Siga-nos nas redes

País

Realiza-se a última grande peregrinação do ano ao Santuário de Fátima

Publicado

em

A pouco mais de 24 horas do início da última grande peregrinação do ano ao Santuário de Fátima, poucos percorriam a pé as estradas que conduzem à Cova da Iria, o que era visível, também, nos postos de assistência.

Em Colmeias, Leiria, ao fim da manhã de segunda-feira, não havia “clientes” no centro de apoio do Movimento da Mensagem de Fátima (MMF) e apenas alguns voluntários se preparavam para a missa que iria ser celebrada pelo padre Sérgio Fernandes.

Faustino Ferreira, há 34 anos no MMF, assume a responsabilidade pelos postos do movimento e aponta uma explicação para o escasso número de fiéis nas estradas: “o peregrino agora vem todos os dias [a Fátima]. O peregrino [de agora] não é como o das antigas peregrinações, que vinha nos meses de maio, agosto e outubro. Hoje, praticamente, é todos os fins de semana”.

“Neste posto, aqui nas Colmeias, temos grupos todos os fins de semana: 10, 15, 20 ou 30 peregrinos, para ficarem”, assegura, adiantando, que, por informações do assistente nacional do movimento, para esta peregrinação aniversária de outubro “se está a verificar, desde o norte a sul, muito menos peregrinos nestas horas perto de [dias] 12 ou 13”.

Segundo Faustino Ferreira, “a epidemia também ainda não favorece muito estas caminhadas. As pessoas não gostam de vir com muita gente junta, ainda estão com medo que se pegue a Covid e as constipações que no dia a dia acontecem”.

O que, para si, não se coloca, é que o afluxo de peregrinos seja prejudicado pelas notícias sobre casos de abuso sexual no seio da Igreja Católica e a suspeita de encobrimento que recaia sobre alguns bispos.

“Como cristão que sou e como vejo as notícias e as perguntas que fazem sobre [o assunto], para mim não têm sentido. Houve sempre e haverá [abusos], mesmo até nas próprias famílias e, depois, vai tudo ter para cima da Igreja”, lamenta Faustino Ferreira, acrescentando: “o peregrino, se vem a Fátima, vem com amor. Para quê? Para agradecer a Nossa Senhora”.

Já Maria da Conceição, de 71 anos, de Ílhavo, que há três dias comanda um grupo de dezena e meia de peregrinos em direção a Fátima, tem opinião diferente.

“Eu acho que as pessoas que têm a verdadeira fé não se afastam. Acho que cada um é responsável por aquilo que faz. Os padres são homens como outros quaisquer e eles é que têm de sentir no coração deles o mal que estão a fazer… porque são crianças [as vítimas]”, diz esta católica que, questionando-se a si própria sobre se os clérigos terão de ser castigados pelos abusos cometidos, é perentória: “terão, eu estou de acordo que assim seja”.

Quanto ao afastamento de pessoas da Igreja por causa destes casos, também não tem dúvidas: “Há um afastamento, sim. Isso há. Há pessoas que começam a afastar-se. E é como digo, porque se calhar não têm aquela fé forte no coração, em Deus e na Nossa Senhora… Se o meu vizinho é ladrão, eu não tenho culpa, não é?”

“Portanto, eles [membros do clero] fizeram as asneiras, mas eu tenho fé, tenho de continuar a viver a minha fé, mas que [a situação] desvia pessoas da Igreja, isso desvia, sim senhor, isso é de certeza absoluta. Não é o meu caso”, afirma esta mulher que há 33 anos percorre a pé o caminho entre Ílhavo e a Cova da Iria, sempre em outubro, “pela fé”.

No mesmo grupo, Gonçalo Teixeira, de 23 anos, a fazer a primeira peregrinação, mostra alguma incomodidade com a abordagem ao tema dos abusos.

“Esse é um tema que não acho que me diga tanto respeito, pelo que, normalmente, não dou muito a minha opinião sobre isso”, diz, adiantando, quando questionado se o assunto não lhe dizia respeito enquanto católico, que “cada um vê a religião da sua forma e, nesse aspeto, esses abusos não são todos os casos, são muitas vezes casos específicos de algumas pessoas, por isso também não se pode generalizar”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 27 minutos

Famalicão: Hélder Costa é o novo presidente da ACIF. Lista B vence com 191 votos

A Associação Comercial e Industrial de Vila Nova de Famalicão assinalou, esta terça-feira, um momento de eleição de uma nova...

Paíshá 44 minutos

EN14: Duas pessoas feridas após colisão entre diversos veículos na Maia

Duas pessoas sofreram ferimentos ligeiros, na tarde desta terça-feira, na sequência de uma colisão entre diversas viaturas, na Estrada Nacional...

Desportohá 2 horas

Sub-23 do FC Famalicão vencem Estoril Praia por 0-1

Esta terça-feira assinalou mais um dia de competição para a formação sub-23 do FC Famalicão, que disputou a 13.ª jornada...

Famalicãohá 2 horas

Famalicão: Céus limpos e subida das temperaturas máximas são as previsões para esta quarta-feira

Famalicão espera, esta quarta-feira, um dia de sol e céus limpos, de acordo com as previsões do Instituto Português do...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão desenvolve o Plano de Ação para a Cultura que irá vigorar até 2030

A Câmara Municipal de Famalicão desenvolve o seu “Plano de Ação para a Cultura”, projeto que irá vigorar até 2030,...

Desportohá 5 horas

“Histórico adormecido” Tirsense preparado para “mostrar qualidade” no maior estádio de Portugal

O treinador do Tirsense, Emanuel Simões, disse hoje que a equipa vai encarar a segunda mão das meias-finais da Taça...

Paíshá 6 horas

Luto pela morte do Papa deverá coincidir com celebrações do 25 de abril diz Marcelo

O Presidente da República anunciou hoje que o luto nacional de três dias pela morte do Papa Francisco, em princípio,...

Paíshá 7 horas

Matrículas para crianças do pré-escolar e 1.º ano abertas a partir de hoje

As matrículas das crianças que em setembro vão para o pré-escolar ou para o 1.º ano de escolaridade começam hoje...

Famalicãohá 7 horas

Famalicão: Homem de 79 anos ferido após atropelamento de autocarro em Joane

Um homem de 79 anos ficou ferido, na manhã desta terça-feira, após ter sido atropelado por um autocarro, na Rua...

Famalicãohá 7 horas

Famalicão: Mercado do Livro está de regresso à Praça D. Maria II esta quarta-feira

Está de regresso à Praça D. Maria II, em Famalicão, o Mercado do Livro que contará, nesta edição de 2025,...

Arquivo

Mais Vistos