País
Portugal festeja hoje a implantação da República
Em 1 de fevereiro de 1908, o rei D. Carlos e o seu filho mais velho foram mortos com tiros na Praça do Comércio, em Lisboa. Tratou-se de golpe de estado que se designa por regicídio (assassinato de um monarca). O filho mais novo do rei, D. Manuel II, sucedeu ao pai, mas a instabilidade política e social aumentou de tal maneira que os republicanos se impuseram pela força, com a ajuda do exército e da marinha e a família real portuguesa foi obrigada a partir para o estrangeiro.
Assim, a 5 de outubro de 1910, às 9 horas, a República foi proclamada nos Paços do Concelho de Lisboa, edifício onde se localiza a Câmara Municipal.
Após a proclamação da República, foi criado um governo provisório chefiado por Teófilo Braga. Em agosto de 1911 foi aprovada uma nova Constituição, tendo início a Primeira República Portuguesa.
O primeiro presidente da República foi Manuel de Arriaga (1840-1917), eleito pelo Parlamento a 24 de agosto de 1911.
Com esta mudança foram alterados alguns símbolos do País, como o hino e a bandeira nacional, que passou de azul e branca para verde e vermelha.
Neste dia, há desfiles militares e diversas iniciativas por todos o país, particularmente na capital. Normalmente, as Comemorações oficiais acontecem na Praça do Município em Lisboa, com discursos do presidente da República, do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, entre outras personalidades da vida política portuguesa. As comemorações incluem ainda uma cerimónia em que é hasteada a Bandeira Nacional ao som do Hino, tocado pela Banda da GNR.
-
Desportohá 1 semana
Riba d’Ave HC registou a sua primeira vitória num jogo oficial das competições europeias
-
Desportohá 7 dias
Guarda-redes do Famalicão afastado dos relvados por tempo indeterminado após lesão num rim
-
Paíshá 4 dias
Operação Natal e Ano Novo. Só ontem morreram cinco pessoas nas estradas portuguesas
-
Bragahá 2 dias
Arcebispo D. José Cordeiro apela à solidariedade pelo próximo nesta quadra Natalícia