País
Mau tempo: 374 ocorrências registadas só esta noite. Quedas de árvores, inundações e mais

A Proteção Civil registou, entre a meia noite e as 8 horas desta terça-feira, 374 ocorrências relacionadas com o mau tempo no continente, sobretudo inundações e queda de árvores, com mais incidência nos distritos de Lisboa e Setúbal.
Fonte da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) disse à Lusa, cerca das 10 horas, que naquele período os distritos de Lisboa (101 ocorrências) e Setúbal (44) foram os mais afetados.
Das 374 ocorrências, 111 dizem respeito a quedas de árvores e 141 a inundações, 75 a limpeza de via e 42 a quedas de estruturas.
“A ocorrência mais grave foi registada às 3h48 em Sameiro, no concelho de Manteigas, distrito da Guarda. A chuva que caiu na zona arrastou terras e detritos das áreas ardidas da serra da Estrela”, disse à Lusa o comandante Pedro Araújo, da ANEPC.
Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) da Guarda disse à Lusa anteriormente que às 3h48 foi dado o alerta para um movimento de massa (deslizamento de terras) na localidade de Sameiro, concelho de Manteigas.
A fonte referiu à Lusa que, devido à chuva que caiu com intensidade nas áreas que foram destruídas pelo incêndio da serra no mês de agosto, ocorreu um movimento de terras e os detritos “foram para o leito do rio [Zêzere], que ficou alagado”.
O presidente da Câmara Municipal de Manteigas, Flávio Massano, disse que “os danos são enormes, várias viaturas foram arrastadas pela força da água, há casas e negócios afetados, estradas, iluminação pública, infraestruturas de água e saneamento, equipamentos desportivos e lúdicos, entre outros”.
Contactada pelo Lusa também perto das 10:00, fonte dos Bombeiros Sapadores de Lisboa disse que receberam nas últimas horas algumas ocorrências sem gravidade, sobretudo inundações e quedas de árvores, não conseguindo para ainda contabilizá-las.
Foto: Flávio Massano / Facebook

-
Paíshá 1 semana
Páscoa: Hotéis do Porto esperam ocupação superior a 90% nestas férias
-
Famalicãohá 6 dias
Duas listas concorrem às eleições da Associação Comercial e Industrial de Famalicão
-
Famalicãohá 3 dias
Famalicão: “Fado no Café da Casa” regressa a 10 de abril com Lurdes Silva e Mariana Correia
-
Paíshá 1 dia
Federação Portuguesa do Pulmão pede avanço nos processos de rastreio