Site icon Fama Rádio e Televisão

Moeda portuguesa do sec. XV encontrada por acaso leiloada por 18 mil euros

Uma moeda de ouro portuguesa do século XV encontrada por um “detector” amador britânico, a primeira do género descoberta no Reino Unido, foi leiloada por 16.000 libras (18.000 euros).

A moeda, de 36 milímetros de diâmetro e cerca de 35 gramas de peso, conhecida como o “Português”, tinha sido avaliada entre £20.000 e £30.000 libras pelo leiloeiro londrino Noonans.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



De acordo com o leiloeiro, o lote atraiu o interesse de licitadores nos EUA e Canadá, mas foi adquirido por um comprador no Japão.

Apesar do bom estado, os especialistas apontaram como um problema uma marca que se pensa ter sido feita por perfuração para certificar que era feita de ouro puro e cuja cavidade afecta ambos os lados da moeda.

Primeiro cunhado pelo Rei D. Manuel I, conhecido como O Venturoso devido ao impulso que deu às explorações marítimas, o “Português” continuou a ser emitido durante 40 anos, entre 1498 e 1538, durante o reinado de João III.

A moeda foi produzida em Lisboa com ouro recuperado por Vasco de Gama nas suas viagens a África e à Índia.

Este exemplar foi descoberto por acidente em Julho por Mick Edwards, um funcionário público de 62 anos com um detector de metais que ele usa para procurar objectos enterrados.

“Fiquei atordoado e sentei-me a olhar para a moeda incapaz de respirar. Pude ver a cruz na moeda e pensei que era provavelmente espanhola, mas mais tarde descobri que era portuguesa”, disse ele, citado numa declaração do leiloeiro.

A descoberta teve lugar antes do pequeno-almoço, às 06:00, em Etchilhampton, cerca de 150 quilómetros a oeste de Londres, perto da cidade de Bath, onde Edwards celebrava o seu 35º aniversário de casamento.

Segundo o leiloeiro, o terreno pertenceu à família Ernle entre 1489 e 1928, uma família aristocrática na qual se destaca John Ernle (1620-1697), que foi deputado e ministro das finanças.

O estatuto da família reflectiu-se no facto da Rainha Anne ter visitado a casa da família, Whetham House, a 16 quilómetros de onde a moeda foi encontrada em 1703.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Exit mobile version