País
Ribeira do Porto considerada um “tesouro da cultura cinematográfica europeia”
A Ribeira do Porto foi escolhida como um dos tesouros da cultura cinematográfica europeia pela Academia Europeia de Cinema, que reconhece que esta zona histórica do Porto tem um valor histórico “que deve ser mantido e protegido”.
A criação da lista dos “Tesouros da Cultura Cinematográfica Europeia” é uma iniciativa da Academia Europeia de Cinema com o objectivo de enumerar lugares e espaços simbólicos para o cinema europeu, “lugares de valor histórico que devem ser mantidos e protegidos não só agora mas também para as gerações futuras”, lê o comunicado de imprensa.
A Ribeira do Porto é um dos 22 tesouros cinematográficos da Europa, tendo a Academia Europeia de Cinema recordado que este espaço histórico já foi cenário de três filmes do realizador português Manoel de Oliveira, nomeadamente “Douro, Faina Fluvial” (1931), “Aniki Bobó” (1942) e “O Porto da Minha Infância” (2001).
A Ribeira do Porto é o único lugar português na lista lançada pela Academia Europeia de Cinema, juntando-se a locações em França, Polónia, Espanha, Reino Unido e Letónia.
O objectivo da academia é acrescentar anualmente novos locais a esta lista de “tesouros cinematográficos” e introduzir este património a novos públicos.
PASSOU EM DIRETO
-
Famalicãohá 1 semana
Jorge Paulo Oliveira leva criação das instâncias centrais no Tribunal de Famalicão ao Parlamento
-
Famalicãohá 5 dias
Famalicão: Zona de Gavião afetada por corte no abastecimento de água esta noite
-
Famalicãohá 3 dias
Famalicão: Ex-secretária de estado da Saúde presente no encontro Pensar 2025 do PS
-
Famalicãohá 21 horas
4×4 São Pedro de Bairro, adrenalina e confraternização este sábado