Siga-nos nas redes

País

Greve nacional de professores esta sexta-feira.

Publicado

em

Para amanhã, está agendada uma greve nacional de professores, com uma estimada adesão superior a 90%, segundo o secretário-geral da Fenprof. O líder da FNE antecipa que “milhares” de escolas em todo o país poderão ser afetadas. Este ano promete ser mais um período de intensa contestação.

Hoje assinala-se o Dia Mundial do Professor, e a Internacional da Educação dedicou esta semana à classe, o que levou à convocação da primeira greve nacional de professores pela plataforma sindical para amanhã.

As expectativas de Mário Nogueira e de Pedro Barreiros já eram elevadas, mas após o pronunciamento de António Costa, que excluiu categoricamente qualquer negociação sobre o tempo de serviço, a situação agravou-se.

Pedro Barreiros acredita que “podem fechar várias centenas, até milhares, de escolas pelo país, e aquelas que permanecerem abertas enfrentarão grandes desafios”. A contestação dos professores continuará durante o debate da proposta de Orçamento do Estado para 2024, havendo a possibilidade de novas greves e manifestações em perspetiva.

A principal reivindicação dos professores é a recuperação do tempo de serviço que esteve congelado durante seis anos, seis meses e 23 dias, uma medida que afeta salários, aposentações e impede que muitos alcancem os escalões finais da carreira. No entanto, esta não é a única questão que enfrentam.

O líder da FNE afirma que os professores se sentem “muito pressionados” entre as promessas do presidente da República, que pede ao Governo para abrir uma porta, logo fechada pelo primeiro-ministro, que se recusa a negociar. A falta de condições de trabalho, o envelhecimento da classe e os obstáculos à progressão na carreira também contribuem para a crise de escassez de docentes.

Mário Nogueira denuncia que o início do ano letivo foi um dos piores em termos de organização, com milhares de alunos ainda sem todas as aulas e professores a enfrentar dificuldades. Além disso, a proposta de revisão da formação inicial, que prevê estágios remunerados, é motivo de preocupação.

Os sindicatos também estão contra as faltas injustificadas e os processos disciplinares que foram instaurados contra os professores que aderiram à greve da Função Pública em março.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Paíshá 7 horas

Operação Natal e Ano Novo. Só ontem morreram cinco pessoas nas estradas portuguesas

No período entre as 00h00 e as 23h59 deste sábado, dia 21 de dezembro, no âmbito da Operação “Natal e...

Desportohá 10 horas

Hóquei: Riba d’ Ave segue em frente na Taça de Portugal

O Riba d’ Ave Hóquei Clube fechou da melhor forma o ano de 2024, já que deu, este sábado, sequência...

Famalicãohá 12 horas

Meteorologia. Natal com sol e temperaturas baixas

Estamos a três dias do Natal e as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) apontam para...

Desportohá 12 horas

FC Famalicão perde em casa contra o Farense

O Famalicão perdeu, este sábado, em casa, contra o Farense. No final, o resultado fixou-se em 1-2, em jogo da...

Desportohá 1 dia

Veja os Golos! FC Famalicão 1-2 SC Farense

O FC Famalicão perdeu esta tarde em casa frente ao SC Farense por duas bolas a uma em jogo a...

Famalicãohá 1 dia

Compras de Natal: Comércio tradicional de Famalicão aberto até às 23h59 neste sábado

Este sábado, dia 21 de dezembro, o Comércio Tradicional de Famalicão convida todos a aproveitarem a magia das compras natalícias....

Famalicãohá 1 dia

Alterações na recolha de resíduos durante o período de Natal e Ano Novo em Vila Nova de Famalicão

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão informa que a recolha de resíduos sólidos urbanos sofrerá alterações durante o...

Desportohá 1 dia

10.ª Jornada da Liga BPI: FC Famalicão defronta Damaiense antes da pausa natalícia

A 10.ª jornada da Liga BPI, o principal campeonato nacional de futebol feminino, arrancou esta sexta-feira e promete emoções fortes...

Famalicãohá 1 dia

Homenagem póstuma aos dirigentes do Liberdade F.C.

Este sábado, dia 21 de dezembro, o Auditório da União de Freguesias de Vila Nova de Famalicão e Calendário, localizado...

Famalicãohá 1 dia

Praça Mercado de Famalicão celebra o Natal com doçaria e grandes chefs

A Praça-Mercado de Famalicão será o ponto de encontro para os amantes da doçaria natalícia nesta edição das celebrações de...

Arquivo

Mais Vistos