Siga-nos nas redes

País

Agricultores vão ter apoio “imediato” no combustível -Governo

Publicado

em

O Governo vai avançar com um apoio “imediato” aos agricultores com o objetivo de mitigar o aumento do preço dos combustíveis, no total de 10 cêntimos por litro de gasóleo agrícola, segundo o acordo de Concertação Social, hoje assinado.

O acordo de médio prazo para melhoria de rendimentos, salários e competitividade é esta tarde assinado entre o Governo e os parceiros sociais, à exceção da CGTP, que deverá ficar de fora, numa cerimónia no Palácio Foz, em Lisboa, com o primeiro-ministro, António Costa.

A versão final do documento, a que a Lusa teve acesso, prevê um “apoio extraordinário imediato aos agricultores para mitigar o aumento do preço dos combustíveis”.

O apoio é “equivalente à taxa de carbono, à redução da taxa unitária do Imposto sobre Produtos Petrolíferos (ISP) do gasóleo agrícola para o mínimo legal e a uma compensação pelo IVA, no total de 10 cêntimos por litro tendo em consideração os consumos de gasóleo agrícola reportados ao último ano completo”, lê-se no documento.

O acordo estipula ainda, para 2022 e 2023, um reforço de 20% para 40% da majoração, em sede de IRS e IRC, dos gastos com rações para animais, fertilizantes e adubos, corretivos orgânicos e minerais e extensão para a água para rega.

Já no âmbito da mobilidade sustentável, o acordo prevê a implementação de um plano de abate de automóveis ligeiros de passageiros em fim de vida e o alargamento do gasóleo profissional ao transporte público coletivo de passageiros e a criação do “Gás Profissional” para o transporte pesado de mercadorias.

Ainda entre as novidades da versão final do documento está uma “extensão da isenção da taxa liberatória de IRS aplicável aos trabalhadores agrícolas não residentes às primeiras 50 horas de trabalho suplementar”.

Por sua vez, na medida que prevê o aumento das indemnizações de 12 para 14 dias nas situações de despedimento coletivo ou extinção do posto de trabalho deixou de constar o prazo para implementar a mesma, que estava previsto na versão anterior (a partir de 2023).

No documento, também as alterações que estavam propostas na versão anterior em relação ao Fundo de Compensação do Trabalho (FCT) são modificadas.

Os parceiros irão discutir a reconversão do FCT para permitir às empresas “financiar a qualificação e a formação certificada dos trabalhadores” ou “apoiar a autonomização dos jovens trabalhadores, suportando uma parte dos encargos com habitação”.

Para discussão ficará também o reforço do Fundo de Garantia de Compensação do Trabalho (FGCT) “com transferência excecional do FCT, de forma a garantir capacidade de resposta face ao histórico de sinistralidade”.

O acordo define ainda o “fim das contribuições para o FCT e, durante a vigência do acordo, a suspensão das contribuições mensais para o FGCT”.

No âmbito da fiscalidade, o novo documento introduz como medida a “efetivação do mecanismo de restituição do IVA suportado e não dedutível com as despesas relativas à organização de congressos, feiras, exposições, seminários, conferências e similares (…), avaliando a possibilidade de evolução do regime”.

O Governo e os parceiros sociais, à exceção da CGTP, chegaram no sábado a um acordo de médio prazo para a melhoria dos rendimentos, salários e competitividade, que tem a validade da legislatura (até 2026).

Entre as medidas previstas no acordo está ainda uma valorização dos salários de 5,1% em 2023, de 4,8% em 2024, de 4,7% em 2025 e de 4,6% em 2026.

“A valorização anual tem como objetivo assegurar um aumento não inferior a 20% do rendimento médio por trabalhador em 2026 face a 2022”, sublinha o Governo.

O documento define ainda a evolução do salário mínimo nacional, dos atuais 705 euros para 760 euros em 2023, para 810 euros em 2024, para 855 euros em 2025 e para 900 euros em 2026.

Além do Governo, integram a Concertação Social a CIP – Confederação Empresarial de Portugal, a Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP), a Confederação do Turismo (CTP), a Confederação dos Agricultores (CAP), a UGT e a CGTP.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Paíshá 2 minutos

Gaia: Mulher atropelada por camião fica gravemente ferida

Uma mulher ficou gravemente ferida, na manhã desta quarta-feira, depois de ter sido atropelada por um camião, na Rua Professor...

Famalicãohá 23 minutos

Famalicão: Estrada Nacional 14 cortada esta quarta-feira para a passagem do “Gran Camino”

Passa por Famalicão, esta quarta-feira, a prova de ciclismo espanhola Gran Camino. Neste seguimento, irá proceder-se ao corte do trânsito...

Famalicãohá 52 minutos

Famalicão: Faleceu o cónego Manuel Azevedo Tinoco aos 83 anos

Faleceu, este sábado, o cónego Manuel Azevedo Tinoco, que desempenhou funções nas paróquias de Lousado e Calendário, no concelho de...

Famalicãohá 1 hora

Famalicão: Porcos soltos passearam na berma da Estrada Nacional 310 em Delães

Imagens insólitas captadas na freguesia de Delães, em Famalicão, foram divulgadas esta terça-feira nas redes sociais: dois porcos foram vistos...

Famalicãohá 14 horas

Famalicão: “Máximas” descem até aos 2 graus esta quarta-feira

Famalicão espera, esta quarta-feira, 24 horas sem chuva apesar de alguma nebulosidade nos céus, de acordo com as previsões do...

Mundohá 16 horas

Papa Francisco divulga mensagem para esta Quaresma: “Deus pede de nós para sermos melhores viajantes”

O Papa Francisco apelou aos católicos do mundo inteiro que se confrontem, durante a Quaresma, com a “realidade concreta de...

Desportohá 16 horas

Dois golos de Yassir Zabiri dão vitória aos sub-23 do FC Famalicão

Esta terça-feira assinalou mais um momento de disputa para o coletivo sub-23 do FC Famalicão, que se deslocou até Torres...

Entretenimentohá 17 horas

Jogos Temáticos de Desporto

Fonte: Pixabay No catálogo de slots no casino da Solverde, é possível encontrar jogos inspirados em competições desportivas, com símbolos...

Famalicãohá 17 horas

Famalicão: Algumas zonas de Ribeirão estiveram sem água após rebentamento de conduta

Algumas zonas da vila de Ribeirão ficaram sem abastecimento de água, esta terça-feira, na sequência do rebentamento de uma conduta,...

Entretenimentohá 18 horas

Férias: 4 destinos imperdíveis para visitar em Março

Março é o mês ideal para planear uma viagem para destinos onde o clima ameno e a beleza natural criam...

Arquivo

Mais Vistos