Site icon Fama Rádio e Televisão

Inflação: Pescada fresca aumentou 67% desde 1 de março. Conheça aqui os produtos mais afetados nos supermercados

A pescada fresca (67%) e os brócolos (47%) viram os maiores aumentos de preços entre 1 de Março e 31 de Agosto, enquanto os curgettes viram a maior queda no custo (-23%).

Entre 1 de Março e 31 de Agosto, o preço do cabaz de produtos alimentares essenciais aumentou mais de 21 euros, o que indica uma análise da organização de defesa do consumidor Deco Proteste. Dos 63 produtos que compõem um cabaz de produtos essenciais, 55 subiram de preço.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



O cabaz de produtos essenciais custou 185,17 euros no dia 1 de Março deste ano, tendo aumentado para 206,39 euros no último dia de Agosto – ou seja, os consumidores começaram a pagar mais 21,22 euros pelo mesmo alimento no espaço de seis meses.

De acordo com Deco, os maiores aumentos foram observados na pescada fresca e nos brócolos, cujos preços subiram 67 por cento e 47 por cento, respectivamente. Mas outros alimentos tiveram aumentos de dois dígitos: a couve e o óleo de cozinha subiram 36%, a batata vermelha é 33% mais cara e um frango inteiro é 30% mais caro.

Um bife de peru custa agora mais 25 por cento do que no início de Março, os cereais de mel aumentaram 23 por cento, enquanto as costeletas de porco e os bifes de porco registaram um aumento de preços de, respectivamente, 20 por cento e 18 por cento.

Apenas oito dos 63 produtos que constituem um cabaz essencial mantiveram ou baixaram de preço até 31 de Agosto, foi o caso do sal grosso, cujo preço se manteve estável, bem como dos cereais de fibra.

A curgette é o produto alimentar que teve a maior queda no preço (-23%) no período de seis meses: de 2,21 euros para 1,71 euros por quilograma. Também é de salientar o custo das ervilhas congeladas, que caíram 7%, do iogurte líquido (-2%) e do pão fatiado (-1%).

Citada numa declaração da organização, a porta-voz Ana Guerreiro salientou que “este é um momento de gestão difícil para o orçamento familiar português”, com “um agravamento da situação num futuro próximo”.

O cabaz essencial analisado por Deco compreende 63 alimentos, incluindo mercearia, lacticínios, carne, peixe, fruta, legumes e alimentos congelados. A análise é realizada todas as quartas-feiras, com base nos preços recolhidos no dia anterior, e o custo do cabaz é obtido através do cálculo do preço médio por produto em todos os supermercados em linha, presentes no simulador da organização.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Exit mobile version