Siga-nos nas redes

País

Mais de 29 mil pessoas vacinadas foram infetadas indica relatório “linhas vermelhas”

Publicado

em

Mais de 29 mil pessoas com a vacinação completa contra a covid-19 foram infetadas com o vírus SARS-Cov-2, o que representa 0,4% do total de vacinados, e 309 morreram, adiantaram hoje as autoridades de saúde.

“Desde o início do processo de vacinação contra a covid-19, foram identificados 29.373 casos de infeção por SARS-CoV-2 entre 6.824.392 indivíduos com esquema vacinal completo contra a covid-19 há mais de 14 dias (0,4%)”, indica o relatório das “linhas vermelhas” da pandemia da Direção-Geral da Saúde (DGS) e do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).

Segundo o documento, entre as pessoas reinfetadas, mais de 400 foram internadas com diagnóstico principal ou secundário de covid-19, sendo que mais de metade — 59% – tinham mais de 80 anos.

“Entre os 29.373 casos de infeção por SARS-CoV-2 em pessoas com esquema vacinal completo contra a covid-19 há mais de 14 dias, registaram-se 309 óbitos por covid-19 (1,1%), dos quais 239 óbitos (77,3%) em pessoas com mais de 80 anos”, referem a DGS e o INSA, que avançam ainda que, entre 01 e 30 de junho, os “casos com esquema vacinal completo apresentaram um risco de hospitalização cerca de cinco a dez vezes inferior aos casos não vacinados”.

De acordo com os mesmos dados, em agosto, faleceram 96 pessoas (50%) com a vacinação completa, 63 (40%) não vacinadas e 18 óbitos (10%) com vacinação incompleta.

“A população mais vulnerável encontra-se quase totalmente vacinada, pelo que é esperado que a proporção de casos com esquema vacinal completo no total de óbitos aumente. No entanto, o risco de morte, que é medido através da letalidade por estado vacinal, é três a sete vezes menor nas pessoas com vacinação completa do que nas pessoas não vacinadas, de acordo com os dados de julho, mês com os dados consolidados mais recentes”, assegura o relatório.

As “linhas vermelhas” concluem ainda que se regista em Portugal uma tendência estável a decrescente na pressão sobre os serviços de saúde e na mortalidade por covid-19.

O número de pessoas internadas em cuidados intensivos no continente correspondeu a 55% do valor crítico definido de 255 camas ocupadas, inferior aos 49% da semana anterior, com 140 doentes nestas unidades na quarta-feira.

No que se refere aos testes, a proporção de positivos foi de 4% (na semana anterior tinha sido de 4,4%), tendo-se registado uma diminuição do número despistes nos últimos sete dias — 346.320 contra os 369.637 feitos na semana anterior.

Relativamente à incidência de novas infeções, a taxa a 14 dias está nos 294 casos por 100 mil habitantes em Portugal, com uma tendência estável, sendo o grupo etário dos 20 aos 29 anos o que apresenta valores mais elevados, com 695 casos por 100 mil habitantes.

“A mortalidade específica por covid-19 registou um valor de 14,6 óbitos em 14 dias por um milhão de habitantes, que corresponde a um decréscimo de 5% relativamente à semana anterior. Este valor é inferior ao limiar de 20 em 14 dias por um milhão de habitantes, definido pelo Centro Europeu de Controlo de Doenças (ECDC)”, refere o relatório.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 17.772 pessoas e foram contabilizados 1.042.144 casos de infeção confirmados, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em países como o Reino Unido, Índia, África do Sul, Brasil ou Peru.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Economiahá 9 horas

Preço dos ovos aumentou 80% desde 2022. A “meia dúzia” passou de 1,14 para 2,05 euros

O preço de meia dúzia de ovos subiu quase 80% entre janeiro de 2022 e março de 2025, passando de...

Paíshá 10 horas

Gaia / Afurada: Familiares procuram homem de 64 anos desaparecido desde a madrugada de domingo

Um homem de 64 anos está desaparecido, desde a madrugada do último domingo,, depois de ter abandonado a sua habitação,...

Famalicãohá 11 horas

Autarcas de Famalicão, Trofa e Santo Tirso defendem criação da Mobiave após críticas do presidente da TMP

O presidente da Transportes Metropolitanos do Porto (TMP) e vários especialistas do setor criticaram hoje a criação da rede Mobiave...

Paíshá 12 horas

Vítima de acidente de mota na EN222 em Gaia tinha 32 anos

Tinha 32 anos a vítima mortal do acidente de mota registado na tarde desta terça-feira, na na Estrada Nacional 222,...

Famalicãohá 13 horas

Famalicão: Sol e temperaturas máximas de 20 graus esperadas esta sexta-feira

Famalicão espera, esta sexta-feira, mais um dia de sol e temperaturas amenas, de acordo com as previsões do Instituto Português...

Famalicãohá 13 horas

Famalicão: Fundação Cupertino de Miranda promove o património dos grandes “Escritores a Norte”

A promoção e divulgação do património material e imaterial dos escritores que nasceram, viveram ou criaram no Norte é o...

Bragahá 15 horas

Atualização/Braga: Suspeito de homicídio em Espanha vai aguardar extradição sob detenção

O homem capturado na quarta-feira na cidade de Braga por suspeitas de matar um homem, de 37 anos, em Alicante,...

Paíshá 16 horas

Limpeza de terrenos: GNR já sinalizou mais de 7 mil locais para serem limpos em 2025

A Guarda Nacional Republicana (GNR) já sinalizou este ano 7.192 terrenos para serem limpos no âmbito da Campanha Floresta Segura...

Desportohá 17 horas

Ex-FC Famalicão Marie Alidou troca Benfica pelos Estados Unidos da América

A futebolista internacional canadiana Marie Alidou deixa o Benfica e é reforço das norte-americanas do Portland Thorns FC, informou hoje...

Guimarãeshá 18 horas

Guimarães: Duas pessoas feridas após acidente em Serzedelo

Duas pessoas ficaram feridas, na manhã desta quinta-feira, na sequência do despiste de um veículo ligeiro, na rua da Varziela,...

Arquivo

Mais Vistos