Siga-nos nas redes

Economia

Governo propõe aumento salarial de 4,8% para a função pública

Publicado

em

O Governo apresentou hoje aos sindicatos da função pública a proposta de aumentos salariais para 2023, com as estruturas sindicais a exigirem um valor superior ao da inflação e o executivo a apontar para uma valorização de 4,8%.

A ronda negocial com as três estruturas sindicais, a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, e a secretária de Estado da Administração Pública, Inês Ramires, realiza-se a uma semana da apresentação da proposta de Orçamento do Estado para 2023 (OE2023), que será entregue dia 10 no parlamento.

emissão em direto da famatv

Os sindicatos exigem aumentos superiores à inflação, que o Governo estima ficar em 7,4% este ano, mas o primeiro-ministro, António Costa, rejeitou essa possibilidade, indicando, numa entrevista à TVI, em 12 de setembro, que a inflação a considerar deve ser de 2%, o objetivo de médio prazo fixado pelo Banco Central Europeu.

Na quinta-feira, no parlamento, o primeiro-ministro foi mais longe e adiantou que, na proposta a apresentar hoje aos sindicatos da função pública, além do referencial de 2% para a inflação, será considerada a produtividade e o diferencial previsto no acordo de rendimentos e competitividade apresentado pelo Governo na Concertação Social, que resulta num aumento anual de 4,8%.

“Quando eu referi os aumentos da função pública disse que a inflação de referência deve ser, como para tudo, o objetivo de médio prazo fixado pelo Banco Central Europeu, de 2% (…), mas depois deve ter em conta os ganhos de produtividade e o diferencial que é necessário para atingirmos em 2026 o peso dos salários no PIB, de 48%, que é a média europeia”, disse António Costa em resposta à coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, no debate sobre política geral.

“A proposta que apresentaremos na segunda-feira aos sindicatos será uma proposta que não desonrará o Estado”, acrescentou o primeiro-ministro.

Do lado dos sindicatos, o secretário-geral da Federação dos Sindicatos da Administração Pública (Fesap), José Abraão, disse à Lusa esperar que o Governo apresente “uma proposta de aumentos salariais que reponha o poder de compra perdido em 2022, tendo em conta a inflação verificada, já que esse foi o critério utilizado pelo Governo até agora”.

Este ano, os funcionários públicos tiveram uma atualização salarial de 0,9%, em linha com a inflação verificada em 30 de novembro de 2021, descontada a deflação de 0,1%.

Também a presidente do Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado (STE), Helena Rodrigues, disse à Lusa esperar que a proposta do Governo de atualização salarial para 2023 “tenha em conta o interesse dos trabalhadores e que seja mais do que a inflação”.

Por sua vez, a Frente Comum dos Sindicatos da Administração Pública, da CGTP, reivindica aumentos salariais de 10% para todos os trabalhadores em 2023 e um mínimo de 100 euros de aumento por trabalhador.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 1 hora

Famalicão: Colheita de sangue em Joane a 26 de maio

A Escola Benjamim Salgado, na vila de Joane, recebe no dia 26 de maio mais uma colheita de sangue realizada...

Desportohá 1 hora

RELATO | FC Famalicão x Casa Pia AC

Acompanhe em direto todas as emoções da partida entre o FC Famalicão e o Casa Pia AC a contar para...

Famalicãohá 2 horas

Famalicão: Chuva vai manter-se este sábado com “máximas” de 18.º graus

Famalicão espera, este sábado mais um dia com previsão de chuva, que se deve manter durante a quase totalidade do...

Desportohá 2 horas

Sub-23 do FC Famalicão perdem por 1-0 frente ao Braga

A equipa sub-23 do FC Famalicão disputou, na tarde desta sexta-feira, a 1.ª Mão das Meias Finais Taça Revelação, partida...

Desportohá 3 horas

Famalicão: Atleta do Liberdade FC convocada para representar Associação de Atletismo de Braga

A atleta Maria Rodrigues do Liberdade FC, que integra atualmente o escalão juvenil, recebeu uma convocatória para representar a Associação...

Paíshá 4 horas

Agressor esfaqueia dois homens na Rua da Galeria de Paris no Porto

Dois homens, de 28 e 42 anos, foram agredidos com uma navalha durante a madrugada de hoje na Rua da...

Famalicãohá 4 horas

ATUALIZAÇÃO: Um ferido grave após colisão envolvendo camião na A3

Duas pessoas ficaram encarceradas, na sequência de uma colisão rodoviária no segmento da A3 que atravessa a freguesia de Cruz,...

Famalicãohá 5 horas

Famalicão: Duas pessoas encarceradas após colisão na A3 em Cruz

Duas pessoas ficaram encarceradas, na sequência de uma colisão rodoviária no segmento da A3 que atravessa a freguesia de Cruz,...

Famalicãohá 6 horas

Famalicão: Universidade de Verão “abre as portas” aos alunos do secundário de 01 a 05 de julho

De 1 a 5 de julho, o Município de Vila Nova de Famalicão vai promover a Universidade de Verão, convidando...

Famalicãohá 7 horas

Centenas de famalicenses vão receber formação para aumentar as competências digitais

Esta quinta-feira, dia 16 de maio, foi assinado um Pacto entre a Câmara Municipal, o Instituto de Emprego e Formação...

Arquivo

Mais Vistos