País
Ribeira do Porto considerada um “tesouro da cultura cinematográfica europeia”
A Ribeira do Porto foi escolhida como um dos tesouros da cultura cinematográfica europeia pela Academia Europeia de Cinema, que reconhece que esta zona histórica do Porto tem um valor histórico “que deve ser mantido e protegido”.
A criação da lista dos “Tesouros da Cultura Cinematográfica Europeia” é uma iniciativa da Academia Europeia de Cinema com o objectivo de enumerar lugares e espaços simbólicos para o cinema europeu, “lugares de valor histórico que devem ser mantidos e protegidos não só agora mas também para as gerações futuras”, lê o comunicado de imprensa.
A Ribeira do Porto é um dos 22 tesouros cinematográficos da Europa, tendo a Academia Europeia de Cinema recordado que este espaço histórico já foi cenário de três filmes do realizador português Manoel de Oliveira, nomeadamente “Douro, Faina Fluvial” (1931), “Aniki Bobó” (1942) e “O Porto da Minha Infância” (2001).
A Ribeira do Porto é o único lugar português na lista lançada pela Academia Europeia de Cinema, juntando-se a locações em França, Polónia, Espanha, Reino Unido e Letónia.
O objectivo da academia é acrescentar anualmente novos locais a esta lista de “tesouros cinematográficos” e introduzir este património a novos públicos.
-
Paíshá 1 semana
Rapariga de 15 anos entre grupo de ladrões que ameaçava pessoas na via pública para roubar no Porto
-
Famalicãohá 7 dias
Famalicão: Passeio Motard de Reis encerra época festiva em Fradelos
-
Famalicãohá 3 dias
Famalicão: Viagens de autocarro com alterações de funcionamento nas vésperas e dias de Natal e Ano Novo
-
Desportohá 1 dia
Mundo em choque após falecimento de estrela dos Jogos Olímpicos Pequim2022