Siga-nos nas redes

País

Covid-19: Infarmed regista 41 casos suspeitos de “falência” da vacina da Janssen

Publicado

em

O sistema nacional de farmacovigilância detetou 41 casos de “suspeita de falência vacinal” em pessoas que receberam a vacina da Janssen, 36 dos quais foram considerados graves, adiantou hoje a Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed).

“Foram notificados ao sistema nacional de farmacovigilância até ao dia de ontem (terça-feira), 41 casos de suspeita de falência vacinal com a vacina da Janssen, dos quais 36 foram classificados como graves”.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



Na segunda-feira, a Agência do Medicamento de França (ANSM) indicou que foi detetado um “número significativo” de casos de falha da vacina contra a covid-19 da Janssen, que funciona com uma dose única, naquele país.

“Um número significativo de casos de falha da vacina Janssen foi relatado, incluindo formas graves (morte, reanimação), bem como uma presença acima do normal de doentes vacinados com a Janssen nos cuidados intensivos de dois CHU (Centros Hospitalares Universitários)”, em Marselha (sul) e Tours (oeste), adiantou a ANSM no seu relatório periódico de supervisão das vacinas.

Em Portugal, segundo o Infarmed, do total de 36 situações graves detetadas “cinco motivaram hospitalização e 31 foram considerados clinicamente relevantes”, tratando-se de pessoas que testaram positivo para o vírus SARS-CoV-2 mais de 14 dias após terem recebido a vacina de toma única.

“Considerando que em Portugal foram já administradas mais de um milhão de doses desta vacina, isto representaria uma incidência de quatro casos notificados por 100.000 vacinados”, adiantou ainda o regulador nacional, ao garantir que este número de notificações “está muito abaixo do valor esperado, tendo em conta os resultados obtidos nos ensaios clínicos usados para a aprovação desta vacina”.

Em França, entre as pessoas vacinadas com o fármaco da Janssen, foram assinalados 32 casos de infeção com covid-19, o que corresponde a uma incidência de 3,78 casos em cada 100.000 pessoas.

Desses 32 casos, 29 eram graves e registaram-se quatro mortes (de pessoas com idades entre 73 e 87 anos).

Esses doentes gravemente atingidos pela doença apresentavam “na maioria, formas graves de comorbidades de risco”, segundo a ANSM.

Em março deste ano, a Agência Europeia do Medicamento (EMA, na sigla em inglês) concedeu a autorização condicional para a vacina da Janssen, farmacêutica do grupo Johnson & Johnson – uma das quatro que faz parte do plano português de vacinação – para pessoas a partir dos 18 anos.

O comité de medicamentos humanos (CHMP) da EMA concluiu por consenso que os dados sobre a vacina eram robustos e cumpriam os critérios de eficácia, segurança e qualidade, passando a ser a quarta recomendada pelo regulador para a União Europeia.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 4 segundos

Famalicão: Ribeirão vai ter um passadiço na margem do rio Ave

A Junta de Freguesia de Ribeirão indica o início das obras de requalificação e limpeza das margens do Ave nesta...

Famalicãohá 13 horas

Famalicão: Colisão em Calendário provoca um ferido

Uma pessoa ficou ferida, ao final da tarde desta quarta-feira, na sequência de uma colisão rodoviária na rua Alberto Sampaio,...

Famalicãohá 13 horas

Famalicão: Colisão em Ribeirão faz dois feridos

Duas pessoas ficaram feridas ao final da tarde desta quarta-feira, na sequência de uma colisão rodoviária na Avenida da Industria,...

Famalicãohá 15 horas

Bombeiros Voluntários Famalicenses de luto com falecimento do elemento Sr. Fernando “Bombeiro”

Faleceu, esta quarta-feira, o Chefe 3 do Quadro de Honra, o Sr. Fernando, conhecido como “Bombeiro”. As cerimónias fúnebres terão...

Desportohá 15 horas

FC Famalicão: Chiquinho agradece “confiança” e garante protagonismo do “coletivo” na atribuição do “Melhor Jogador Jovem do Mês”

O prémio destinado ao melhor jogador jovem da I Liga referente ao mês de janeiro já foi atribuído a Chiquinho....

Desportohá 16 horas

Famalicense João Pinheiro vai arbitrar ‘derby’ entre Porto e Benfica

João Pinheiro, da Associação de futebol de Braga, é o árbitro do clássico de domingo entre FC Porto e Benfica,...

Paíshá 17 horas

Autoridades alertam: Agitação marítima sofre agravamento a partir desta quinta-feira

A Marinha e a Autoridade Marítima alertam hoje a população e a comunidade marítima para estarem vigilantes em relação ao...

Famalicãohá 17 horas

Famalicão: Chuva regressa esta quinta-feira

A chuva regressa, esta quinta-feira, ao concelho de Famalicão, assim indicam as previsões do Instituto Português do Mar e da...

Famalicãohá 18 horas

Famalicão: Suspeito acusa primo da autoria da morte do empresário José Ferreira em Tribunal

Um arguido disse hoje no Tribunal de Guimarães que foi um primo, também arguido, que matou à facada um empresário...

Desportohá 19 horas

Famalicão: “Move-te” distinguido como “Evento Desportivo Local do Ano”

Na última sexta-feira, dia 23 de fevereiro, o programa municipal famalicense “Move-Te”, dedicado à promoção de atividade física ao ar...

Arquivo

Mais Vistos