Siga-nos nas redes

Economia

Exportação de frutas e legumes portugueses bate recordes: 1 bilião de euros em seis meses

Publicado

em

As exportações de frutas, legumes e flores bateram o recorde de vendas no primeiro semestre do ano, ultrapassando um bilião de euros.

De acordo com a Portugal Fresh – Associação para a Promoção de Frutas, Legumes e Flores de Portugal: “Esta é a primeira vez que as vendas internacionais neste setor ultrapassaram, nos primeiros seis meses do ano, a barreira de mil milhões de euros.”

“As frutas, legumes e flores produzidas em Portugal têm sido cada vez mais valorizadas nos mercados internacionais. Esta evolução positiva nas exportações é o resultado do trabalho do setor, que está cada vez mais moderno e tecnológico. Concentra-se no mercado e investe fortemente em conhecimento e inovação”, afirmou o presidente da associação, Gonçalo Andrade.

O responsável esclareceu que tem havido uma “abordagem cada vez mais profissional para a valorização dos produtos”. Foca-se na promoção internacional, na marca e na maximização do valor acrescentado dos produtos, apesar do contexto de incerteza nos mercados e dos desafios à produção decorrentes das alterações nas condições climáticas, com reduções significativas na quantidade.

De acordo com a associação, os resultados “contrariam a tendência de queda do valor das exportações que Portugal registou no primeiro semestre e confirmam a importância estratégica do setor”.

Nesse sentido, o líder alertou para a “necessidade de valorizar o setor agroalimentar”. São necessárias políticas eficazes de gestão de recursos fundamentais como a água, projetadas para as necessidades reais dos produtores e empresas, que nem sempre devem ser insuficientes quando comparadas com as adotadas pelos governos de outros países europeus.

Mais de 80% das vendas do setor foram feitas para Espanha (33%), França (14%), Holanda (13%), Alemanha (8%), Reino Unido (7%), Bélgica (4%) e Japão (3%).

O maior crescimento, em termos de valor, nas exportações é registado nos legumes (24% a mais em comparação com o primeiro semestre de 2022) e nas preparações de legumes e frutas (um aumento de 18%).

Por outro lado, as frutas registaram uma diminuição nas exportações de 3% em comparação com o primeiro semestre de 2022.

A mesma tendência foi seguida pelas plantas ornamentais e flores (uma diminuição de 3%).

Os principais produtos exportados foram tomates processados (330 milhões de euros), frutos pequenos (260 milhões de euros), citrinos (172 milhões de euros), peras (111 milhões de euros) e tomates frescos (79 milhões de euros).”

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 3 horas

Distrital do PSD anuncia Mário Passos como candidato à Câmara de Famalicão

A Comissão Política Distrital de Braga do PSD anunciou, este sábado à noite, em nota publicada na sua página de...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: escola de Pedome selecionada para prémio escolar europeu de sustentabilidade

A Escola Básica (EB) Terras do Ave, em Pedome, Famalicão  foi selecionada para participar no “European Sustainable Schools Awards Summit”,...

Mundohá 5 horas

Apesar do estado de saúde crítico, Papa Francisco confiante na sua hospitalização e tratamento

O Papa Francisco, hospitalizado com pneumonia e cujo estado de saúde continua crítico, garantiu este domingo que continua confiante na...

Famalicãohá 8 horas

Famalicão: Museu de Arte Sacra inaugura exposição com imagens de Maria

“Maria, Peregrina da Esperança” é o título da nova exposição do Museu de Arte Sacra da Capela da Lapa, em...

Famalicãohá 9 horas

Famalicão: Associação de Pais de Outiz e Cavalões promove feirinha de doces

A Associação de Pais de Outiz e Cavalões vai promover uma feirinha de doces no  próximo dia 2 de março...

Famalicãohá 9 horas

Aprovada candidatura de 5 milhões de euros para aumentar qualificações dos famalicenses 

Diversas entidades parceiras da Rede Local de Educação e Formação de Famalicão viram aprovada uma candidatura, no valor de 5...

Famalicãohá 10 horas

Famalicão: Salas de Estudo da Estação Rodoviária com horário alargado ao domingo

As Salas de Estudo da Estação Rodoviária de Famalicão adotaram um horário mais alargado, para corresponder às necessidades dos estudantes...

Paíshá 1 dia

O Estado vai pagar 2500 bolsas a estudantes de licenciatura e de mestrado de Educação Básica.

O despacho a oficializar a medida foi assinado pelo ministro da Educação, Fernando Alexandre e pelo ministro das Finanças, Miranda...

Paíshá 1 dia

Em cinco anos a GNR registou 6.000 queixas de clonagem de cartões

Cerca de 6.000 pessoas queixaram-se à GNR, nos últimos cinco anos, de que o seu cartão multibanco ou de crédito...

Paíshá 1 dia

Alerta: Tempo de ecrã excessivo pode aumentar risco de miopia em 20%

Passar uma hora extra por dia em frente aos ecrãs está associado, após a primeira hora, a uma probabilidade 21%...

Arquivo

Mais Vistos