Siga-nos nas redes

Economia

Inflação: Pescada fresca aumentou 67% desde 1 de março. Conheça aqui os produtos mais afetados nos supermercados

Publicado

em

A pescada fresca (67%) e os brócolos (47%) viram os maiores aumentos de preços entre 1 de Março e 31 de Agosto, enquanto os curgettes viram a maior queda no custo (-23%).

Entre 1 de Março e 31 de Agosto, o preço do cabaz de produtos alimentares essenciais aumentou mais de 21 euros, o que indica uma análise da organização de defesa do consumidor Deco Proteste. Dos 63 produtos que compõem um cabaz de produtos essenciais, 55 subiram de preço.

O cabaz de produtos essenciais custou 185,17 euros no dia 1 de Março deste ano, tendo aumentado para 206,39 euros no último dia de Agosto – ou seja, os consumidores começaram a pagar mais 21,22 euros pelo mesmo alimento no espaço de seis meses.

De acordo com Deco, os maiores aumentos foram observados na pescada fresca e nos brócolos, cujos preços subiram 67 por cento e 47 por cento, respectivamente. Mas outros alimentos tiveram aumentos de dois dígitos: a couve e o óleo de cozinha subiram 36%, a batata vermelha é 33% mais cara e um frango inteiro é 30% mais caro.

Um bife de peru custa agora mais 25 por cento do que no início de Março, os cereais de mel aumentaram 23 por cento, enquanto as costeletas de porco e os bifes de porco registaram um aumento de preços de, respectivamente, 20 por cento e 18 por cento.

Apenas oito dos 63 produtos que constituem um cabaz essencial mantiveram ou baixaram de preço até 31 de Agosto, foi o caso do sal grosso, cujo preço se manteve estável, bem como dos cereais de fibra.

A curgette é o produto alimentar que teve a maior queda no preço (-23%) no período de seis meses: de 2,21 euros para 1,71 euros por quilograma. Também é de salientar o custo das ervilhas congeladas, que caíram 7%, do iogurte líquido (-2%) e do pão fatiado (-1%).

Citada numa declaração da organização, a porta-voz Ana Guerreiro salientou que “este é um momento de gestão difícil para o orçamento familiar português”, com “um agravamento da situação num futuro próximo”.

O cabaz essencial analisado por Deco compreende 63 alimentos, incluindo mercearia, lacticínios, carne, peixe, fruta, legumes e alimentos congelados. A análise é realizada todas as quartas-feiras, com base nos preços recolhidos no dia anterior, e o custo do cabaz é obtido através do cálculo do preço médio por produto em todos os supermercados em linha, presentes no simulador da organização.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 17 horas

Famalicão: Casa Mortuária de Esmeriz inaugurada para responder a anseio da comunidade

Responder a uma necessidade da comunidade e trazer mais dignidade a quem parte e às famílias.Este é o objetivo da...

Paíshá 17 horas

Sabe quais são as nove burlas mais utilizadas por telefone?

Os nove métodos mais utilizados de burla por telefone foram identificados pela PSP, que alerta a população para este tipo...

Famalicãohá 18 horas

Famalicão assinala 25 de Novembro com sessão solene da Assembleia Municipal

A Assembleia Municipal de Vila Nova de Famalicão promove, esta segunda-feira, uma sessão solene comemorativa do 25 de novembro de...

Famalicãohá 20 horas

Proteção Civil de Famalicão em alerta por causa do mau tempo

Está previsto chegar ao final da tarde o agravamento do mau tempo e, em Vila Nova de Famalicão, a Proteção...

Famalicãohá 20 horas

Proteção Civil de Famalicão em alerta por causa do meu tempo

Está previsto chegar ao final da tarde o agravamento do mau tempo e, em Vila Nova de Famalicão, a Proteção...

Famalicãohá 22 horas

Famalicão: Trabalhadores da Sinovir manifestam-se para receber subsídio de desemprego

Há dois meses sem receber, alguns trabalhadores da fábrica de calçado Sinovir, com sede em Novais, Vila Nova de Famalicão,...

Famalicãohá 23 horas

Famalicão: Casa Mortuária de Esmeriz benzida este domingo

A nova Casa Mortuária de Esmeriz, Vila Nova de Famalicão, é benzida este domingo. O Presidente da Câmara Municipal de...

Famalicãohá 24 horas

Milhares de pessoas em Famalicão para ver as luzes de Natal a acenderem-se

Famalicão já está iluminado para receber o Natal. A iluminação de Natal foi inaugurada este sábado, dia 23 de novembro,...

Famalicãohá 1 dia

Atenção ao tempo. Tempestade Bert traz vento muito forte e chuva intensa ao final da tarde

Entre as 18h00 e as 22h00, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou o aviso para laranja...

Entretenimentohá 2 dias

Emissão Especial em direto: FAMALICÃO A CAMINHO DO NATAL

Sábado, 23/11/2024: Emissão especial da Fama Rádio e Televisão da inauguração das iluminações e divertimentos de Natal, na cidade de...

Arquivo

Mais Vistos