Siga-nos nas redes

País

Portugueses são os que mais planeiam ter filhos na Europa

Publicado

em

A maioria das gerações mais jovens europeias, como os millennials ou a geração Z, quer constituir família, mas é em Portugal que o desejo de ter filhos se manifesta de forma mais intensa, revela um estudo hoje divulgado.

Segundo os dados da segunda fase do inquérito Merck “Sustentável ou nada. O futuro que os millennials e a geração Z da Europa querem”, realizado em 10 países europeus no âmbito das comemorações do ano Europeu da Juventude 2022, 72% das gerações mais jovens europeias quer vir a ter uma família, um valor que em Portugal atinge os 82%.

O estudo, que contou com a participação de mais de 6.100 jovens, indica ainda que, em Portugal, 49% dos millennials (entre 25 e 35 anos) querem ter filhos no prazo de três anos.

Os inquiridos portugueses voltam a destacar-se, no conjunto de todos os europeus, como os mais recetivos à realização de tratamentos de fertilidade no caso de dificuldade em conceber naturalmente: oito em cada 10 jovens não hesitariam em fazê-lo, um valor sete pontos percentuais mais alto do que os jovens europeus no seu conjunto.

Quanto ao que estas gerações valorizam quando se trata de constituir família, o estudo mostra que em Portugal é a saúde física e emocional que vem em primeiro lugar para os millenials (98%) e para os que têm entre oito e 23 anos (geração Z, 97%).

O estudo, que em Portugal contou com 612 participantes, diz que em segundo lugar surge o facto de ter o parceiro certo (97% em ambas as gerações) e, em terceiro lugar, ter um emprego “satisfatório e estável” (96% nos millennials e 97% na geração Z).

O inquérito contou com a participação de milhares de jovens entre os 18 e os 35 anos de Portugal, Alemanha, Áustria, Espanha, França, Hungria, Itália, Noruega, Polónia e Reino Unido.

O estudo quis ainda saber se os jovens tinham alguém ao seu cuidado, com 34% dos europeus a responderem de forma afirmativa.

Em Portugal, esta percentagem não vai além dos 26%, o que torna o país (entre os 10 que participaram) no segundo onde menos jovens são cuidadores informais. Na Noruega este valor chega aos 51% e em França aos 43%.

Para aqueles que assumem a tarefa de cuidador informal, o inquérito revela ainda que o mais importante para o desempenho dessa tarefa é a compreensão e a flexibilidade laboral (73%), um valor que volta a colocar os jovens portugueses à frente dos restantes europeus (59%).

Os jovens portugueses destacam ainda a necessidade de apoio material/financeiro (58%) e de apoio psicológico (48%).

Apenas 21% dos jovens em Portugal têm filhos, menos 12 pontos percentuais do que os jovens europeus no seu conjunto. Por geração, quase 30% dos millennials portugueses têm filhos.

Se ao nível da saúde física 55% dos jovens portugueses se consideram bem, ainda que seis pontos percentuais abaixo do conjunto dos jovens europeus, já no que diz respeito à saúde mental o cenário é um pouco diferente: menos de metade (48%) diz ter boa saúde emocional, valor que cai para 42% no caso da geração Z.

Os dados mostram ainda que os jovens europeus encontram um ambiente menos saudável nas redes sociais do que no trabalho ou nos estudos. Além disso, oito em cada 10 dizem ter um ambiente saudável junto das suas famílias e amigos.

Em Portugal, os millennials consideram o ambiente das redes sociais mais saudável do que os jovens da geração Z.

A maioria dos jovens portugueses segue os conselhos de vida saudável dados pelos profissionais de saúde (56%). Tanto a geração Z (20%) como os millennials (26%) portugueses confiam pouco nos influenciadores para este tipo de conselhos.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Guimarãeshá 30 minutos

Trânsito cortado entre Famalicão e Guimarães após colisão na EN206 em Ronfe

O trânsito encontra-se cortado, no segmento da Estrada Nacional que liga as zonas de Ronfe e Joane, entre os concelhos...

Paíshá 51 minutos

Norte: Avô perde a vida e neto fica ferido após incêndio habitacional em Espinho

Um homem perdeu a vida, na sequência de um incêndio que consumiu por completo a habitação em que viva, na...

Famalicãohá 1 hora

Bombeiros Voluntários de Famalicão realizam Caminhada e Passeio de BTT Solidário

Os Bombeiros Voluntários de Famalicão convidam para a sua Caminhada e Passeio BTT Solidário, que se realiza no próximo dia...

Paíshá 2 horas

Já abriu o período para entregas das declarações de IRS referentes aos rendimentos de 2024

 O número de declarações de IRS submetidas pelo portal das Finanças ascende a quase 470 mil, ao final do primeiro...

Regiãohá 3 horas

Rio Ave FC vai usar estádio do Paços de Ferreira para cumprir os restantes jogos do campeonato após estragos provocados pelo mau tempo

O Rio Ave, da I Liga portuguesa de futebol, anunciou esta semana que o seu estádio não reúne condições para...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: Mulher ferida após colisão rodoviária em Gavião

Uma mulher ficou ferida, ao final da manhã desta quarta-feira, na sequência de uma colisão rodoviária entre dois veículos ligeiros,...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão: Rusga de Joane leva “Cantares de Quaresma” à Igreja Matriz Antiga e Jesufrei

O Grupo Etnográfico Rusga de Joane traz os seus “Cantares de Quaresma” para mais dois espetáculos ao vivo, a realizar...

Famalicãohá 5 horas

Famalicão: Junta de Vale S. Martinho promove rastreios de saúde para a população

A Junta de Freguesia de Vale São Martinho, em Famalicão, promove uma série de rastreios da saúde dirigidos à população....

Economiahá 5 horas

Salário líquido médio dos trabalhadores no Norte subiu para os 1.117 euros

O emprego de pessoas com o ensino superior cresceu 12,4% no Norte no 4.º trimestre de 2024, em comparação com...

Famalicãohá 6 horas

Famalicão: Escuteiros de Ribeirão convidam para a sua Grande Feira da Primavera

O Agrupamento dos Exploradores 1374, da vila de Ribeirão, convidam a comunidade para a sua Grande Feira da Primavera, que...

Arquivo

Mais Vistos