País
Quase 50% do território português está em seca severa a extrema

Portugal tem 48% do território em situação de seca severa a extrema, contra 100% no ano passado nesta época do ano. A situação mais grave verifica-se no Sul do País, afirmou esta sexta-feira o ministro do Ambiente, Duarte Cordeiro, após uma reunião da Comissão Permanente de Prevenção, Monitorização e Acompanhamento dos Efeitos da Seca.
As previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) apontam para alguma precipitação nas próximas semanas, que “ajudará o País”, mas não alterará a situação de seca, adiantou o ministro. O Litoral Alentejano e a zona do Algarve, em particular o Barlavento, são as zonas mais críticas e de “maior stress” no que diz respeito à seca.
As albufeiras estão com 72% de capacidade, contra 58% em agosto de 2022 e 57% em outubro, no início do ano hidrológico. O volume de água nas barragens do Algarve é 30% inferior ao verificado no ano passado, nesta época. Entretanto, vai ser reforçada a capacidade de armazenamento da barragem de Odelouca, no próximo ano.

-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão: Candidaturas para as Bolsas de Investigação abrem a 17 de fevereiro
-
Desportohá 1 semana
Famalicão recebe jogos decisivos da Taça de Portugal de hóquei em patins
-
Sociedadehá 5 dias
Famalicão: Homem ferido após colisão de motociclo em Joane
-
Famalicãohá 3 dias
Famalicão: ‘Presidência de Proximidade’ leva Mário Passos a Esmeriz e Cabeçudos