Siga-nos nas redes

País

Enfartes totalizaram 1.117 dos casos encaminhados pelo INEM no primeiro semestre deste ano

Publicado

em

O Instituto Nacional de Emergência Médica encaminhou 1.117 casos de suspeita de enfarte agudo do miocárdio no primeiro semestre do ano para os hospitais adequados, através da Via Verde Coronária, mais 59% relativamente ao mesmo período de 2022.

“Este aumento do número de doentes encaminhados através da Via Verde Coronária não implica necessariamente um aumento da incidência desta doença”, refere o INEM num comunicado em que assinala o Dia Mundial do Coração.

Segundo o INEM, este aumento de 416 doentes pode justificar-se “pela maior consciencialização da importância do contacto precoce com o 112, levando ao aumento das situações de suspeita de EAM [enfarte agudo do miocárdio] em que o INEM intervém”.

Também se justifica, “em parte”, devido à implementação da ferramenta iTEAMS (INEM Tool for Emergency Alert Medical System) que já se encontra em funcionamento em todos os meios de emergência médica do INEM e em 115 entidades do Sistema Integrado de Emergência Médica, entre corpos de bombeiros e delegações da Cruz Vermelha Portuguesa.

Segundo os dados, 71% dos casos decorreram menos de duas horas entre a identificação dos sinais e sintomas e o encaminhamento da vítima através desta Via Verde.

Já em 22% dos casos, o contacto através do 112 foi efetuado entre as duas e as 12 horas de evolução da sintomatologia e os restantes 7% dizem respeito a situações com mais de 12 horas de evolução.

Os dados indicam que a idade média dos utentes se situa nos 65 anos e que a maior incidência desta doença súbita é nos homens, com 782 casos.

Os distritos onde se verificou o maior número de doentes encaminhados através da Via Verde Coronária foram Porto, Lisboa e Braga, com 164, 156 e 102 casos, respetivamente.

O Hospital de Braga (99 doentes), o Hospital de Coimbra (70 doentes), o Hospital de São João, no Porto (62 doentes), o Hospital de Faro (59 doentes) e o Hospital de Santa Maria, em Lisboa (50 doentes), foram as instituições que receberam o maior número de doentes.

O INEM recorda a importância de se reconhecer os sintomas desta doença súbita, como dor no peito de início súbito, com ou sem irradiação ao membro superior esquerdo, costas ou mandíbula, suores frios intensos, acompanhados de náuseas e vómitos, e ligar para o 112, transmitindo as informações de “forma clara” para o correto encaminhamento destes doentes para os hospitais.

“Esta intervenção deve ser realizada o mais rapidamente possível, apenas sendo eficaz quando realizada num curto intervalo de tempo após o início dos sintomas”, sendo fundamental o contacto com o 112 imediatamente após o início dos sintomas para garantir maior eficácia no tratamento da doença.

O enfarte agudo do miocárdio é uma das principais causas de morte em Portugal, ocorrendo quando se dá uma interrupção súbita, prolongada e total ou quase total, da perfusão sanguínea coronária, essencial para garantir o funcionamento do coração.

A realização de exames médicos de rotina, hábitos de vida saudáveis, a prática de desporto de forma regular, evitar o tabaco e a vida sedentária são formas de prevenção eficazes e, perante a suspeita de um EAM, deve-se manter “uma atitude calma, sentar o doente, evitar que este faça qualquer tipo de esforço físico, tais como levantar-se, caminhar ou até falar”, procedimentos simples que podem estabilizar a situação e retardar ou impedir a evolução do EAM.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 15 horas

3ª marcha LGBTQIAP+ saiu para a rua para defender os direitos da comunidad

Eram poucos, mas com vontade de gritar a plenos pulmões os direitos que defendem para a comunidade LGBTQIAP+.A 3ª marcha...

Famalicãohá 17 horas

Mais de 500 detidos pela PSP esta semana

A PSP deteve, na última semana, 504 pessoas em todo o país. Destas detenções, 145 dizem respeito a crimes rodoviários,...

Famalicãohá 19 horas

Festas em honra do Santíssimo Sacramento em Brufe

No próximo dia 30 de junho, começam as festividades em honra do Santíssimo Sacramento, na freguesia de Brufe. Para além...

Famalicãohá 21 horas

Está de regresso o Mel – piquenique das artes na Devesa

O Mel – piquenique das artes, regressa ao Parque da Devesa no próximo fim de semana, 29 e 30 de...

Famalicãohá 22 horas

Hoje joga a nossa seleção

Portugal entrou a vencer no Euro’2024 e, apesar da dose de sofrimento para bater a Chéquia (2-1), prepara-se agora para...

Famalicãohá 22 horas

Marcha LGBTQIAP+ sai hoje para a rua em Famalicão

Sob o tema “As cores da liberdade” a 3ª marcha pelos direitos LGBTQIAP+ vai para a rua esta tarde a...

Paíshá 1 dia

Parlamento aprovou fim das SCUTS

O parlamento aprovou hoje em votação final global a proposta do PS para eliminar as portagens nas ex-SCUT e nos...

Famalicãohá 2 dias

Famalicão: Colisão no parque de estacionamento do E.Leclerc faz um ferido

Uma pessoa ficou ferida, na tarde desta sexta-feira, na sequência de uma colisão rodoviária no parque de estacionamento do E....

Famalicãohá 2 dias

Famalicão apresenta novo projeto dedicado à Ciência e à Inovação (2024-06-21)

A Semana da Inovação e Ciência terminou, esta sexta-feira, em Famalicão com a apresentação do projeto de requalificação e adaptação...

Vídeoshá 2 dias

3º Convívio das Academias Seniores de Vila Nova de Famalicão

Realizou-se esta sexta feira o terceiro piquenique anual das Academias Seniores de Vila Nova de Famalicão. O programa das Academias Seniores, dinamizado pelo Município de...

Arquivo

Mais Vistos