País
Governo decreta sexta-feira como dia de luto nacional pelas vítimas dos incêndios

O Governo decretou um dia de luto nacional para sexta-feira pelas vítimas dos incêndios dos últimos dias, uma deliberação aprovada hoje pelo Conselho de Ministros.
A informação foi transmitida à Lusa por fonte oficial da Presidência do Conselho de Ministros.
A última vez que o Governo decretou luto nacional foi no dia 31 de agosto passado, em homenagem aos militares da GNR que morreram num acidente com um helicóptero de combate a incêndios que amarou no rio Douro, em Lamego.
A lei das precedências do Protocolo do Estado Português determina que “o luto nacional é declarado pelo falecimento do Presidente da República, do presidente da Assembleia da República e do primeiro-ministro e, ainda, dos antigos Presidentes da República, assim como pelo falecimento de personalidade, ou ocorrência de evento, de excecional relevância”.
Nos incêndios que atingem desde domingo as regiões Norte e Centro do país morreram sete pessoas, embora oficialmente a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil apenas contabilize cinco, excluindo da contabilização duas pessoas que morreram de doença súbita no contexto dos fogos.
Cerca de 120 pessoas ficaram feridas, dezenas de casas foram destruídas e as autoridades cortaram estradas e autoestradas.
A área ardida em Portugal continental desde domingo ultrapassa os 106 mil hectares, segundo o sistema europeu Copernicus, que mostra que nas regiões Norte e Centro já arderam perto de 76 mil hectares.
Foto: Liga dos Bombeiros Portugueses/DR

-
Paíshá 1 semana
Autoridades portuguesas apreenderam quantidade recorde de cocaína em 2024. Mais de 20 toneladas
-
Paíshá 1 semana
Jovem de 19 anos perde a vida após despiste seguido de capotamento na autoestrada em Gondomar
-
Paíshá 4 dias
Droga: “Gás do riso” pode trazer problemas graves à saúde alertam especialistas
-
Economiahá 2 dias
Publicidade na rádio é uma das formas mais eficazes de promoção prometendo retorno do investimento