Siga-nos nas redes

Economia

Exportação de frutas e legumes portugueses bate recordes: 1 bilião de euros em seis meses

Publicado

em

As exportações de frutas, legumes e flores bateram o recorde de vendas no primeiro semestre do ano, ultrapassando um bilião de euros.

De acordo com a Portugal Fresh – Associação para a Promoção de Frutas, Legumes e Flores de Portugal: “Esta é a primeira vez que as vendas internacionais neste setor ultrapassaram, nos primeiros seis meses do ano, a barreira de mil milhões de euros.”

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



“As frutas, legumes e flores produzidas em Portugal têm sido cada vez mais valorizadas nos mercados internacionais. Esta evolução positiva nas exportações é o resultado do trabalho do setor, que está cada vez mais moderno e tecnológico. Concentra-se no mercado e investe fortemente em conhecimento e inovação”, afirmou o presidente da associação, Gonçalo Andrade.

O responsável esclareceu que tem havido uma “abordagem cada vez mais profissional para a valorização dos produtos”. Foca-se na promoção internacional, na marca e na maximização do valor acrescentado dos produtos, apesar do contexto de incerteza nos mercados e dos desafios à produção decorrentes das alterações nas condições climáticas, com reduções significativas na quantidade.

De acordo com a associação, os resultados “contrariam a tendência de queda do valor das exportações que Portugal registou no primeiro semestre e confirmam a importância estratégica do setor”.

Nesse sentido, o líder alertou para a “necessidade de valorizar o setor agroalimentar”. São necessárias políticas eficazes de gestão de recursos fundamentais como a água, projetadas para as necessidades reais dos produtores e empresas, que nem sempre devem ser insuficientes quando comparadas com as adotadas pelos governos de outros países europeus.

Mais de 80% das vendas do setor foram feitas para Espanha (33%), França (14%), Holanda (13%), Alemanha (8%), Reino Unido (7%), Bélgica (4%) e Japão (3%).

O maior crescimento, em termos de valor, nas exportações é registado nos legumes (24% a mais em comparação com o primeiro semestre de 2022) e nas preparações de legumes e frutas (um aumento de 18%).

Por outro lado, as frutas registaram uma diminuição nas exportações de 3% em comparação com o primeiro semestre de 2022.

A mesma tendência foi seguida pelas plantas ornamentais e flores (uma diminuição de 3%).

Os principais produtos exportados foram tomates processados (330 milhões de euros), frutos pequenos (260 milhões de euros), citrinos (172 milhões de euros), peras (111 milhões de euros) e tomates frescos (79 milhões de euros).”

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 10 horas

10ª Edição do Ymotion é apresentada hoje

Hoje, às 16:30, na Casa da Juventude, é apresentada a 10ª edição do Ymotion. Os presentes, para além de ficarem...

Famalicãohá 10 horas

𝗩𝗮𝗶 à 𝗩𝗶𝗹𝗮: 𝗠𝗲𝗿𝗰𝗮𝗱𝗼 “𝗟𝗶𝗻𝗵𝗮𝘀 𝗲 𝗧𝗿𝗮𝗽𝗼𝘀”

Este fim de semana pode visitar o “Vai à Vila” Mercado de “Linhas e Trapos” Aproveite e aprecie verdadeiras obras...

Famalicãohá 11 horas

PSP faz 497 detenções em apenas uma semana. Foram apreendidas 71 armas

Polícia de Segurança Pública (PSP) efetuou 467 detenções, no período compreendido entre os dias 20 e 26 de abril, em...

Famalicãohá 13 horas

Cineclube de Joane apresenta a sua programação para maio

O cineclube de Joane apresenta a sua programação para o mês de maio na casa das artes de Famalicão. Assim...

Famalicãohá 14 horas

Bombeiros Voluntários de Riba de Ave de Luto

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Riba de Ave, viu partir mais um colega. Foi com o mais profundo...

Famalicãohá 14 horas

Mensagens fraudulentas com propostas de trabalho preocupam operadoras

O envio de mensagens fraudulentas com propostas de trabalho, alegadamente associadas a empresas como a Meta ou TikTok, tem vindo...

Famalicãohá 15 horas

Limpeza das matas e terrenos deve ser feita até 30 de abril

Os proprietários têm de limpar terrenos agrícolas e florestais até 30 de abril, para prevenir fogos rurais, mas meteorologia adversa...

Desportohá 15 horas

Foi apresentado esta sexta-feira o Rally de Famalicão 2024

A casa do território encheu para conhecer as novidades deste ano de uma prova que pretende ser uma referência a...

Famalicãohá 15 horas

João Nascimento é o novo Presidente da Assembleia Municipal

João Nascimento, do CDS/PP, foi eleito presidente da Assembleia Municipal. A eleição decorreu na noite desta sexta-feira, no decurso dos...

Famalicãohá 1 dia

Famalicão: Roteiro da Liberdade em Riba de Ave adiado. Espera-se nova data

O Município de Famalicão anunciou, esta sexta-feira, o adiamento do evento Roteiro da Liberdade, agendado para este sábado, na vila...

Arquivo

Mais Vistos