Siga-nos nas redes

País

Fenprof estima que mais de 100 mil alunos estejam sem aulas

Publicado

em

A Fenprof estima que haja mais de 100 mil alunos sem todos os professores atribuídos, um problema que afeta escolas de todo o país e que se poderá agravar nos próximos tempos.

“Posso afirmar sem medo de errar que são certamente mais de 100 mil alunos” sem todos os professores atribuídos, avançou hoje o secretário-geral da Fenprof, Mário Nogueira, durante uma conferência de imprensa em que revelou os resultados de um inquérito realizado junto das escolas de todo o país.

O levantamento realizado entre os dias 16 e 23 de setembro com base nas respostas de 27% das escolas do país revelou que a falta de docentes abrange praticamente todas as disciplinas e todas as zonas do país.

“Nestas duas semanas, até dia 23, o ano letivo abriu com ¾ das escolas, ou seja, 73,7% a terem falta de professores”, disse Mário Nogueira, explicando que existem situações muito dispares que vão desde estabelecimentos de ensino onde faltam apenas um docente até casos em que faltam 34: “Tudo aconteceu nas escolas”, disse.

Em 73,7% das escolas faltavam sobretudo professores de Informática, Físico-Química, Português, Matemática, Biologia-Geologia, mas também de educadores de infância e professores do 1.º ciclo, segundo os resultados do levantamento.

Em muitos estabelecimentos de ensino, a falta de professores está a ser colmatada com o recurso a não profissionalizados, “jovens que não optaram pela profissão de professor mas que acabaram por optar por vir dar aulas”, explicou Mário Nogueira.

A situação é mais notória na zona de Lisboa e Algarve, onde “60% das escolas e agrupamentos já tinha recorrido, só nas duas primeiras semanas de aulas, a pessoal não profissionalizado para dar aulas”.

Mário Nogueira criticou esta medida: “Eu gostava de ver as pessoas a submeterem-se a uma cirurgia por gente sem habilitação própria, fazer uma viagem de avião com um piloto sem curso porque já não havia dos outros, mas para as escolas vai-se resolvendo”.

No resto do país, a situação é mais residual. No norte, por exemplo, só 2,7% das escolas recorreu a professores apenas com habilitação própria e, no centro do país, a situação ocorreu em 20% das escolas.

No “retrato do que foi o início do ano letivo”, a Fenprof identificou também a falta funcionários: “Em metade das escolas e agrupamentos deu-se a abertura com falta de trabalhadores não docentes”, disse Mário Nogueira.

Segundo o secretário-geral, a falta de funcionários está a levar as direções de algumas escolas a “obrigar professores a fazer o papel de assistentes operacionais”.

No 1.º ciclo, há diretores a pedir aos professores que fiquem a tomar conta das crianças durante os intervalos, segundo informações que chegaram à Fenprof e foram hoje reveladas por Mário Nogueira.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Desportohá 16 horas

Tiago Silva, da EARO, sagra-se vice-campeão no Torneio Jovem do Norte

Tiago Silva, da Escola de Atletismo Rosa Oliveira (EARO), sagrou-se, este sábado, vice-campeão nos 800 metros, no Torneio Jovem do...

Bragahá 17 horas

Famalicão: Maria Rodrigues do Liberdade FC é Campeã Jovem do Norte

Disputou-se este sábado, dia 18 de janeiro, o Torneio Jovem do Norte de Pista Curta, na Pista de Atletismo do...

Sociedadehá 18 horas

Ciclista colhido por carro em Esposende

É mais um atropelamento a somar aos que se tem repetido nas últimas semanas. Um ciclista de 47 anos foi...

Bragahá 21 horas

Braga lança programa de criação de Experiências Turísticas Sustentáveis

O Município de Braga, apresentou ontem, 17 de Janeiro, no Posto de Turismo de Braga, o Programa de Criação de...

Sociedadehá 21 horas

Preço dos combustíveis dispara na segunda-feira

Os combustíveis vão sofrer uma forte subida a partir de segunda-feira. O gasóleo vai ficar mais caro 5,5 cêntimos e...

Famalicãohá 22 horas

Chega de Famalicão promove jornada sobre “Verdade e Liberdade”

A Comissão Política Concelhia do Partido Chega de Vila Nova de Famalicão vai realizar mais uma edição das suas Jornadas...

Paíshá 23 horas

Depressão Garoe chega na segunda e traz chuva e vento fortes

A depressão Garoe traz chuva e vento forte, que são esperados em Portugal continental e no arquipélago da Madeira a...

Desportohá 23 horas

Hóquei em Patins: Riba d´Ave recebe Sporting este sábado

Este sábado, pelas 18h30, o Riba d´Ave HC recebe o Sporting. A partida, a contar para a jornada 11 da...

Paíshá 24 horas

Euromilhões: Já sabe qual é a chave desta sexta-feira que vale 76 milhões?

A chave vencedora do concurso do Euromilhões desta sexta-feira, 17 de janeiro de 2025, é composta pelos números 8 – 15 – 24...

Desportohá 24 horas

Hugo Oliveira: “O FC Famalicão teria que ser mais agressivo”

O FC Famalicão foi goleado (4-0), esta sexta-feira, em casa do Benfica, que igualou, provisoriamente, o Sporting na liderança da...

Arquivo

Mais Vistos