Siga-nos nas redes

Desporto

Tempo levado a celebrar golos passa a ser incluído no desconto

Publicado

em

O tempo gasto nas celebrações dos golos vai ser incluído nos descontos dos jogos na época 2023/24, determina a mais recente versão das Leis do Jogo, apresentada hoje pela Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF).

A propósito do tempo útil de jogo, o International Board (IFAB), organismo que regula as leis da modalidade, verificou que a celebração de um golo é das circunstâncias em que se perde mais tempo e determinou uma compensação média de 60 segundos para cada celebração, afirmou hoje o árbitro Jorge Faustino, na sessão de esclarecimento promovida pela associação sediada no concelho de Sintra.

“Tem de se compensar as perdas de tempo nas celebrações. É mais um dos pontos identificados como aqueles em que se deve recuperar tempo perdido, para além das substituições, dos cartões, das paragens médicas e das consultas ao videoárbitro”, especificou.

As alterações à lei da duração do jogo indicam ainda que o tempo de uma paragem por lesão deve ser integralmente compensado, em vez do intervalo entre 60 e 90 segundos até agora previsto, e que princípio semelhante se aplica às substituições, que “demoram um, dois ou três minutos”, mesmo quando o tempo médio de compensação por paragem é de 45 segundos, acrescentou o responsável.

Em vigor desde 01 de julho, a versão das Leis do Jogo para a época 2023/24 passa ainda a ditar que o guarda-redes não se deve comportar de forma “a distrair deslealmente o executante, a atrasar a execução do pontapé de penálti ou tocar nos postes, na trave ou na rede da baliza” até à marcação.

Já um treinador passa a ser alvo de sanção disciplinar quando não é possível identificar o autor da infração que motiva essa sanção, entre os elementos da designada área técnica, que inclui o banco de suplentes, ditam as alterações à lei das faltas e incorreções.

As Leis do Jogo para 2023/24 ditam ainda que o golo de uma equipa com elementos a mais no relvado só é anulado se eles “tiverem interferência no lance que levou ao golo”, tendo Jorge Faustino lembrado o momento do 3-2 da Argentina sobre a França, na final do Mundial 2022, com elementos do banco argentino dentro das ‘quatro linhas’ antes de a bola entrar, como exemplo de golo que passa a ser legal.

“As leis diziam que, se, após a marcação de um golo, estavam suplentes ou jogadores substituídos no terreno de jogo, o golo deveria ser anulado. A letra da lei dizia que o golo deveria ser anulado, mas o espírito da lei não é esse, e o IFAB procedeu à alteração da lei. (…) O jogador suplente que passa na bandeirola de canto para aquecer e entra no terreno de jogo não é razão para anular”, adiantou.

O árbitro referiu ainda que a marcação de foras de jogo após toques deliberados ou acidentais dos jogadores pelos atletas que servem o jogador em posição adiantada depende da distância percorrida pela bola, da visibilidade dos jogadores quanto à bola, da velocidade, da direção ser inesperada ou não e da facilidade do atleta em a controlar ou não.

“O grande desafio do IFAB é perceber quando é que é um toque deliberado do defesa ou quando não é deliberado e deve ser fora de jogo na mesma. Distinguir um desvio de um ressalto é um grande desafio”, acrescentou.

O IFAB continua a supervisionar testes para transformar a regra do fora de jogo, no sentido deste ser assinalado quando a totalidade do corpo do atacante está adiantada em relação ao defesa, e recusou a possibilidade de o lançamento lateral ser executado com o pé, informou ainda Jorge Faustino.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Paíshá 30 minutos

GNR já registou mais de 2 mil acidentes nesta operação de Natal e Ano Novo

A GNR registou desde as 00:00 do dia 18 de dezembro 2.160 acidentes, dos quais resultaram 11 mortos, 57 feridos...

Bragahá 14 horas

PSP: Suspeito de furtar carro em Braga encontrado a dormir no seu interior em Gaia

Elementos do Comando Metropolitano do Porto da PSP procederam à detenção de um homem de 62 anos, na rua Camilo...

Paíshá 15 horas

PSP despede-se de colega no dia de natal após acidente trágico em Miranda do Corvo

A Polícia de Segurança Pública está de luto com o falecimento de Luís Miguel Fernandes Lopes de 46 anos, elemento...

Famalicãohá 16 horas

ATUALIZAÇÃO: Mulher de 90 anos atingida por espelho retrovisor. Condutor está em fuga

A tarde desta quinta-feira ficou marcada pelo atropelamento de uma mulher de 90 anos, na rua da Lameira, na vila...

Famalicãohá 17 horas

Famalicão: Sol, céus limpos e temperaturas máximas de 18 graus esta sexta-feira

Famalicão espera um novo dia de sol e céus limpos com temperaturas relativamente altas, de acordo com as previsões do...

Desportohá 17 horas

Liga Revelação: FC Famalicão já conhece o calendário para a Fase de Apuramento de Campeão

A equipa sub-23 do FC Famalicão já ficou a conhecer o seu calendário para a fase de apuramento de campeão...

Famalicãohá 17 horas

Motociclista ferido após despiste na Rua da Agra Nova em Ribeirão

Uma pessoa ficou ferida, na manhã desta quinta-feira, na sequência do despiste de um motociclo, na Rua da Agra Nova,...

Famalicãohá 18 horas

Famalicão: Mulher de 90 anos ferida após atropelamento em Joane

Uma mulher de 90 anos foi atropelada, na tarde desta quinta-feira, na Rua Lameiro, em Joane, no concelho de Famalicão....

Economiahá 18 horas

Natal: Portugueses compraram mais produtos nos supermercados do que em 2023. Alimentação representa “maior fatia”

Um estudo de mercado recente, realizado pela Nielsen, coloca em evidência alguns dos hábitos dos consumidores em Portugal. Perante este,...

Famalicãohá 19 horas

Esmeriz e Cabeçudos apresentam o seu 26.º Concerto de Natal este domingo

A união de freguesias de Esmeriz e Cabeçudos convida a comunidade para o seu 26.º Concerto de Natal, que decorre...

Arquivo

Mais Vistos