Siga-nos nas redes

País

INEM admite dificuldades na contratação de operacionais

Publicado

em

O presidente do INEM admitiu esta terça-feira dificuldades para contratar operacionais, devido à exigência das funções e a questões de carreira, considerando que esses constrangimentos podem ser minimizados com a integração do instituto no Serviço Nacional de Saúde.
Perante os deputados da comissão de Saúde, onde foi ouvido na sequência de um requerimento apresentado pela bancada parlamentar do Chega, Luis Meira reconheceu a “grande dificuldade que existe neste momento para contratação de operacionais”, mas salientou que essa situação não é exclusiva do INEM.

“Os senhores deputados terão até mais capacidade para intervir do que propriamente o conselho diretivo do instituto, relativamente a algumas matérias que têm a ver com a melhoria das carreiras”, adiantou o responsável do instituto que assegura a emergência médica pré-hospitalar em Portugal continental.
Segundo Luís Meira, o INEM tem feito um “esforço grande” para recrutar mais recursos humanos, mas apontou o exemplo das 178 vagas abertas recentemente e que não foram preenchidas na totalidade.
Luis Meira anunciou ainda que está em fase final um novo concurso para o recrutamento de 125 técnicos, que deverão ser contratados no início de 2023 “se tudo correr como é expectável”, manifestando-se esperançado que a totalidade desses lugares possa agora ser ocupada.

Luís Meira anunciou ainda que está em fase final um novo concurso para o recrutamento de 125 técnicos, que deverão ser contratados no início de 2023 “se tudo correr como é expectável”, manifestando-se esperançado que a totalidade desses lugares possa agora ser ocupada.

O presidente do INEM salientou ainda a “janela de oportunidade” que constitui a inclusão do INEM no âmbito do Serviço Nacional de Saúde, admitindo que essa integração deverá obrigar à revisão da lei orgânica.

“Provavelmente isso irá forçar a necessidade da revisão da lei orgânica do instituto, o que é uma das maiores janelas de oportunidade para algumas dessas questões que são estruturantes para o instituto poderem ser resolvidas”, afirmou.

Nesta audição sobre “as falhas na prestação de socorro por parte do INEM”, Luis Meira salientou também a lógica de funcionamento assente numa “grande flexibilidade”, para que, em momentos de pico de procura, seja alargado o raio de acionamento de meios “para garantir que não há ocorrências sem resposta”.

O responsável do INEM reconheceu, porém, que em algumas situações verificaram-se “tempos para socorro mais elevados do que o instituto quer”, mas considerou que, na globalidade, a resposta do INEM está dentro dos indicadores previstos nesta matéria.

“De forma consistente, de janeiro a agosto, o INEM acionou os meios com menos de uma hora de atraso em 99% das situações”, adiantou o presidente do instituto, que convidou os deputados a visitar um dos Centros de Orientação de Doentes Urgentes para perceberem a “dificuldade que é gerir situações com informação que é muito difícil de recolher”.

No início da audição, o deputado do Chega, Pedro Frazão, considerou que “existem falhas no socorro em Portugal”, apontando os exemplos de casos recentemente noticiados em Lisboa e no Algarve.

O parlamentar adiantou ainda que o partido teve acesso a “informações gravíssimas” da inoperacionalidade de ambulâncias em vários pontos do país, acusando o INEM de ainda “mascarar” os tempos de reposta, uma acusação que foi refutada por Luís Meira.

“O INEM está a utilizar os tempos desde que a ambulância é mobilizada até que chegue ao local e não o tempo em que pessoa que precisa de socorro aciona a chamada”, referiu Pedro Frazão, para quem “é inacreditável” que Luís Meira se mantenha em funções, “com tantos escândalos nestes últimos meses” na área do socorro pré-hospitalar.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Bragahá 7 horas

Braga: Autores de furtos em residências e estabelecimentos comerciais ficam em prisão preventiva

O Tribunal de Braga aplicou prisão preventiva a dois homens suspeitos de furtos em residências e estabelecimentos comerciais registados naquele...

Famalicãohá 9 horas

Famalicão: PS lança críticas ao orçamento e nota problemas nas Festas Antoninas 2024

O núcleo famalicense do partido socialista lança críticas à gestão e planeamento da edição 2024 do Carnaval de Famalicão, levado...

Desportohá 10 horas

Famalicense Maria Luís Pereira assegura presença no Campeonato Nacional de Solo Dance

A atleta famalicense Maria Luís Pereira, do clube da Casa do Povo de Areias (Barcelos), está em competição no Campeonato...

Famalicãohá 10 horas

Famalicão espera novo dia de chuva esta terça-feira

Famalicão espera, esta terça-feira, mais um dia de chuva e temperaturas semelhantes às registadas nas últimas 24 horas, de acordo...

Famalicãohá 11 horas

Famalicão: Novais realiza passeio e exposição de motas antigas

A Associação Desportiva e Cultural de Novais realiza no dia 13 de julho (sábado) o evento dedicado à exposição e...

Bragahá 12 horas

Condutor que atropelou mortalmente jovem de 18 anos em corrida ilegal já foi detido pela GNR em Braga

A GNR deteve o condutor do automóvel que atropelou mortalmente um jovem de 18 anos no parque industrial de Sobreposta,...

Desportohá 12 horas

FC Famalicão: Jhonder Cádiz convocado pela seleção venezuelana para disputar a Copa América

A presença do Futebol Clube de Famalicão na Copa América vai além de Puma Rodríguez. Juntamente com o panamiano, Jhonder...

Paíshá 13 horas

Acidentes do fim de semana fizeram 7 mortos nas estradas portuguesas

Sete pessoas morreram e 11 ficaram feridas com gravidade em acidentes rodoviários no sábado e no domingo, segundo dados provisórios...

Desportohá 15 horas

FC Famalicão: Aston Villa quer Luiz Júnior e vai apresentar proposta

Depois de uma época notável ao serviço do FC Famalicão, as qualidades do guarda redes brasileiro Luiz Júnior têm gerado...

Desportohá 16 horas

Conheça os vencedores da prova de motocross CNMX realizada em Vieira do Minho

A Fama Rádio e Televisão esteve em Vieira do Minho, este domingo, para acompanhar a prova CNMX da Federação de...

Arquivo

Mais Vistos