Siga-nos nas redes

Economia

Governo: Apoio de 125 euros aos residentes é líquido de impostos

Publicado

em

Fernando Medina falava numa conferência de imprensa conjunta com os ministros das Infraestruturas, Trabalho e Ambiente para detalhar o pacote de medidas para apoio aos rendimentos das famílias para atenuar os efeitos da inflação, estimado em 2.400 milhões de euros em termos de impacto na despesa, aprovado esta segunda-feira em Conselho de Ministros.

“Apoios às famílias são isentos de tributação de IRS. São líquidos”, disse o ministro das Finanças salientando que um casal que cumpra os requisitos da medida (em termos de rendimento mensal) receberá em outubro um total de 250 euros por via deste apoio.

Ao longo da conferência de imprensa, Medina foi salientando a abrangência desta medida, que, segundo o Governo chegará a 5,8 milhões de adultos — o universo de pessoas residentes com um rendimento inferior a 2.700 euros por mês, considerando 14 meses (ou o equivalente a 37.800 euros por ano).

O custo desta medida ascenderá a 730 milhões de euros, segundo os cálculos do Governo e será pago aos contribuintes que entregam IRS como o reembolso do IRS.

Junto de quem não entrega IRS, o apoio de 125 euros será pago como abono ou subsídio, com o Governo a apelar para as pessoas que não têm um IBAN válido junto da Autoridade Tributária e Aduaneira ou da Segurança Social para o fazerem.

“Esta medida é de grande abrangência porque abrange todo o tipo de rendimentos e aqueles titulares que acumulam diferentes tipos de rendimentos”, explicou Fernando Medina, detalhando que se dirige a trabalhadores por conta e outrem, trabalhadores independentes (mesmo que tenham vários clientes)ou quem acumule, por exemplo, rendimento de trabalho com rendimento de rendas.

“O único limite que é colocado é o limite do rendimento não exceder os 2.700 euros por mês durante 14 meses”, precisou. O valor será aferido tendo em conta os rendimentos declarados em 2021.

Também os beneficiários de prestações sociais — como subsídio de desemprego ou RSI — são abrangidos.

“Pessoas que não entregam declaração de IRS e estão isentos de descontos para a Segurança Social também vão receber”, disse”, sublinhando por isso a “importância da atualização do IBAN”.

Além deste apoio, as famílias com dependentes irão também, receber um subsídio de 50 euros por cada dependente à sua guarda com até 24 anos de idade, sendo este atribuído independente do rendimento do agregado familiar.

Havendo dependentes com deficiência, o limite de idade não se aplica.

As contas do Governo apontam para a medida chegue a 2,2 milhões de dependentes, tendo um custo de 110 milhões de euros.

Tal como o apoio dos 125 euros, o pagamento terá início em outubro.

Nos exemplos apresentados pelo Governo, a junção destas duas medidas fará com que um casal com dois filhos receba 350 euros e uma família monoparental com dois filhos receberá 225 euros.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Desportohá 48 minutos

Marco Santos e Marlene Azevedo sagraram-se vencedores da 16ª edição da Corrida Popular de Gavião.

Inserida nas festas do Dia da Freguesia, com o apoio da Junta e Câmara Municipal, a prova, organizada pelo Grupo...

Paíshá 7 horas

A época balnear na região norte oficialmente aberta

A partir deste sábado, 15 de junho, está oficialmente aberta a época balnear na região norte do país. Este ano,...

Paíshá 9 horas

Português garante segundo prémio do Euromilhões

Um apostador português garantiu o segundo prémio do Euromilhões no sorteio desta sexta-feira, de acordo com informação divulgada pelos Jogos...

Famalicãohá 9 horas

O anfiteatro e os espaços adjacentes do Parque da Devesa são palco de “O Mixing Art III

O evento artístico, cultural e recreativo da escola profissional CIOR integra a prova de aptidão profissional do Curso de Animação...

Paíshá 12 horas

Em 2023 quatro idosos por dia vítimas de crime e violência foram apoiados pela APAV

A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) apoiou em 2023 quatro idosos por dia vítimas de crime e violência,...

Entretenimentohá 12 horas

Leva filho ao Euro de Futebol e justifica as faltas às aulas com email enviado para a escola.

Um escocês, decidiu levar o filho consigo ao Euro2024, a criança a tem 12 anos.O pai, Iain Meiklejohn vai fazer...

Paíshá 12 horas

Euromilhões – Veja se tem a chave vencedora

Está sorteada a chave vencedora do Euromilhões desta sexta-feira, dia 14 de junho.A chave é composta pelos números 2, 13,...

Desportohá 1 dia

João Almeida vence etapa da Volta à Suíça

O ciclista português João Almeida (UAE Emirates) venceu esta sexta-feira isolado a sexta etapa da Volta à Suíça, encurtada devido...

Famalicãohá 1 dia

Praça-Mercado de Famalicão transmite jogo inaugural do Euro 2024 esta sexta-feira

A Praça-Mercado de Famalicão inicia, esta sexta-feira, a sua jornada de acompanhamento dos jogos referentes ao Euro 2024, que agora...

Famalicãohá 1 dia

Jardim de Infância de Seide novamente distinguido com o selo “Escola Amiga da Criança”

O Jardim de Infância de Seide, integrado no Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco, foi distinguido pelo quinto ano consecutivo...

Arquivo

Mais Vistos