Tornou-se viral nas redes sociais um momento de diversão captado no intervalo de um jogo que se realizou, no dia 01 de outubro, no Estádio do Castelo da Maia, na Maia, que mostra um militar da GNR e uma criança a jogarem futebol, aproveitando a ausência dos jogadores em campo.
De acordo com o relato do autor da foto, Álvaro Loureiro, o pequeno “Francisco estava a entreter-se com a bola sozinho no relvado, quando para surpresa geral um agente da GNR que estava de serviço ao jogo alinhou na brincadeira, fazendo de guarda redes. A cada remate e defesa, o público aplaudia e era bem visível a felicidade do Francisco”, explicou,
Esta interação, embora “simples”, é mais uma que serve para mostrar a humanidade dos elementos das forças da autoridade, fomentando assim a proximidade da população.
Foi um gesto simples, mas digno de realce daquele agente, demonstrando a todos, principalmente ao Francisco e às crianças que estavam na bancada, que autoridade não é sinónimo de “bicho papão”, explicam os responsáveis da Guarda Nacional Republicana.