Site icon Fama Rádio e Televisão

Santuário de Fátima: Peregrinação começa hoje para milhares de fiéis

A peregrinação internacional aniversária de agosto, que hoje começa no Santuário de Fátima, limitada a 15 mil fiéis nas celebrações devido à pandemia de covid-19, é presidida pelo arcebispo do Luxemburgo, onde 15% da população é portuguesa.

Esta peregrinação integra a peregrinação nacional do migrante e do refugiado, no âmbito da 49.ª Semana Nacional de Migrações, que começou dia 08 e termina no próximo domingo.

A semana tem como tema “Rumo a um nós cada vez maior”, o título da mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial do Migrante e do Refugiado, que se assinala em 26 de setembro.

A peregrinação, considerada como a peregrinação dos emigrantes, começa às 21:30 com a recitação do terço, seguindo-se a procissão das velas e a celebração da palavra.

Na sexta-feira, às 09:00 é recitado o terço, realizando-se, uma hora mais tarde, a missa, que inclui uma palavra dirigida aos doentes. As celebrações terminam com a procissão do adeus.

Esta é a segunda vez que o arcebispo do Luxemburgo, o cardeal jesuíta Jean-Claude Hollerich, preside a uma peregrinação aniversária no Santuário de Fátima, depois de o ter feito em agosto de 2013.

A porta-voz do Santuário de Fátima, Carmo Rodeia, referiu que se vive ainda num contexto de pandemia, pedindo “muita responsabilidade” aos peregrinos e para que respeitem as indicações dos acolhedores à entrada do templo, mantendo o distanciamento físico, sobretudo as pessoas que não coabitam no mesmo agregado familiar, e usem máscara permanentemente.

“Todas as cautelas e todos os comportamentos de segurança são-nos devidos e para podermos celebrar juntos a nossa fé e fazê-lo em segurança temos de, de facto, observar estas regras”, sublinhou Carmo Rodeia, realçando que o santuário “tem feito da sua parte todos os esforços para que as condições de segurança no acolhimento aos peregrinos sejam efetivas”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Exit mobile version