Siga-nos nas redes

País

PSP inicia hoje campanha anti-bullying nas escolas

Publicado

em

A PSP inicia hoje a operação “Bullying é para fracos” junto da comunidade escolar em todo o território nacional, promovendo ainda uma campanha nas redes sociais para aumentar o conhecimento sobre estes fenómeno e fomentar a sua rejeição.

Em comunicado, a PSP explica que, no ano letivo 2023/24, nas mais de 2.900 ocorrências criminais registadas pelas equipas do Programa Escola Segura (EPES), 134 estão relacionadas com situações de ‘bullying’ e 30 com casos de ‘cyberbullying’.

A operação deste ano decorre até dia 25 de outubro e abrange os estabelecimentos de ensino do 1.º ao 3.º ciclos, assim como do ensino secundário, envolvendo crianças e jovens dos seis aos 18 anos de idade.

Além das ações de sensibilização junto da comunidade escolar – direcionadas para alunos, pais/encarregados de educação, professores e auxiliares – decorrerá uma campanha nas redes sociais com partilha de conteúdos sobre como identificar o fenómeno e ajudar as vítimas deste tipo de crime.

No domingo assinala-se o Dia Mundial de Combate ao Bullying, mas a PSP sublinha que a luta contra este fenómeno “não se cinge a uma data isolada nem a um grupo restrito de pessoas”, pois tem de ser “diária e constante” e a responsabilidade cabe a toda a comunidade.

O ‘bullying’ é um anglicanismo utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por uma ou mais pessoas no contexto de uma relação desigual de poder, causando dor e angústia na(s) vítima(s).

“Muitas crianças e jovens têm de lidar diariamente com este problema suscetível de interferir, de forma negativa e com grande impacto, no seu crescimento físico, emocional e psicológico”, explica a Polícia de Segurança Pública.

Num mundo cada vez mais digital, associado ao crescente recurso às novas tecnologias numa fase mais precoce da vida das crianças e jovens, o ‘bullying’ tem assumido novos contornos, nomeadamente no domínio das redes sociais, passando o fenómeno a chamar-se do ‘cyberbullying’.

Este tipo de vitimização poderá ocorrer durante bastante tempo até ser notado e/ou denunciado, uma vez que é passível de ocorrer de forma dissimulada ou de ser desvalorizado, contribuindo de forma significativa para a degradação do sentimento de segurança, especialmente no seio da comunidade escolar.

Além de aumentar o conhecimento sobre estes fenómenos, a operação da PSP pretende fazer crescer o sentimento de intolerância e de rejeição para com as práticas de bullying e fomentar a confiança nas capacidades das autoridades para intervir e lidar de forma eficaz com este problema.

Pretende ainda captar a atenção dos pais, educadores e outras testemunhas, aumentando a confiança na denúncia aos polícias da Escola Segura para ajudar a resolver o problema.

Só no último ano letivo, foram realizadas mais de 6.600 ações (+6,8% do que no ano anterior 2022/2023), abrangendo um total de 132.307 alunos.

Na nota hoje divulgada, a PSP apela à denúncia destas situações, podendo estas ser feitas em qualquer esquadra ou através do e-mail [email protected].

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 6 horas

Famalicão: Colisão faz três feridos em Cabeçudos

Três pessoas ficaram feridas, ao final da tarde desta terça-feira, na sequência de uma colisão rodoviária, na Rua da Indústria,...

Paíshá 8 horas

GNR e PSP já registaram 18 homicídios e mais de 23 mil queixas relacionadas com violência doméstica este ano

Mais de 23.000 queixas por violência doméstica foram registadas pela PSP e GNR entre janeiro e setembro deste ano, período...

Famalicãohá 9 horas

Famalicão: Sol e “máximas” de 24 graus esta quarta-feira

Famalicão espera uma quarta-feira seca e um dia no qual o sol deverá manter a sua presença, apesar de alguma...

Famalicãohá 10 horas

Famalicão espera dia de sol e subida das temperaturas esta quarta-feira

Apesar de alguma chuva registada nesta terça-feira, Famalicão espera uma quarta-feira seca e um dia no qual o sol deverá...

Paíshá 11 horas

Roubaram a cadeira de rodas elétrica de um atleta paralímpico do FC Porto. Família procura informações

Encontra-se com a sua “mobilidade limitada” o atleta paralímpico do FC Porto, David Araújo, cuja cadeira de rodas, que utilizava...

Famalicãohá 12 horas

Famalicão, Antas e Gavião afetados por corte no abastecimento de água esta terça-feira

Diversas zonas de Vila Nova de Famalicão, assim como das freguesias adjacentes de Gavião e Santigo de Antas, vão registar...

Regiãohá 12 horas

Dois detidos por caça em zona ilegal na Trofa

Dois homens com 64 anos foram detidos, no dia 31 de outubro, por caça em área de proteção, no concelho...

Regiãohá 13 horas

Trofa: Movimento pede assembleia para votar desagregação das freguesias de Bougado

O Movimento por Santiago de Bougado pediu a convocação de uma assembleia de freguesia extraordinária para votar a desagregação da...

Desportohá 14 horas

Equipa de basquetebol do FAC derrotou 5Basket e mantém-se invicta no campeonato da 1.ª Divisão

A equipa sénior de basquetebol do Famalicense Atlético Clube disputou, na última sexta-feira, a 3ª jornada do Campeonato Nacional da...

Famalicãohá 14 horas

Famalicão: PSD Joane assinalou tomada de posse da Comissão Política da vila

Este último sábado assinalou a tomada de posse da Comissão Política do Núcleo do Partido Social Democrata da Vila de...

Arquivo

Mais Vistos