Siga-nos nas redes

Braga

Três condenados pela morte de 6 lobos no Gerês

Publicado

em

O Tribunal de Vila Real condenou três arguidos a penas entre os sete meses e os dois anos e dois meses de prisão, suspensas na sua execução, pelo abate de seis lobos no Gerês, foi hoje divulgado.

O acórdão data de 03 de outubro e foi divulgado hoje na página da Internet da Procuradoria-Geral Distrital do Porto.

Em causa está o abate de seis exemplares de lobo-ibérico capturados com cabos de aço no Parque Nacional da Peneda-Gerês.

O Tribunal de Vila Real, no juízo criminal central, condenou os três arguidos pela prática, em coautoria material e na forma consumada, por seis crimes de dano contra a natureza e a penas de prisão de dois anos e dois meses, um ano e oito meses e sete meses, todas suspensas na sua execução pelo período de dois anos seis meses, com regime de prova.

O tribunal deu como provado que, no ano de 2018, os arguidos decidiram capturar e matar lobos que deambulassem pelo Parque Nacional da Peneda-Gerês, tendo, para o efeito, fabricado armadilhas feitas com cabos de aço, que armaram em vários locais de Cabril, no concelho de Montalegre, distrito de Vila Real, com restos de animais para atrair os lobos.

“E que nessas armadilhas foram apanhados seis lobos, que os arguidos ali encontraram nas rondas que faziam às mesmas, um deles ainda vivo, em fevereiro de 2021, que os arguidos mataram à pancada, os outros já mortos, por asfixia ou inanição, em abril e julho de 2021”, acrescenta o acórdão.

Por fim, o tribunal deu como provado que os seis lobos mortos pertenciam a um grupo de animais da mesma espécie designado por Alcateia de Cabril, que tinha o seu ‘habitat’ na região central da Serra do Gerês, entre Terras de Bouro (Braga) e Montalegre (Vila Real), e que as suas mortes colocaram em perigo a existência dessa alcateia ou, na melhor das hipóteses, retardaram intoleravelmente a sua renovação.

Dois dos arguidos foram ainda condenados pela prática, em coautoria, de uma contraordenação ambiental grave, ficando um deles sujeito ao pagamento de quatro mil euros e o outro a três mil euros.

Um dos arguidos também foi condenado a uma pena de multa de 825 euros pela prática de um crime de detenção de arma proibida.

O Ministério Público deduziu um pedido de indemnização civil contra os arguidos, em representação do Estado português, em consequência do dano ambiental, traduzido na perda ou degradação da comunidade de lobos-ibéricos de Cabril e, por essa via, da biodiversidade no território nacional.

O pedido foi admitido e os arguidos foram condenados ao pagamento solidário de 20 mil euros, em função da atuação que adotaram e dada como provada e do dano social, coletivo, que afeta o ambiente enquanto património comum da coletividade, ou seja, pelo dano ambiental coletivo.

Foto: Scouts.es

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Paíshá 16 minutos

“Abril, águas mil”: Último mês teve um registo de precipitação 143% superior à média

O mês de abril de 2025 destacou-se dos registos anuais anteriores com mais chuvas e temperaturas altas no continente, com...

Paíshá 54 minutos

Recenseados em Portugal que estejam no estrangeiro já podem votar para as legislativas

Os cidadãos recenseados em Portugal e que estejam no estrangeiro a 18 de maio, dia das eleições legislativas antecipadas, podem...

Paíshá 2 horas

Atualização: Nininho Vaz Maia constituído arguido por suspeitas de branqueamento de capitais

O cantor Nininho Vaz Maia foi constituído arguido por suspeitas de branqueamento de capitais na sequência das buscas hoje realizadas...

Desportohá 2 horas

FC Famalicão quer ponta de lança “letal” do Celta de Vigo mas tem concorrência minhota

O FC Famalicão está interessado em adicionar ao seu plantel os talentos de Jordi Escobar, ponta de lança do Celta...

Paíshá 2 horas

Norte: Jovem de 17 anos acusado de homicídio e instigar ataquem em escola no Brasil que resultou na morte de uma jovem

O Ministério Público (MP) deduziu acusação contra um jovem, residente em Santa Maria da Feira, por um crime de homicídio...

Desportohá 3 horas

Famalicão: Alunos da PatinAVE sobem ao pódio no Campeonato Distrital

Os alunos da PatinAVE estiveram em competição, neste fim de semana, no Campeonato Distrital, no qual integraram as disciplinas de...

Paíshá 4 horas

Norte: ASAE encerra três entrepostos ilegais e apreende 32 toneladas de produtos alimentares

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) procedeu ao encerramento de três estabelecimentos ilegais que providenciavam entrepostagem e distribuição...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão assinala Dia da Europa esta sexta-feira junto da comunidade escolar do concelho

Famalicão assinala o Dia da Europa, esta sexta-feira, com uma conferência sobre os 40 anos da adesão de Portugal à...

Paíshá 5 horas

PSP: Quase 850 condutores detidos no mês de abril. Maior parte por excesso de álcool

A PSP deteve 842 condutores em abril, mais 262 do que no ano passado, destacando que a maioria das detenções...

Bragahá 6 horas

Braga: 20 anos depois de afogamento de rapaz de 14 anos o Estado chega a acordo com os país

O Estado português chegou a acordo com os pais de um rapaz de 14 anos que morreu afogado, em 2005,...

Arquivo

Mais Vistos