Siga-nos nas redes

País

Mau tempo: Zonas costeiras com ondas até aos 13 metros alerta a Autoridade Marítima Nacional e Marinha

Publicado

em

A Marinha e a Autoridade Marítima Nacional alertaram hoje para o mau tempo em Portugal continental previsto para os próximos dias, com ondas que podem vir a atingir os 13 metros e ventos com rajadas até 135 quilómetros/hora.

Em comunicado, as autoridades explicam que a previsão do estado do mar aponta para um “agravamento considerável” das condições meteorológicas e de “agitação marítima” a partir de quarta-feira e até à meia-noite de quinta-feira, 10 de outubro.

De acordo com a nota, a agitação marítima será caracterizada por uma ondulação proveniente de quadrante oeste, “com uma altura significativa que poderá atingir os sete metros e uma altura máxima de 13 metros, com um período médio a variar entre os nove e os 21 segundos”.

Segundo a Marinha e a Autoridade Marítima Nacional, são esperados ventos provenientes do quadrante sudoeste, “com uma intensidade média de até 75km/h [quilómetros/hora] e rajadas até 135km/h”, além da possibilidade de precipitação entre 0,3 e 25 mm/6h em algumas regiões.

Desta forma, as autoridades alertam toda a comunidade marítima e a população em geral para os cuidados a ter, tanto na preparação de uma ida para o mar, como quando estão no mar ou em zonas costeiras.

A Marinha e a Autoridade Marítima Nacional apelam a que seja reforçada a amarração e para que se mantenha uma vigilância apertada das embarcações atracadas e fundeadas.

As autoridades apelam ainda à população que sejam evitados passeios junto ao mar ou em zonas expostas à agitação marítima, de que são exemplo os molhes de proteção dos portos, arribas ou praias, evitando ser surpreendido por uma onda.

Aconselham também para que não seja praticada a atividade da pesca lúdica, em especial junto às falésias e zonas de arriba “frequentemente atingidas pela rebentação das ondas, tendo sempre presente que nestas condições o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras”.

Os distritos de Viana do Castelo e Braga estão a partir de hoje sob aviso laranja devido à previsão de chuva, vento e agitação marítima, dia em que começa a fazer-se sentir os efeitos da tempestade Kirk.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a tempestade Kirk deverá deslocar-se para noroeste da península ibérica, após passar a norte do arquipélago dos Açores, e aproximar-se do continente na manhã de quarta-feira, com agravamento das condições meteorológicas já esta tarde.

Devido ao agravamento do estado do tempo, o IPMA colocou os distritos de Braga e Viana do Castelo sob aviso laranja devido à previsão de chuva persistente, por vezes forte, passando a aguaceiros que podem ser acompanhados de trovoada a partir das 21:00 de hoje e até às 09:00 de quarta-feira.

Braga e Viana do Castelo bem como o distrito do Porto estão também sob aviso laranja por causa do vento de sudoeste com rajadas 75 quilómetros por hora (km/h), sendo até 95 km/h na faixa costeira e até 110 km/h nas terras altas entre as 03:00 e as 09:00 de quarta-feira.

O IPMA emitiu ainda aviso laranja para toda a costa portuguesa devido à agitação marítima, prevendo-se ondas de oeste com cinco a seis metros de altura, podendo atingir 12 metros de altura máxima a partir das 09:00 de quarta-feira e até às 00:00 de quinta-feira.

Os avisos laranja são antecedidos de aviso amarelo.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 9 minutos

“O cometa do século” pode ser visto este domingo a olho nu em Portugal

Numa curta janela de oportunidade, um cometa poderá ser visto a olho nu este domingo, pelas 19h35, em Portugal.  Trata-se do...

Desportohá 55 minutos

Famalicão: Liberdade FC conquista três pódios individuais e um coletivo na 8ª Corrida REN

Este sábado, dia 12 de Outubro, a Associação Liberdade FC marcou presença na 8ª Corrida REN de Pedome e Oliveira Santa Maria...

Famalicãohá 2 horas

Famalicão: Seide S. Paio organiza Feira Medieval para angariar fundos para as Festas de Nossa do Parto

Juntar a comunidade à volta de um objetivo: angariar dinheiro para as Festas de Nossa Senhora do Parto. Este é...

Desportohá 3 horas

Futebol Feminino: FC Famalicão goleado em casa pelo Torreense

A quinta jornada da I Liga de futebol feminino abriu com uma goleada. O FC Famalicão recebeu este sábado, dia...

Desportohá 3 horas

Hóquei em Patins: FAC segue de vento em pompa e vence Marinhense

Jogou-se este sábado, dia 12 de outubro, a segunda jornada do Nacional de Hóquei em Patins da segunda divisão, com...

Desportohá 5 horas

Famalicão: Escola de Atletismo Rosa Oliveira em destaque na Corrida REN

A equipa da Escola de Atletismo Rosa Oliveira (EARO) participou, este sábado, na 8ª Corrida REN, onde esteve em evidente...

Famalicãohá 6 horas

Famalicão: Seide S. Paio é palco de Feira Medieval

A freguesia de Seide S. Paio, em Vila Nova de Famalicão, é palco, este domingo, de uma Feira Medieval, um...

Regiãohá 6 horas

Faz hoje 69 anos que a Beata Alexandrina de Balasar faleceu

O programa de atividades que assinala 69º aniversário de falecimento da beata Alexandrina termina este domingo, 13 de outubro, dia do seu...

Desportohá 20 horas

Cerca de 600 atletas correram entre Pedome e Oliveira Santa Maria na 8ª Corrida REN

Rui Pedro Silva, da equipe São Salvador do Campo, na categoria masculina, e Andreia Santos, do Centro Social e Recreativo...

Desportohá 1 dia

II Open de Jiu Jitsu em Famalicão reúne em competição, atletas de várias escolas do país

Este sábado, o Pavilhão Municipal das Lameiras, em Antas, acolheu o II Open Famalicão Jiu-Jitsu, um encontro nacional de artes...

Arquivo

Mais Vistos