Siga-nos nas redes

País

Portugueses são os que mais planeiam ter filhos na Europa

Publicado

em

A maioria das gerações mais jovens europeias, como os millennials ou a geração Z, quer constituir família, mas é em Portugal que o desejo de ter filhos se manifesta de forma mais intensa, revela um estudo hoje divulgado.

Segundo os dados da segunda fase do inquérito Merck “Sustentável ou nada. O futuro que os millennials e a geração Z da Europa querem”, realizado em 10 países europeus no âmbito das comemorações do ano Europeu da Juventude 2022, 72% das gerações mais jovens europeias quer vir a ter uma família, um valor que em Portugal atinge os 82%.

O estudo, que contou com a participação de mais de 6.100 jovens, indica ainda que, em Portugal, 49% dos millennials (entre 25 e 35 anos) querem ter filhos no prazo de três anos.

Os inquiridos portugueses voltam a destacar-se, no conjunto de todos os europeus, como os mais recetivos à realização de tratamentos de fertilidade no caso de dificuldade em conceber naturalmente: oito em cada 10 jovens não hesitariam em fazê-lo, um valor sete pontos percentuais mais alto do que os jovens europeus no seu conjunto.

Quanto ao que estas gerações valorizam quando se trata de constituir família, o estudo mostra que em Portugal é a saúde física e emocional que vem em primeiro lugar para os millenials (98%) e para os que têm entre oito e 23 anos (geração Z, 97%).

O estudo, que em Portugal contou com 612 participantes, diz que em segundo lugar surge o facto de ter o parceiro certo (97% em ambas as gerações) e, em terceiro lugar, ter um emprego “satisfatório e estável” (96% nos millennials e 97% na geração Z).

O inquérito contou com a participação de milhares de jovens entre os 18 e os 35 anos de Portugal, Alemanha, Áustria, Espanha, França, Hungria, Itália, Noruega, Polónia e Reino Unido.

O estudo quis ainda saber se os jovens tinham alguém ao seu cuidado, com 34% dos europeus a responderem de forma afirmativa.

Em Portugal, esta percentagem não vai além dos 26%, o que torna o país (entre os 10 que participaram) no segundo onde menos jovens são cuidadores informais. Na Noruega este valor chega aos 51% e em França aos 43%.

Para aqueles que assumem a tarefa de cuidador informal, o inquérito revela ainda que o mais importante para o desempenho dessa tarefa é a compreensão e a flexibilidade laboral (73%), um valor que volta a colocar os jovens portugueses à frente dos restantes europeus (59%).

Os jovens portugueses destacam ainda a necessidade de apoio material/financeiro (58%) e de apoio psicológico (48%).

Apenas 21% dos jovens em Portugal têm filhos, menos 12 pontos percentuais do que os jovens europeus no seu conjunto. Por geração, quase 30% dos millennials portugueses têm filhos.

Se ao nível da saúde física 55% dos jovens portugueses se consideram bem, ainda que seis pontos percentuais abaixo do conjunto dos jovens europeus, já no que diz respeito à saúde mental o cenário é um pouco diferente: menos de metade (48%) diz ter boa saúde emocional, valor que cai para 42% no caso da geração Z.

Os dados mostram ainda que os jovens europeus encontram um ambiente menos saudável nas redes sociais do que no trabalho ou nos estudos. Além disso, oito em cada 10 dizem ter um ambiente saudável junto das suas famílias e amigos.

Em Portugal, os millennials consideram o ambiente das redes sociais mais saudável do que os jovens da geração Z.

A maioria dos jovens portugueses segue os conselhos de vida saudável dados pelos profissionais de saúde (56%). Tanto a geração Z (20%) como os millennials (26%) portugueses confiam pouco nos influenciadores para este tipo de conselhos.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 19 minutos

Bebé “impaciente” nasceu na ambulância dos Bombeiros Voluntários de Famalicão a caminho do hospital

Um bebé nasceu, na noite desta quinta-feira, numa das ambulâncias dos Bombeiros Voluntários de Famalicão, que efetuavam um serviço de...

Famalicãohá 34 minutos

Famalicão: Brufe presta homenagem aos Ex-Combatentes este domingo

A freguesia de Brufe celebra, este domingo, o Dia do Ex-Combatente, um momento dedicado a homenagear aqueles que serviram as...

Famalicãohá 1 hora

Famalicão: Projeto para troca de livros da Biblioteca Municipal decorre até 30 de novembro

Decorre na Biblioteca Municipal de Famalicão, até ao dia 30 de novembro, a iniciativa “Troca por Troca: Deixe um Livro,...

Economiahá 2 horas

Preço do gasóleo vai aumentar 2,5 cêntimos na segunda-feira. Gasolina também sobe

Com a chegada de mais uma semana, chegam também novas indicações quanto à oscilação do preços dos combustíveis para a...

Paíshá 2 horas

Médicos alertam para o aumento de casos de Vírus Sincicial Respiratório em crianças

Os hospitais reportaram desde o final de setembro 35 casos de internamento de crianças até aos 2 anos pelo Vírus...

Paíshá 3 horas

PSP registou 69 mortos e mais de 49 mil acidentes rodoviários entre janeiro e outubro

A PSP registou até 31 de outubro deste ano 49.012 acidentes rodoviários, dos quais resultaram 69 mortos, mais cinco do...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: Chega debate aspectos da “cultura woke” em mais uma jornada política esta sexta-feira

O núcleo famalicense do partido Chega lança o convite à comunidade para participar em mais uma das suas jornadas políticas,...

Paíshá 3 horas

Homem que matou agente municipal em França detido pela PJ na Póvoa do Lanhoso

A Polícia Judiciária (PJ) deteve hoje, na Póvoa do Lanhoso, um homem de 25 anos procurado internacionalmente pelas autoridades francesas...

Famalicãohá 17 horas

Famalicão espera dia nublado mas sem chuva esta sexta-feira

Famalicão espera, esta sexta-feira, um dia sem previsões de chuva para o período diurno, apesar de céus nublados, de acordo...

Famalicãohá 19 horas

Famalicão: Homem gravemente ferido após queda em acidente de trabalho no Louro

Uma pessoa ficou ferida, ao final da tarde desta quinta-feira, na sequência de um acidente de trabalho nas instalações da...

Arquivo

Mais Vistos