País
Ministra da Saúde afirma que “vacinas contra a gripe não são para todos os portugueses”

A ministra da Saúde, Marta Temido, reiterou hoje que Portugal dispõe de vacinas suficientes para a vacinação contra a gripe sazonal, lembrando que, ao contrário da covid-19, esta vacina não está prevista para a generalidade da população.
“É muito importante que se perceba que a vacinação contra a gripe sazonal tem um público-alvo específico. Não são todas as pessoas que precisam de tomar a vacina contra a gripe sazonal e, portanto, considerando que estamos a falar de uma quantidade de doses adquiridas pelo país que rondará os 2,5 milhões de doses — independentemente das vacinas que são compradas pelas farmácias comunitárias -, percebemos que temos de fazer com que sejam as pessoas com esses critérios de saúde que sejam aquelas que tomam a vacina”, referiu.
“As vacinas contra a gripe sazonal não são para todos os portugueses. E isso é muito importante que se perceba desde o início; são para as pessoas mais vulneráveis em termos da idade e em termos da sua condição, como, por exemplo, grávidas”, acrescentou a governante, sem deixar de frisar que esta campanha de vacinação foi reforçada numa primeira fase em 140 mil doses e, depois, em mais 300 mil doses num “processo de aquisição em curso”.
Marta Temido notou que a campanha de vacinação da gripe arrancou na segunda-feira, focada nas estruturas residenciais para idosos e em grávidas, além de ter lembrado que no anterior plano de vacinação da gripe “houve vacinas que não chegaram a ser administradas” e que este ano deve estar tudo terminado até 15 de dezembro.

-
Famalicãohá 1 semana
A chuva está de regresso esta noite
-
Desportohá 5 dias
FC Famalicão: Hugo Oliveira destaca “vitória competente” sobre “adversário forte”
-
Regiãohá 3 dias
Três feridos, um deles grave, após acidente na A3 na Maia
-
Paíshá 1 dia
Três mulheres acusadas de tentar burlar joalharia em 17 mil euros em Ponte de Lima