Connect with us

Economia

Preço do azeite aumentou mais de 63% em relação a 2022

Published

on

O preço médio do azeite subiu mais de 63% no período de 17 de julho a 13 de agosto face ao período homólogo de 2022, segundo indica a plataforma do Observatórios de Preços agroalimentar que ficou hoje disponível.

O Observatório de Preços compara a evolução dos preços de um cabaz de 26 produtos alimentares representativos das fileiras dos cereais, frutas, legumes, carne, peixe, ovos, azeite e laticínios, tendo em alguns produtos a comparação de valores na produção e no consumo.

De acordo com os dados disponibilizados na plataforma, o preço médio do azeite no consumo foi de 6,22 euros nas quatro semanas entre 17 de julho e 13 de agosto, valor que traduz uma subida de 63,68% (ou de 2,42 euros) em termos homólogos. Por comparação com as quatro semanas imediatamente anteriores, a subida foi de 0,94%.

Com uma subida homóloga do preço médio próxima dos 50% esteve a laranja, cujo quilo custou em média ao consumidor 1,44 euros no período considerado, refletindo um acréscimo de 47,26% do que no mesmo período de 2022 e de 15,73% face ao anterior.

O quilo de cebola e de cenoura no consumo registou, por seu lado, uma subida do preço médio de 44,9% e 42,7% respetivamente, em termos homólogos, ainda que face às quatro semanas imediatamente anteriores registem ambos descidas (-6,7% e 4,6%, pela mesma ordem).

De acordo com a mesma informação, os sete produtos hortícolas para os quais é fornecida a evolução do preço registaram subidas homólogas no consumo, exceto a alface cujos 1,99 euros por quilo representa um recuo de 13,5% face ao mesmo período do ano passado e de 2,11% face ao anterior.

O Observatório de Preços permite também verificar a evolução do preço de alimentos na produção, com os dados disponíveis a indicarem que, no caso da alface, este recuou 38,61% por comparação com o preço praticado no mesmo período de 2022 e caiu 3,5% em relação ao período anterior.

À semelhança do que se verificou nos legumes, também nas frutas (considerando novamente o consumo) a tendência do preço médio foi de subida no que diz respeito à comparação com o preço registado um ano antes, sendo esta mais expressiva (além do caso já referido do quilo da laranja) na pera (+32,86%) e na maçã (19,2%), ainda que na variação em cadeia haja a registar descidas nestes dois frutos ou no quilo de pêssegos, por exemplo.

No peixe, o preço médio das duas espécies disponíveis (dourada e pescada) aponta para descidas homólogas de respetivamente 13,32% e 6,9%, e em cadeia (ainda que de menor dimensão).

Na carne, o preço médio do quilo de frango inteiro rondou, naquelas quatro semanas de meados de julho a meados de agosto, 2,86 euros, o que reflete uma quebra de 0,34% em termos homólogos e uma subida de 2,75% em cadeia. Já o preço na produção registou uma quebra homóloga de 1,49% e de 0,7% em cadeia.

A compra de bifanas de porco também pesou no bolso do consumidor que pagou em média 5,04 euros por cada quilo, ou seja, mais 13,3% do que um ano antes e mais 2,9% do que nas quatro semanas imediatamente anteriores.

Já o esparguete, depois de ter registado um ‘pico’ de 1,72 euros a 07 de novembro do ano passado, custava no referido período de 17 de julho a 13 de agosto 1,52 euros, tendo recuado 11,4% em termos homólogos e 0,5% na comparação em cadeia.

O Observatório de Preços Agroalimentar foi hoje apresentado durante uma reunião dos ministros da Agricultura e da Economia na reunião da Plataforma para a Avaliação das Relações na Cadeia Agroalimentar.

Anunciado em maio de 2022, o Observatório foi criado com o objetivo de fazer uma “monitorização eficaz” dos custos e preços ao longo da cadeia de abastecimento agroalimentar.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Advertisement Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicão6 minutos ago

Lions Clube de Famalicão entrega cadeira de rodas e canadianas à associação Cuidar Maior

O Lions Clube de Famalicão procedeu, na última semana, à entrega de de uma cadeira de rodas e um par...

Famalicão30 minutos ago

Dia Europeu da Proteção das Crianças contra a Exploração e o Abuso Sexual

18 de novembro, assinala-se o Dia Europeu da Proteção das Crianças contra a Exploração e o Abuso Sexual. Esta data,...

Mundo19 horas ago

Dia Mundial dos Pobres: Papa almoça com 1300 pessoas mais desfavorecidas da cidade de Roma.

O Papa Francisco celebrou missa e insistiu na ação insubstituível de cada cristão, pois “somos nós que podemos e devemos...

Mundo19 horas ago

Valência: Mais de metade dos mortos nas cheias estavam em casa ou em garagens

Mais da metade dos corpos das vítimas mortais das cheias de 29 de outubro em Valência, Espanha, foram encontrados em...

Desporto22 horas ago

Liga Feminina: Famalicão goleia Vilaverdense e sobe na classificação

O FC Famalicão venceu este sábado o Vilaverdense FC por expressivos 7-1, em jogo da 9.ª jornada da Liga BPI,...

País24 horas ago

Preço dos combustíveis fica mais barato no arranque da semana

Se precisa de atestar o depósito da sua viatura, o melhor é fazê-lo amanhã, segunda-feira, 18 de setembro. É que...

País24 horas ago

Eurovisão Júnior: Portugal alcança o melhor resultado de sempre

Portugal alcançou, este sábado, o segundo lugar no Festival Eurovisão da Canção Júnior. Victoria Nicole e ‘Esperança’ alcançaram o melhor...

Famalicão2 dias ago

Jorge Paulo Oliveira leva criação das instâncias centrais no Tribunal de Famalicão ao Parlamento

O deputado famalicense do PSD, Jorge paulo Oliveira disse, este sábado, que o Governo “considera válidas as razões invocadas e...

Santo Tirso2 dias ago

Professores da Artave e do CCM dão concerto a 21 de novembro

Os professores do CCM e da escola de música Artave vão realizar o Concerto de Santa Cecília, no dia 21...

País2 dias ago

Incontinência: fraldas gratuitas a partir de 2025 para quem tenha carência económica

A partir do próximo ano, as fraldas, cuecas e pensos de incontinência urinária passam a ser gratuitos para quem tenha...

Arquivo

Mais Vistos