O número de estudantes no ensino superior atingiu um recorde com quase 412 mil inscritos no ano letivo passado, segundo dados da Direção-Geral do Ensino Superior que apontam para a maior taxa de crescimento anual da última década.
Segundo o balanço divulgado esta quinta-feira pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, estiveram inscritos no último ano letivo 411995 mil estudantes, “um novo máximo histórico”.
Comparativamente ao ano anterior, são mais 15 mil inscritos, o que representa um aumento de 4% que é também um recorde: neste caso, a taxa de crescimento anual mais elevada na última década.
“Mostra ainda uma evolução crescente e contínua do ciclo de expansão do ensino superior verificado desde 2015, ano em que o número de inscritos no Ensino Superior era inferior a 350 mil”, acrescenta a nota do ministério.
Até agora, o máximo de alunos inscritos no ensino superior tinha sido registado no ano letivo 2010/2011, com cerca de 403 mil estudantes.
Outros dados da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) divulgados esta quinta-feira mostram ainda que oito em cada dez universitários estão inscritos no ensino superior público, mas em termos percentuais o aumento em relação ao ano anterior foi ligeiramente maior no privado (5% em comparação com 4% no público).