Siga-nos nas redes

País

Greve nacional de professores esta sexta-feira.

Publicado

em

Para amanhã, está agendada uma greve nacional de professores, com uma estimada adesão superior a 90%, segundo o secretário-geral da Fenprof. O líder da FNE antecipa que “milhares” de escolas em todo o país poderão ser afetadas. Este ano promete ser mais um período de intensa contestação.

Hoje assinala-se o Dia Mundial do Professor, e a Internacional da Educação dedicou esta semana à classe, o que levou à convocação da primeira greve nacional de professores pela plataforma sindical para amanhã.

As expectativas de Mário Nogueira e de Pedro Barreiros já eram elevadas, mas após o pronunciamento de António Costa, que excluiu categoricamente qualquer negociação sobre o tempo de serviço, a situação agravou-se.

Pedro Barreiros acredita que “podem fechar várias centenas, até milhares, de escolas pelo país, e aquelas que permanecerem abertas enfrentarão grandes desafios”. A contestação dos professores continuará durante o debate da proposta de Orçamento do Estado para 2024, havendo a possibilidade de novas greves e manifestações em perspetiva.

A principal reivindicação dos professores é a recuperação do tempo de serviço que esteve congelado durante seis anos, seis meses e 23 dias, uma medida que afeta salários, aposentações e impede que muitos alcancem os escalões finais da carreira. No entanto, esta não é a única questão que enfrentam.

O líder da FNE afirma que os professores se sentem “muito pressionados” entre as promessas do presidente da República, que pede ao Governo para abrir uma porta, logo fechada pelo primeiro-ministro, que se recusa a negociar. A falta de condições de trabalho, o envelhecimento da classe e os obstáculos à progressão na carreira também contribuem para a crise de escassez de docentes.

Mário Nogueira denuncia que o início do ano letivo foi um dos piores em termos de organização, com milhares de alunos ainda sem todas as aulas e professores a enfrentar dificuldades. Além disso, a proposta de revisão da formação inicial, que prevê estágios remunerados, é motivo de preocupação.

Os sindicatos também estão contra as faltas injustificadas e os processos disciplinares que foram instaurados contra os professores que aderiram à greve da Função Pública em março.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Desportohá 12 horas

Veja os Golos! FC Arouca 1-2 FC Famalicão

O Futebol Clube de Famalicão venceu esta tarde o Futebol Clube de Arouca por duas bolas a uma no Estádio...

Desportohá 16 horas

Bruno Carvalho é eleito novo presidente do Riba d’Ave Hóquei Clube

Está ultrapassado o impasse diretivo no Riba d’Ave Hóquei Clube (RAHC). Os sócios elegem esta tarde os novos órgãos sociais...

Famalicãohá 18 horas

Famalicão: alunos dos cursos profissionais da Camilo realizam estágio na Sérvia

Seis alunos dos cursos profissionais do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco (AECCB), dos cursos de Técnico de Audiovisuais, de...

Regiãohá 20 horas

Enfermeiros do Hospital de Santo Tirso contra transferência para a Misericórdia

Cinquenta e oito enfermeiros do Hospital de Santo Tirso, subscreveram um abaixo-assinado, requerendo que esta unidade permaneça sob gestão pública...

Famalicãohá 21 horas

Famalicão: Escola Básica de Avidos inaugurou biblioteca escolar

A Escola Básica (EB) de Avidos já tem uma biblioteca escolar. A abertura deste novo espaço de leitura e conhecimento...

Famalicãohá 22 horas

Associação de Voluntariado entrega camas hidráulicas ao Hospital de Famalicão  

A Associação do Voluntariado Hospitalar de de Famalicão doou três camas hidráulicas à enfermaria do Serviço de Medicina Homens do...

Desportohá 23 horas

Riba d’Ave Hóquei Clube volta a reunir, este sábado, para tentar ultrapassar vazio diretivo 

O Riba d´Ave Hóquei Clube (RAHC) volta a reunir, este sábado, 5 de abril,  em Assembleia Geral para eleger os...

Famalicãohá 24 horas

Famalicão assinala “Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância”

O Município de Famalicão e a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Famalicão estão a assinalar o...

Paíshá 1 dia

Têxteis nacionais antecipam “impacto negativo” com tarifas de Trump: EUA são mercado de “grande relevância”

A Associação Têxtil e Vestuário de Portugal (ATP) afirma que as novas tarifas anunciadas pelos EUA às importações da União...

Paíshá 2 dias

PJ desmantela rede de burlas “olá pai, olá mãe” que lesaram milhares de pessoas

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou hoje ter desmantelado uma rede de burlas “olá pai, olá mãe” e de ofertas de...

Arquivo

Mais Vistos