Cada vez mais portugueses, os que conseguem, estão a dirigir-se a terras espanholas para comprar botijas de gás, motivados pela discrepância entre os preços praticados nos dois países da península Ibérica.
De acordo com a Renascença, uma garrafa de gás butano de 13 quilogramas custa, em média, 29 euros em Portugal, enquanto que o preço praticado em Espanha é de 21 euros, no caso específico de Feces de Abaixo, localidade espanhola que faz fronteira com Chaves.
Aproveitando esta visita aos postos de abastecimento do país vizinho, são muitos os portugueses que, obviamente, aproveitam o “desconto” no preço dos combustíveis praticado em Espanha, enchendo também os seus depósitos.
Um consumidor português, ouvido pela mesma fonte no local, garante que poupou 18 euros só no gás, e (mais ou menos) 10 euros em meio depósito de combustível.
Entre estas pessoas que passam a fronteira para poupar alguns euros, uma dúvida é comum: Como é que dois países vizinhos, sob condições políticas e geográficas semelhantes podem apresentar tal diferença entre os preços praticados, sob alguns dos produtos mais essênciais à sociedade.