Siga-nos nas redes

País

IVA de 0% nos alimentos essenciais vai manter-se até ao final do ano

Publicado

em

O parlamento aprovou a proposta do Governo que prolonga até ao final deste ano o IVA zero num cabaz de 46 tipologias de alimentos, tendo chumbado projetos do Chega e do PCP.

A proposta do Governo foi aprovada na generalidade com os votos a favor do PS, Chega, Iniciativa Liberal e Bloco de Esquerda e a abstenção do PSD, PCP e Livre. A iniciativa baixa agora à comissão, devendo ser sujeita a votação final global até 25 de outubro.

Já o projeto do Chega (que visava o alargamento dos produtos isentos de IVA e a manutenção da medida em 2024) foi chumbado com o voto contra do PS, a abstenção dos restantes partidos e o voto favorável do proponente.

Por sua vez, o projeto apresentado pelo PCP, que defende um regime de controlo de preços sobre os produtos do cabaz alimentar essencial, de forma a garantir um controlo sobre as margens do setor da distribuição e logística, teve os votos a favor do proponente, do BE e Livre e o voto contra do PS, PSD, Chega e IL.

Já os projetos do PAN (para alargamento da isenção temporária de IVA a produtos alimentares para crianças vegetarianas e alargamento do prazo de aplicação do medida e para produtos destinados à alimentação de animais) não foram debatidos hoje nem votados a pedido da deputada que se encontra ausente no estrangeiros por estar a participar num evento político europeu.

Durante o debate de prorrogação até ao final do ano do IVA zero os partidos da oposição tecerem várias críticas, apontando a falta de eficácia da medida na descida dos preços e alertando para o impacto que o seu fim já anunciado, a partir de janeiro, poderá ter.

Críticas rebatidas pelo secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Nuno Santos Félix, que apontou os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) sobre a dedução dos preços dos bens alimentares desde março.

A proposta de prorrogação da isenção temporária de IVA do cabaz alimentar até ao final do ano foi aprovada pelo Conselho de Ministros, em 07 de setembro.

Para 2024, o Governo já disse que a medida não será aplicada, tendo decidido canalizar o esforço orçamental que esta implicava para reforçar as prestações sociais pagas a famílias mais vulneráveis.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Regiãohá 8 horas

Santo Tirso: Colisão entre duas viaturas provoca oito feridos

Uma colisão entre duas viaturas ligeiras, ao final da manhã deste domingo, causou oito feridos ligeiros. O sinistro aconteceu na...

Mundohá 10 horas

Fiéis já podem visitar o túmulo do Papa Francisco

A Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, abriu ao público este domingo de manhã. Os fiéis podem, agora, visitar o...

Desportohá 11 horas

Famalicão: Operário FC pode celebrar hoje subida de divisão

O Operário FC joga esta tarde a muito provável cartada final rumo à subida de divisão. A formação famalicense vai...

Regiãohá 11 horas

Viana do Castelo: Motociclista morre após colisão com trator

Um homem morreu este sábado na sequência de um colisão entre um trator e um motociclo na Estrada Nacional (EN)...

Regiãohá 13 horas

Famalicão: Mercado do Livro termina hoje

Termina hoje, no centro da cidade de Famalicão, o Mercado do Livro que, desde a passada quarta-feira, tem trazido diversas iniciativas...

Desportohá 13 horas

Hóquei: Riba d´Ave luta hoje pela manutenção na primeira divisão

Na primeira divisão de Hóquei em Patins o campeonato está quase a terminar e, este domingo, disputam-se os últimos jogos...

Regiãohá 14 horas

Chuva está de regresso na quarta-feira depois de dias com quase 30 graus

Para este domingo, dia 27 de abril, para a região norte, está previsto mais um dia de céu limpo e...

Desportohá 1 dia

Futebol Clube de Famalicão pode fazer história na Liga Revelação

A equipa sub-23 do Futebol Clube de Famalicão disputa, na próxima terça-feira, dia 29 de Abril, às 20h15, no Estádio...

Famalicãohá 1 dia

Avidos inaugura o tão aguardado Multiusos

A freguesia de Avidos inaugurou esta sexta feira dia 25 de Abril o seu tão aguardado multiusos. Com a casa...

Desportohá 1 dia

Escola de Atletismo Rosa Oliveira em destaque em Vale São Martinho

A Escola de Atletismo Rosa Oliveira participou no passado dia 25 de abril na prova organizada pelo Grupo Recreativo de...

Arquivo

Mais Vistos