Siga-nos nas redes

País

Aumento do preço do gás preocupa portugueses. DECO dá conselhos para uma melhor poupança

Publicado

em

As famílias portuguesas têm enfrentado constantes aumentos de preços, e o aumento anunciado na factura do gás natural traz novas preocupações para os consumidores.

Tal como anunciado pelo Governo, os consumidores podem agora regressar ao mercado regulado. Segundo a DECO, a tarifa de gás natural regulada é actualmente a mais barata e será a melhor opção para os consumidores. “A DECO está, portanto, muito satisfeita por os consumidores poderem regressar ao mercado regulado e, assim, beneficiar de uma tarifa regulada”.

Por este motivo, a DECO aconselha os consumidores a realizarem simulações para verificar qual a tarifa mais acessível e adequada ao seu perfil de consumo. Se a tarifa regulada for efectivamente a mais barata e se o fornecedor actual não oferecer uma tarifa equivalente à tarifa do mercado regulado, os consumidores podem assinar um contrato com um fornecedor de último recurso (comercializadores de último recurso em português).

É importante notar que os comercializadores de último recurso são entidades detentoras de uma licença de fornecimento responsável pelo fornecimento de gás natural, através da aplicação de taxas fixadas pela Autoridade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).

Além disso, a campanha “bilha solidaria”, que ajudará as famílias (aquelas que já recebem a tarifa social de energia e os benefícios sociais mínimos) em 10 euros por garrafa de gás por mês, foi prolongada até ao final do ano. Além disso, o Governo estabeleceu um preço de venda máximo para as garrafas de gás.

Para além de baixar os preços do gás, a DECO considera muito importante promover mudanças no comportamento dos consumidores, criando campanhas que facilitem a compra de aparelhos mais eficientes e eléctricos e que promovam melhorias no isolamento doméstico.

Defendem igualmente a aceleração e promoção da estratégia de combate à pobreza energética e a aplicação de normas mínimas de desempenho energético aos edifícios.

Embora algumas medidas específicas só possam vir de cima, a DECO destaca alguns pequenos gestos que estão ao alcance de todos nós, tais como: utilizar os queimadores do tamanho certo no fogão; quando ferver água, evitar utilizar mais água do que a necessária; cobrir a panela para uma fervura mais rápida; baixar o calor quando começa a ferver.

Na casa de banho, a DECO recomenda a redução da temperatura da água. Tomar um duche com uma temperatura da água entre 30º e 35º é suficiente e proporciona um elevado nível de conforto. Uma temperatura entre 35º e 40º consumirá mais gás. Além disso, as pessoas devem optar por chuveiros mais rápidos.

Em termos de electricidade, por favor “desligue o equipamento de espera”. Se não os estiver a utilizar, não deve tê-los ligados à corrente, porque está a consumir energia desnecessária”.

Se achar que precisa de dicas ou apoio extra para encontrar a tarifa que melhor se adapta ao seu perfil de consumo, contacte o Gabinete de Aconselhamento Energético da DECO através de energia@deco.pt ou no Whatsapp 966 449 110.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 31 minutos

Fé moveu os Peregrinos de Vila Nova de Famalicão em mais uma etapa com chegada a Coimbra

Esta sexta-feira foi assinalada a partida do coletivo Peregrinos de Vila Nova de Famalicão do “checkpoint” de Casal de Comba,...

Paíshá 2 horas

Comboios: Tribunal define serviços mínimos de 25% para greve a partir de domingo

O Tribunal Arbitral decidiu definir serviços mínimos para a greve da CP a partir de domingo e até quarta-feira, abrangendo a...

Paíshá 2 horas

Porto: Serralves em Festa com 50 horas de animação sem interrupções

A edição de 2025 do Serralves em Festa promete 50 horas seguidas de animação multidisciplinar, com destaque para Spiritualized na...

Bragahá 2 horas

Peneda/Gerês garante estatuto jurídico de proteção e conservação

A Zona Especial de Conservação (ZEC) da Peneda/Gerês, com uma área de 89.574 hectares, nos distritos de Braga, Vila Real...

Famalicãohá 2 horas

Famalicão: Incêndio deflagrou numa habitação devoluta em Nine

Um incêndio deflagrou, na tarde desta sexta-feira, numa habitação devoluta, nas imediações da rua da Veiga, na freguesia de Nine,...

Desportohá 3 horas

Famalicão: 14.º Grande Prémio de Atletismo Bernardino Machado realiza-se a 08 de junho

O dia 08 de junho (domingo) será assinalado pela realização do 14.º Grande Prémio de Atletismo Bernardino Machado, que irá...

Paíshá 4 horas

Norte: PJ detém homem de 48 anos suspeito de tentar matar a ex-companheira em Paredes

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Norte, procedeu à detenção de um homem de 48 anos por suspeita de...

Regiãohá 5 horas

Santo Tirso: GNR esclarece caso da menina de 10 anos alegadamente agarrada à porta da escola

Depois de informações que davam conta da queixa de uma encarregada de educação, após a sua filha de 10 anos...

Paíshá 5 horas

Combustíveis: Preço da gasolina sobe mas do gasóleo desce na segunda-feira

Com o final de mais uma semana, surgem surgem as previsões quanto à oscilação do preço dos combustíveis, a verificar...

Bragahá 6 horas

Norte: PJ desmantela rede internacional de branqueamento após buscas nos distritos de Braga e Porto

A Polícia Judiciária (PJ) desmantelou na região Norte um grupo “que integra uma rede transnacional de branqueamento e fraude fiscal”,...

Arquivo

Mais Vistos