Com a chegada de um período de chuvas mais fortes, acompanhadas ainda por trovoadas e vento, os cuidados na condução devem ser redobrados, devido à visibilidade reduzida, criação de lençóis de água e outras situações provocadas pelas condições meteorológicas mais adversas.
Neste sentido, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil divulgou uma série de conselhos para garantir a segurança de condutores passageiros e peões.
Assim, deverá adaptar a sua condução ao estado do piso, às condições de visibilidade, ao estado e carga do veículo e à intensidade do trânsito e verificar se os seus pneus se encontram com a pressão certa e em bom estado de conservação, tal como o sistema de iluminação e sinalização, que deverá estar em pleno funcionamento.
Para além disto, deverá certificar-se do bom estado das escovas e sistema de limpa para-brisas, assim como do sistema de travagem.
Já na estrada, deverá aumentar a distancia de segurança entre os outros veículos, respeitando sempre os limites de velocidade, e redobrando a atenção para a possibilidade da formação de lencóis de água.
Deverá ainda garantir que os seus vidros se encontram desembaciados, e circular com as luzes acessas para aumentar a visibilidade do seu veículo.
Será ainda essencial que adote sempre um estilo de condução defensiva, salienta a Proteção Civil.