Siga-nos nas redes

País

Levar o cão para a praia pode resultar em coima para o dono. Conheça aqui as regras

Publicado

em

Nos últimos três anos foram emitidas 67 contraordenações relativas a animais nas praias, em toda a costa portuguesa, com quase metade a ocorrerem em Cascais e Vila Real de Santo António, segundo dados da Autoridade Marítima Nacional (AMN).

De acordo com o Edital de Praia 2023, é proibida a “circulação e permanência de animais fora das zonas autorizadas, exceto cães de assistência treinados ou em fase de treino, devidamente certificados, para acompanhar, conduzir e auxiliar pessoas com deficiência”.

Apesar da legislação em vigor, é possível ver frequentemente banhistas com cães nas praias concessionadas, durante a época balnear, desrespeitando a sinalização de interdição a animais existente na entrada das mesmas, como contou à Lusa, André Correia, dono há quase 10 anos de uma concessão na praia da Costa Nova, em Ílhavo, no distrito de Aveiro.

“Efetivamente, não há o respeito pelo areal e os cães andam por aqui, fazem as necessidades na areia e logo a seguir as crianças vão fazer buraquinhos e rebolar-se na areia e meter a areia na boca”, afirmou.

O empresário comentou ainda que algumas pessoas “ficam muito indignadas”, porque não é permitida a entrada de animais na zona do restaurante. “Isso é não é uma opção nossa. Não é permitido animais na praia e nós estamos situados em cima da areia e não podemos ir contra a legislação”, explicou.

Também o presidente da Associação de Nadadores-Salvadores de Ílhavo, André Baroet, confirmou que todos os dias há cães nas praias, apesar de serem poucos os banhistas que se queixam aos nadadores e quando o fazem é por causa de o cão estar a ladrar.

“Quando alguém se queixa, nós vamos falar com o dono do cão e dizemos que o cão está a incomodar outras pessoas e ou a pessoa controla o cão, porque é proibido o cão estar na praia, ou tem que sair com o cão da praia. O que normalmente acontece é que as pessoas encostam o cão ao para-vento e ele cala-se ou, então, pega no cão e vai-se embora”, adiantou.

André Baroet referiu ainda que só quando recebem uma segunda queixa relativa ao mesmo animal, no mesmo dia, é que contactam a Polícia Marítima.

Além de incomodarem os restantes utilizadores das praias, o contacto dos cães com a areia, principalmente a que está seca, representa um perigo para a saúde pública, devido às doenças que os animais podem transmitir aos seres humanos, através da saliva e fezes.

Segundo dados divulgados pela Autoridade Marítima Nacional (AMN), entre 2020 e 2023 foram emitidas 67 contraordenações relativas a animais nas praias, em toda a costa portuguesa, incluindo as ilhas.

A AMN precisa que foram registadas 34 contraordenações em 2020, 16 em 2021, 12 em 2022 e este ano, até ao início do mês de julho, já tinham sido emitidas cinco contraordenações.

Quase metade destas contraordenações foi registada num único ano, em 2020, na área do Comando de Cascais (18) e de Vila Real de Santo António (10), um número anormalmente alto, para o qual a AMN não tem explicações.

Dos 28 comandos locais, só 13 emitiram contraordenações relativas a animais nas praias desde 2020 (Caminha, Viana do Castelo, Leixões, Douro, Figueira da Foz, Peniche, Cascais, Lisboa, Sines, Lagos, Portimão, Faro e Vila Real de Santo António).

O comando local de Aveiro é um dos que não registou qualquer contraordenação deste tipo no período em análise.

Em declarações à Lusa, o comandante da Capitania do Porto de Aveiro, Vitor Conceição Dias, disse que, pontualmente, têm sido registadas situações de pessoas com animais nas praias, mas que “não têm tido consequência”, porque a atuação da Polícia Marítima “nem sempre é imediata”.

“Muitas vezes, quando os agentes chegam ao local já não há evidencias dessa prática”, referiu o mesmo responsável, reconhecendo que há dificuldades para vigiar as praias, numa periodicidade diária, tendo em conta que o comando local de Aveiro dispõe apenas de 16 elementos da Polícia Marítima e um chefe para patrulhar cerca de 70 quilómetros de costa e 110 quilómetros quadrados de ria.

O responsável referiu ainda que a Capitania recebe todos os dias “cinco a seis queixas variadas, mais associadas à atividade da pesca”, adiantando que “não é muito frequente haver queixas de pessoas incomodadas ou que vejam um cão na praia”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 53 minutos

Famalicão: “Mínimas” descem até aos 2 graus esta terça-feira. Será um dia com céus nublados e ventos fracos

Famalicão espera, esta terça-feira, mais um dia sem chuva, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e...

Economiahá 55 minutos

Empresa famalicense ACA será a responsável pela construção do Hotel Radisson Red Gaia

A ACA Engenharia e Construção formalizou, esta segunda-feira, 3 de fevereiro, o auto de consignação da empreitada de construção do Hotel...

Desportohá 1 hora

FC Famalicão e FC Porto negoceiam Gustavo Sá após saída eminente do médio Nico González

O Futebol Clube do Porto atravessa uma fase de algumas alterações, desencadeadas com a chega do novo treinador Matin Anselmi,...

Póvoa de Varzimhá 2 horas

Jovem de 20 anos encontrado morto no interior de apartamento na Póvoa de Varzim. Autoridades investigam

Um jovem com 20 anos foi encontrado, sem vida, no interior de um apartamento na Póvoa de Varzim, na manhã...

Bragahá 5 horas

Padre da arquidiocese de Braga vai a julgamento acusado por 18 crimes de abuso sexual de crianças

Vai a julgamento, o padre da arquidiocese de Braga que está acusado de 18 crimes de abuso sexual de crianças...

Famalicãohá 6 horas

Carnaval de Famalicão: Programa de 2025 oferece 4 palcos e muita animação no centro da cidade

As celebrações do Carnaval de Famalicão iniciam-se no dia 28 de fevereiro (sexta-feira), dia para o qual está agendado o...

Famalicãohá 6 horas

“Tu podes ganhar”: Bailarina famalicense encantou o painel dos júris do Portugal Got Talent

Dalila Navio, jovem bailarina famalicense de 14 anos, apresentou uma performance incrível, este domingo, no programa Got Talent, da RTP....

Paíshá 7 horas

GNR e PSP fiscalizam condução sob efeito do álcool a partir desta terça-feira

A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), a GNR e a PSP lançam na terça-feira a campanha de Segurança Rodoviária...

Desportohá 7 horas

Portugal termina campeonato mundial de andebol na 4.ª posição

 Portugal terminou em quarto lugar o Campeonato do Mundo de andebol, este domingo, depois ser derrotado pela França, por 35-34,...

Desportohá 8 horas

FC Famalicão: Equipa feminina derrotada por 0-2 frente ao Valadares Gaia

A equipa feminina do FC Famalicão esteve em disputa, neste último domingo, momento do frente-a-frente com as rivais do Valadares...

Arquivo

Mais Vistos