitação marítima forte.

Numa nota divulgada já hoje, o IPMA indicou que os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Setúbal, Beja e Faro vão estar sob aviso laranja devido à previsão de ondas de oeste com 4,5 a 5,5 metros, com altura máxima de 9 metros entre as 06:00 e as 21:00 de terça-feira.

Estes distritos passam depois a aviso amarelo entre as 21:00 de terça-feira e as 03:00 de quarta-feira.

No que diz respeito à chuva, o IPMA emitiu também aviso amarelo para os distritos de Aveiro, Viseu, Coimbra, Leiria, Bragança, Guarda, Castelo Branco, Leiria, Lisboa e Santarém entre as 00:00 e as 15:00 de terça-feira.

Todos os distritos do continente, exceto Faro, Beja, Évora e Portalegre, vão estar também sob aviso amarelo entre as 00:00 e as 18:00 de terça-feira devido à previsão de vento forte do quadrante sul, com rajadas até 75 quilómetros por hora, sendo até 100 quilómetros por hora nas terras altas.

O aviso laranja indica situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

A previsão de mau tempo para os próximos dias levou a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) a emitir no domingo um aviso à população, alertando para a possibilidade de inundações urbanas, cheias e deslizamentos de terras.

No aviso, a ANEPC pede a “adoção de comportamentos adequados” para prevenir consequências do mau tempo, nomeadamente a desobstrução dos sistemas de escoamento de águas e a fixação de estruturas soltas”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Paíshá 43 segundos

Circulação foi retomada esta manhã na Linha do Minho após acidente mortal em Afife

A circulação ferroviária na Linha do Minho, em Afife, Viana do Castelo, foi retomada hoje às 08:35 após ter sido...

Paíshá 15 minutos

Circulação na A4 encerrada nas duas próximas noites devido a obras junto ao nó de Ermesinde

A circulação na Autoestrada 4 (A4) vai estar encerrada nas noites de terça-feira para quarta-feira e de quarta-feira para quinta-feira,...

Paíshá 45 minutos

Homem de 36 anos tenta fugir de trotinete à PSP. Transportava mais de mil doses de droga no Porto

Um homem de 36 anos foi detido, na Rua Abade Baçal, por elementos da PSP do Porto, por suspeitas de...

Bragahá 1 hora

Frio: Município de Braga ativa Plano de Contingência para Pessoas em Situação de Sem-Abrigo

O município de Braga ativou, esta segunda-feira, o Plano de Contingência para Pessoas em Situação de Sem-Abrigo, devido à previsão...

Paíshá 2 horas

Comboios: Circulação na Linha do Minho interrompida após acidente mortal em Viana do Castelo

Um homem foi hoje mortalmente atropelado por um comboio, na linha do Minho, em Afife, Viana do Castelo, estando a...

Paíshá 2 horas

Taxa de mortalidade mais baixa para os cancros do cólon e reto, estômago, próstata e pulmão

A taxa de mortalidade por cancro de cólon e reto, estômago, próstata e pulmão baixou entre 2018 e 2022, enquanto...

Paíshá 16 horas

Embarcação de pesca afundou numa doca em Matosinhos

Uma embarcação de pesca, sem tripulantes a bordo, afundou hoje num dos cais do porto de pesca de Matosinhos, distrito...

Paíshá 16 horas

Homem de 89 anos desaparecido desde sexta-feira encontrado na Maia este domingo

Um homem de 89 anos, da Maia, foi encontrado este domingo depois de ter sido lançado um alerta para o...

Famalicãohá 17 horas

Famalicão: Condutor de 52 anos registou taxa de álcool de 3,29 g/l este domingo

A Polícia de Segurança Pública procedeu, este domingo, à detenção de um homem de 52 anos, por condução de veículo...

Desportohá 17 horas

FC Famalicão: Defesa espanhol Dani Morer emprestado ao Moreirense

O defesa espanhol Dani Morer reforça o Moreirense até ao final da presente época, por empréstimo do Famalicão, informou hoje...

Arquivo

Mais Vistos