País
Enfermeiros anunciam greve às horas extraordinárias entre 30 de outubro e 25 de novembro

O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) convocou uma greve às horas extraordinárias em Portugal continental, entre 30 de outubro e 25 de novembro, com a qual pretende que o Governo corrija a “estagnação salarial” destes profissionais.
Em comunicado, a organização sindical indica que “a presente luta dos trabalhadores enfermeiros visa fazer com que o Governo da República, tal como fizeram os Governos da Região Autónoma dos Açores e da Madeira, corrija as inversões remuneratórias decorrentes da legislação aprovada em 2022 sobre a contabilização dos anos de exercício profissional”.
As reivindicações do SNE incidem no “início do processo de revisão da carreira e tabela salarial com representantes do Ministério das Finanças e do Ministério da Saúde, corrigindo a estagnação salarial dos enfermeiros nos últimos nove anos, através da assinatura de um protocolo negocial para um Acordo Coletivo de Trabalho Global”.
O sindicato queixa-se de os enfermeiros nunca terem tido direito a um Acordo Coletivo de Trabalho Global, “ao contrário das restantes carreiras especiais da saúde da Administração Pública que detêm o mesmo grau de complexidade funcional máximo (grau 3)”.

-
Bragahá 1 semana
Jovem de 28 anos morre após queda de um 5.º andar em Braga
-
Desportohá 5 dias
Famalicense Tiago Reis venceu primeiro desafio da nova edição do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno
-
Paíshá 3 dias
Suspeito de atropelar bebé na Maia fica em prisão preventiva. Tinha uma taxa de álcool de 1,5
-
Barceloshá 1 dia
Dois criminosos em fuga após assalto a quiosque em Barcelos