Siga-nos nas redes

País

Incêndios: 70 pessoas retiradas das casas e autoestradas cortadas no Norte e Centro

Publicado

em

Cerca de 70 pessoas tiveram de ser retiradas e pelo menos cinco imóveis, incluindo habitações, foram atingidos pelas chamas em diferentes incêndios rurais que deflagraram entre domingo e hoje nas regiões Norte e Centro, segundo a Proteção Civil.

Em conferência de imprensa na sede da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), no concelho de Oeiras (distrito de Lisboa), às 13:00, o comandante nacional de Emergência e Proteção Civil, André Fernandes, indicou que as evacuações foram registadas nos fogos de Oliveira de Azeméis, Sever do Vouga e Cabeceiras de Basto, e têm “corrido dentro do expectável”, com a colaboração das populações.

Referindo que a contabilização dos danos divulgada neste ‘briefing’ poderia ter de ser atualizada, o responsável indicou que, em Sever do Vouga, arderam uma habitação e um anexo agrícola, em Cabeceiras de Basto uma habitação e, num outro fogo, em Albergaria-a-Velha, um turismo rural e, de forma parcial, uma habitação.

Depois de, na noite de domingo, um bombeiro afeto ao combate em Oliveira de Azeméis ter morrido por doença súbita, a autoridade deu conta, neste ponto de situação até às 13:00, de um acumulado de mais 17 vítimas nos fogos desde sexta-feira, todos agentes de proteção civil – dois feridos graves, nove ligeiros e ainda seis operacionais assistidos.

Segundo o presidente da Câmara de Albergaria-a-Velha (Aveiro), o incêndio no concelho causou ferimentos em quatro civis que estavam a tentar apagar os incêndios nas suas habitações e um deles “tem uma certa gravidade”.

Neste concelho há também 20 casas afetadas pelo incêndio, além de viaturas, dois armazéns, um escritório, e várias pessoas ficaram desalojadas, atualizou o autarca, cerca das 14:45.

As chamas obrigaram a cortes de trânsito nas autoestradas A25, A1 (nos dois sentidos entre Coimbra Norte e Vila Nova de Gaia), A29, A17 e A32 e no Itinerário Complementar (IC) 2. A Proteção Civil apelou aos condutores para evitarem estas vias e a optarem, no caso do distrito de Aveiro, por itinerários “mais encostados ao interior”.

“A situação não está fora do controlo. A situação está muito complexa”, resumiu o comandante nacional, sublinhando que é necessário reduzir o número de ignições, que afetam sobretudo as regiões Norte e Centro.

“Vai ser um dia complicado, o dia de amanhã [terça-feira] também, daí a importância de continuarmos a reduzir o número de ignições”, acrescentou.

Pelas 13:00, estavam cerca de 3.500 operacionais envolvidos diretamente nas ações de socorro.

André Fernandes referiu terem sido acionados os planos de emergência do distrito de Aveiro e dos municípios de Albergaria-a-Velha, Águeda, Sever do Vouga e Oliveira de Azeméis, mas, entretanto, o plano municipal de Aveiro foi também ativado, segundo um comunicado da câmara.

Das 00:00 às 12:00 de hoje foram registadas 92 ocorrências de incêndios rurais no continente português, depois de, no domingo, ter havido 173.

Ao início da tarde de hoje, de acordo com o comandante nacional, estavam 36 incêndios rurais em curso no continente português, com a ativação de 32 meios aéreos.

Tendo em conta a acumulação de ignições, indicou o responsável, “nota-se já alguma alteração da qualidade do ar”, pelo que a Direção-Geral da Saúde recomenda a utilização de máscaras nas áreas com fumo.

Entretanto, fonte do Ministério da Administração Interna disse à Lusa que dois aviões canadair de Espanha chegam hoje a Portugal para ajudar no combate aos incêndios que lavram no país ao abrigo do Mecanismo Europeu de Proteção Civil.

Além destes dois aviões pesados de Espanha, estão também previstos chegar a Portugal outros dois meios aéreos de França, segundo o MAI.

Fonte da Proteção Civil disse entretanto à Lusa que também já manifestaram disponibilidade para apoiar Portugal a Itália e a Grécia, com dois aviões canadair cada, totalizando oito os meios aéreos que podem chegar a Portugal através do Mecanismo Europeu.

Segundo a Proteção Civil, foi também acionada hoje de manhã a companhia nacional, constituída por meios de corpos bombeiros da região de Lisboa e Vale do Tejo, para os incêndios de Oliveira de Azeméis e Albergaria.

Vídeo/Foto: CristinawithaC/DR

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Sociedadehá 5 horas

Famalicão: Temperaturas descem 6 graus esta quinta-feira

Famalicão espera, esta quinta-feira, um dia sem chuva, embora com céus nublados e uma descida considerável nos termómetros, de acordo...

Famalicãohá 5 horas

Todos os incêndios na região do Ave em fase de resolução

A região do Ave tem todos os incêndios em fase de resolução, nomeadamente os que ainda hoje lavravam nos concelhos...

Paíshá 6 horas

Utentes dos hospitais preocupados com problemas da qualidade do ar

A Unidade Local de Saúde de São João (ULSSJ), no Porto, tem recebido e respondido a utentes preocupados com a...

Paíshá 7 horas

Quase 6 mil pessoas detidas pela PSP na operação “Verão Seguro 2024”

A PSP deteve 5.962 pessoas durante a habitual operação “Verão Seguro 2024”, sendo a maioria (2.328) por crimes rodoviários, dos...

Famalicãohá 7 horas

Famalicão: Mário Passos agradece o “trabalho incessante” das forças de socorro no combate aos incêndios

O presidente da Câmara Municipal de Famalicão enaltece o esforço das forças de socorro e segurança que estiveram presentes no...

Paíshá 8 horas

Perigo de incêndio só termina esta sexta-feira com a chegada da chuva

O perigo de incêndio rural vai começar a desagravar a partir de quinta-feira, dia em que são esperados aguaceiros, sendo...

Famalicãohá 9 horas

Famalicão: Trabalhadores da Olicargo ao serviço da Continental em greve esta sexta-feira

O SITE Norte – Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Actividades do Ambiente do Norte anunciou, esta quarta-feira,...

Desportohá 9 horas

Amândio Ferreira da equipa Quebraritmo termina Trail da Serra de Sinta em 3.º lugar

A equipa famalicense Quebraritmo esteve representada pelo atleta Amândio Ferreira no Campeonato Nacional de Trail Sprint 2024, realizado em Sintra,...

Famalicãohá 10 horas

Homem de 40 anos de Famalicão detido no Porto em ação de combate ao tráfico de estupefacientes

Um homem de 40 anos residente em Famalicão foi detido pela Polícia de Segurança Pública no Bairro de Francos, no...

Famalicãohá 10 horas

“Famalicão em Transição” convida para Passeio pelo Monte de Santa Catarina

Os elementos do movimento Famalicão em Transição convidam a comunidade para uma “Caminhada pelo Monte de Santa Catarina”, que se...

Arquivo

Mais Vistos