Siga-nos nas redes

País

Incêndios: Mais de 6 mil bombeiros combatiam 172 incêndios ativos ao final desta tarde

Publicado

em

Cerca de 6.200 operacionais, apoiados por 1.900 meios terrestres e 38 meios aéreos, combatiam às 18:40 de hoje os 172 incêndios ativos em Portugal Continental, de acordo com a Proteção Civil.

Os fogos que lavram há vários dias no distrito de Aveiro são os que mobilizam mais operacionais e meios, segundo informação disponível no site oficial da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

O incêndio que deflagrou no domingo, pelas 15:00, no concelho de Oliveira de Azeméis, estava a ser combatido às 18:40 de hoje por 425 operacionais, apoiados por 155 meios terrestres e sete meios aéreos.

Já o incêndio que deflagrou às 07:20 de segunda-feira em Albergaria-a-Velha mobilizava às 18:40 de hoje 394 operacionais, assistidos por 125 meios terrestres.

Não muito longe, em Sever do Vouga, mantinham-se ativos às 18:40 de hoje dois incêndios.

O fogo que deflagrou às 02:17 de domingo estava a ser combatido por 191 operacionais, apoiados por 61 meios terrestres, já o que teve início pelas 15:00 do mesmo dia, mobilizava 293 operacionais, apoiados por 94 meios terrestres.

No distrito de Viseu são três os fogos que mobilizam mais operacionais e meios.

O fogo que lavra em Nelas desde as 11:53 de segunda-feira era combatido às 18:40 de hoje por 325 operacionais, apoiados por 91 meios terrestres e um meio aéreo.

Já o incêndio que começou pelas 21:30 de segunda-feira em Castro Daire mobilizava às 18:40 de hoje 183 operacionais, assistidos por 48 meios terrestres e cinco meios aéreos.

O fogo de Penalva do Castelo, que deflagrou às 00:15 de segunda-feira, era combatido às 18:40 de hoje por 166 operacionais, apoiados por 46 meios terrestres e três meios aéreos.

No distrito de Coimbra, os incêndios que deflagraram hoje em Arganil e Tábua são os que mobilizam mais operacionais e meios.

O fogo que começou às 10:39 em Tábua era combatido oito horas depois por 234 operacionais, apoiados por 74 meios terrestres e um meio aéreo. Já o que começou às 11:39 em Arganil era combatido às 18:40 por 217 operacionais, apoiados por 64 meios terrestres e quatro meios aéreos.

Mais a Norte, no distrito do Porto, o incêndio que deflagrou pelas 13:00 de segunda-feira em Gondomar era, às 18:40 de hoje, combatido por 218 operacionais, assistidos por 51 meios terrestres.

Ainda no Porto, o fogo que começou em Paredes pelas 05:20 de hoje, mobilizava às 18:40 121 operacionais, apoiados por 40 meios terrestres.

O fogo que lavra em Vila Pouca de Aguiar, no concelho de Vila Real, desde as 07:36 de segunda-feira, era combatido às 18:40 por 119 operacionais, apoiados por 36 meios terrestres e dois meios aéreos.

Sete pessoas morreram e 40 ficaram feridas, duas com gravidade, nos incêndios que atingem desde domingo as regiões Norte e Centro do país.

Os fogos destruíram dezenas de casas e obrigaram a cortar estradas e autoestradas, como a A1, A25 e A13.

As mais recentes vítimas são três bombeiros que morreram hoje num acidente quando se deslocavam para um incêndio em Tábua, no distrito de Coimbra.

A área ardida em Portugal continental desde domingo ultrapassa os 62 mil hectares, segundo o sistema europeu Copernicus, que mostra que nas regiões Norte e Centro, atingidas pelos incêndios desde o fim de semana, já arderam 47.376 hectares.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Sociedadehá 12 horas

Famalicão: Temperaturas descem 6 graus esta quinta-feira

Famalicão espera, esta quinta-feira, um dia sem chuva, embora com céus nublados e uma descida considerável nos termómetros, de acordo...

Famalicãohá 13 horas

Todos os incêndios na região do Ave em fase de resolução

A região do Ave tem todos os incêndios em fase de resolução, nomeadamente os que ainda hoje lavravam nos concelhos...

Paíshá 13 horas

Utentes dos hospitais preocupados com problemas da qualidade do ar

A Unidade Local de Saúde de São João (ULSSJ), no Porto, tem recebido e respondido a utentes preocupados com a...

Paíshá 14 horas

Quase 6 mil pessoas detidas pela PSP na operação “Verão Seguro 2024”

A PSP deteve 5.962 pessoas durante a habitual operação “Verão Seguro 2024”, sendo a maioria (2.328) por crimes rodoviários, dos...

Famalicãohá 15 horas

Famalicão: Mário Passos agradece o “trabalho incessante” das forças de socorro no combate aos incêndios

O presidente da Câmara Municipal de Famalicão enaltece o esforço das forças de socorro e segurança que estiveram presentes no...

Paíshá 15 horas

Perigo de incêndio só termina esta sexta-feira com a chegada da chuva

O perigo de incêndio rural vai começar a desagravar a partir de quinta-feira, dia em que são esperados aguaceiros, sendo...

Famalicãohá 16 horas

Famalicão: Trabalhadores da Olicargo ao serviço da Continental em greve esta sexta-feira

O SITE Norte – Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Actividades do Ambiente do Norte anunciou, esta quarta-feira,...

Desportohá 16 horas

Amândio Ferreira da equipa Quebraritmo termina Trail da Serra de Sinta em 3.º lugar

A equipa famalicense Quebraritmo esteve representada pelo atleta Amândio Ferreira no Campeonato Nacional de Trail Sprint 2024, realizado em Sintra,...

Famalicãohá 17 horas

Homem de 40 anos de Famalicão detido no Porto em ação de combate ao tráfico de estupefacientes

Um homem de 40 anos residente em Famalicão foi detido pela Polícia de Segurança Pública no Bairro de Francos, no...

Famalicãohá 17 horas

“Famalicão em Transição” convida para Passeio pelo Monte de Santa Catarina

Os elementos do movimento Famalicão em Transição convidam a comunidade para uma “Caminhada pelo Monte de Santa Catarina”, que se...

Arquivo

Mais Vistos